AMÓS 4
Ouvi esta palavra, vacas de
Basã, que estais no monte de Samaria, que oprimis os pobres, que quebrantais os
necessitados, que dizeis aos vossos senhores: Dai cá, bebamos.
O Senhor Jeová jurou pela sua santidade que virão sobre vós os dias, em que vos levarão com ganchos, e as vossas relíquias com anzóis.
Saireis pelas brechas, cada qual em frente de si; e sereis lançadas para Harmom, diz Jeová.
Vinde a Betel, e transgredi; a Gilgal, e multiplicai transgressões; trazei os vossos sacrifícios todas as manhãs, e os vossos dízimos de três em três dias;
do que é levedado, oferecei um sacrifício de ação de graças, e proclamai ofertas voluntárias, e publicai-as; pois isso é do vosso agrado, ó filhos de Israel, diz o Senhor Jeová.
Eu também vos dei limpeza de dentes em todas as vossas cidades, e falta de pão em todos os vossos lugares; contudo não vos tendes voltado para mim, diz Jeová.
Eu também retive de vós a chuva, quando ainda faltavam três meses até a ceifa; fiz que chovesse sobre uma cidade, e que não chovesse sobre outra cidade: um campo recebeu a chuva, e o campo que não recebeu a chuva, secou.
Assim duas ou três cidades andaram errantes a uma cidade para beberem água, e não se saciaram; contudo não vos tendes voltado para mim, diz Jeová.
Feri-vos com mangra e bolor; a multidão das vossas hortas e das vossas vinhas e das vossas figueiras e das vosssas oliveiras, comeu-a a lagarta; contudo não vos tendes voltado para mim, diz Jeová.
Enviei entre vós a peste à maneira do Egito; matei à espada os vossos mancebos, e levei os vossos cavalos; fiz chegar aos vossos narizes o mau cheiro do vosso arraial; contudo não vos tendes voltado para mim, diz Jeová.
Subverti alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e a Gomorra, e ficastes sendo como um tição que se arrebata de um incêndio; contudo não vos tendes voltado para mim, diz Jeová.
Portanto assim te farei, ó Israel; e porque te farei isso, prepara-te, Israel, a encontrares com teu Deus.
Pois eis quem forma os montes e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, quem faz da manhã trevas, e anda sobre os lugares altos da terra; Jeová Deus dos exércitos é o seu nome.
Amós 4:1-13
O Senhor Jeová jurou pela sua santidade que virão sobre vós os dias, em que vos levarão com ganchos, e as vossas relíquias com anzóis.
Saireis pelas brechas, cada qual em frente de si; e sereis lançadas para Harmom, diz Jeová.
Vinde a Betel, e transgredi; a Gilgal, e multiplicai transgressões; trazei os vossos sacrifícios todas as manhãs, e os vossos dízimos de três em três dias;
do que é levedado, oferecei um sacrifício de ação de graças, e proclamai ofertas voluntárias, e publicai-as; pois isso é do vosso agrado, ó filhos de Israel, diz o Senhor Jeová.
Eu também vos dei limpeza de dentes em todas as vossas cidades, e falta de pão em todos os vossos lugares; contudo não vos tendes voltado para mim, diz Jeová.
Eu também retive de vós a chuva, quando ainda faltavam três meses até a ceifa; fiz que chovesse sobre uma cidade, e que não chovesse sobre outra cidade: um campo recebeu a chuva, e o campo que não recebeu a chuva, secou.
Assim duas ou três cidades andaram errantes a uma cidade para beberem água, e não se saciaram; contudo não vos tendes voltado para mim, diz Jeová.
Feri-vos com mangra e bolor; a multidão das vossas hortas e das vossas vinhas e das vossas figueiras e das vosssas oliveiras, comeu-a a lagarta; contudo não vos tendes voltado para mim, diz Jeová.
Enviei entre vós a peste à maneira do Egito; matei à espada os vossos mancebos, e levei os vossos cavalos; fiz chegar aos vossos narizes o mau cheiro do vosso arraial; contudo não vos tendes voltado para mim, diz Jeová.
Subverti alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e a Gomorra, e ficastes sendo como um tição que se arrebata de um incêndio; contudo não vos tendes voltado para mim, diz Jeová.
Portanto assim te farei, ó Israel; e porque te farei isso, prepara-te, Israel, a encontrares com teu Deus.
Pois eis quem forma os montes e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, quem faz da manhã trevas, e anda sobre os lugares altos da terra; Jeová Deus dos exércitos é o seu nome.
Amós 4:1-13
Histórico
“1. O PROFETA AMÓS
O profeta Amós exerceu o seu
ministério em Israel no século VIII a.C., e foi contemporâneo de Jonas e
Oséias. Ele revela quatro fatos
importantes a respeito de si mesmo em 1.1:
(1) Era boieiro e cultivador de
sicômoros em Tecoa, aldeia de Judá, situada a cerca de 20 km ao sul de
Jerusalém (ver 7.14).
(2) Ele "via" suas
mensagens (i.e., tinha visões proféticas; cf. 7.1,4,7; 8.1,2; 9.1) a respeito
de Israel, o Reino do Norte. Embora fosse leigo e não tivesse o status de
profeta, nem por isso deixou de ser chamado por Deus para profetizar à rebelde
Israel (cf.7.14,15). Seu nome significa "carregado" ou
"carregador de fardos".
(3) O ministério de Amós, em Israel,
foi desempenhado durante o reinado de Uzias, em Judá, e Jeroboão II, em
Samaria. O reinado de ambos coincide com o período que vai de 767 - 753 a.C. O
mais provável é que Amós tenha profetizado entre 760-755 a.C.
(4) Ele profetizou durante os dois
anos que antecederam o terremoto. A arqueologia apresenta diversas evidências
que provam a ocorrência de um terremoto de grandes proporções, nesse período,
em várias localidades de Israel, inclusive Samaria. Passados duzentos anos,
Zacarias faria menção ao mesmo terremoto (Zc 14.5), fornecendo-nos mais um
indício da enormidade da catástrofe. A referência ao cataclismo por Amós sugere
que o profeta o considerava uma confirmação da sua mensagem e ministério
proféticos em Israel (cf. 9.1).
Durante o ministério de Amós, o
Reino do Norte achava-se em seu apogeu quanto à expansão territorial, à paz
política e à prosperidade nacional. Internamente, porém, estava podre. A
idolatria encontrava-se em voga. A sociedade esbanjava-se à procura dos
prazeres. A hipocrisia e a imoralidade grassavam. O sistema judiciário
corrompia-se cada vez mais, e a opressão aos pobres tornara-se lugar comum.
Obedecendo à vocação do Deus de Israel, Amós proclama corajosamente a sua
mensagem centrada na justiça, retidão e retribuição divina. Mas o povo,
infelizmente, não queria ouvir o que o Senhor tinha a dizer-lhe.
2.A PESSOA DO PROFETA
Amós nasceu em Tecoa, aldeia a dez quilômetros ao sul de Belém. Era
pastor sem treinamento teológico, acerca de quem nada sabemos até o momento de
sua chamada. Também trabalhava como cultivador de sicômoros (Am. 7.14). Migrava
em certo período do ano para o território mais fértil de Efraim, onde
trabalhava com os sicômoros. Portanto era um leigo, humilde e seminômade, e não
um membro da classe profética, tendo-se recusado a ser chamado de profeta,
embora admitindo Ter sido forçado a entrar no ministério profético, por
comissão divina.
Em uma série de visões, provavelmente no fim da primavera ou verão de
751 ou 750 a.C. , ele recebeu sua espantosa mensagem concernente a deportação
do povo de Israel. Foi acusado de conspiração contra Jeroboão e foi ameaçado por
Amazias, sumo sacerdote de Betel. Após Ter cumprido sua missão, Amós retornou a
Judá. Permanecem desconhecidos o tempo e a maneira de sua morte, bem como
quaisquer detalhes subsequentes de sua vida.”
No capítulo 4 - Amós fala de três pecados específicos que
entristeciam o Senhor e arruinavam o Reino de Israel.
Os valores do povo eram errados, seu
“reavivamento” religioso era uma farsa e haviam se recusado a ouvir as
advertências que Deus lhes havia dado.
1 – AMÓS 4:1-3 = LUXO
“A
maioria dos luxos e muitos dos chamados confortos que temos na vida não são
apenas dispensáveis como também constituem, de fato, empecilhos para a grandeza
da humanidade” – Henry David Thoreau
O que é luxo ?
O termo
luxo vem de uma palavra em latim que significa “excessivo”. Referia-se,
originalmente , a plantas que cresciam em abundância (“vegetação luxuriante”),
mas passou a ser usado para falar de pessoas com abundância de dinheiro, de
tempo e de conforto usados para satisfação própria e que vivem em constante
lazer despropositado. Sempre que se oferece um serviço de luxo, trata-se do mesmo
conceito:
Serviço
acima e além daquilo que de fato você precisa.
Não é
pecado ser rico ou ter uma vida confortável.
Abraão
e Davi eram homens ricos, muito ricos e , no entanto, usaram o que tinham para
a Glória de Deus.
O
conceito de luxo é muito subjetivo. Aquilo que nós cidadãos de “países em
desenvolvimento” consideramos luxo nos países desenvolvidos, são por eles
considerados como necessidade.
Viver
luxuosamente não é somente uma questão de bens, mas sim de quanto permitimos
que isso nos controle.
Uma
placa numa loja de roupas dizia assim :
“Se
você precisa perguntar o preço de nossos é porque não pode pagar por eles”.
Aqueles
que levam uma vida de luxo não se importam com o quanto gastam, desde que
consigam aquilo que desejam.
No
versículo 1 , Amós dirige-se às esposas dos líderes sem qualquer piedade :
“VACAS DE BASÔ
Essas
mulheres de sociedade passavam o dia todo ociosas, bebendo vinho e dizendo aos
maridos o que fazer.
Hoje em
dia, qualquer pregador que chamasse as mulheres de sua congregação de “vacas”,
precisaria imediatamente procurar outra igreja.
Porque Amós, um camponês, usou esta
linguagem?
Não era pelo fato de que as mulheres eram
obesas, ou pareciam-se com vacas, mas sim, porque, com seus pecados, estavam
engordando para o abate.
O que os
criadores de gado fazem quando o gado está gordo?
LEVAM-NO
PARA O MATADOURO.
Amós descreveu o que aconteceria quando os
assírios invadissem Israel, como iriam capturar essas mulheres e trata-las
feito gado. Era costume dos assírios colocar ganchos no nariz ou no lábio
inferior dos prisioneiros, amarrá-los com cordas e puxá-los como animais.
Observemos
também que os seus descendentes também seriam incluídos nesse julgamento
(versículo 2)
Com suas prioridades egoístas e seu exemplo
pecaminoso estavam dando aos filhos o que havia de pior. Seus descendentes
tinham tudo, menos o conhecimento do Senhor, de modo que também seriam levados
como animais para o matadouro.
A
geração mais jovem de Israel tinha tudo o que o dinheiro podia comprar, mas lhe
faltava aquilo que não podia ser comprado, as coisas do Senhor que tornam a
vida digna de ser vivida.
Como
vimos, luxo é tudo aquilo que é
excessivo, tudo aquilo que é dispensável, tudo aquilo que temos e permitimos
que nos controle.
Qual é o seu luxo, qual é o meu luxo, qual é
o nosso luxo?
Talvez
não sejam bens materiais, estilo de vida, aquilo que possuamos.
O
“luxo”, tratado como aquilo que não precisamos, pode ser várias coisas.
-Um
pecado que cultivamos
-Uma
errada maneira de agir que mantemos
-Palavras
que falamos, além do que deveríamos falar
-Pensamentos
que alimentamos
-Posições
que defendemos
-Orgulho
próprio
-Autocomiseração
(sentir pena de si próprio)
Etc.
Poderíamos
elencar várias coisas que não
necessitamos ter, cultivar, alimentar, apreciar e que desviam nosso foco
daquilo que DEUS quer que sejamos.
Pode
parecer estranho dizer que essas coisas
são luxo, quando nosso conceito humano de luxo está relacionado apenas àquilo
que o dinheiro pode comprar.
Mas,
não.
Não
precisamos de luxo.
Estas
coisas são totalmente dispensáveis, pois além de tudo nos afastam do foco, do
propósito de Deus para nós e muitas vezes
as cultivamos por anos , décadas, por uma vida inteiral.
2- AMÓS 4:4-5 = “HIPOCRISIA”
O
profeta usou de “ironia santa” quando proferiu essas palavras, pois mais
tarde instruiu o povo a fazer exatamente
o contrário (Amós 5:5)
É como
se hoje em dia um pastor dissesse a sua
congregação :
“Tudo
bem, vão em frente, frequente os cultos, frequente as células, participem de
retiros, seminários, mas estarão pecando ainda mais pois vão apenas aumentar
suas transgressões”.
Entenda
o que quero lhe dizer e o que não estou querendo lhe dizer.
Participar
de tudo isso é extremamente importante e
essencial para a vida cristã.
A
grande questão é se nosso coração não for sincero no que se refere a conhecer a Deus e fazer
Sua vontade, estamos fingindo, apenas caminhando num modismo “gospel” e isso é hipocrisia, ou seja,
PECADO.
Quais
são nossas verdadeiras intenções no
Reino?
O
porque estamos aqui?
Betel
era um lugar muito especial para o povo por causa de sua relação com Abraão
(Gênesis 12:8) e com Jacó (Gênesis 28:10-22)
A Arca
da Aliança ficou algum tempo em Betel (Juízes 20:18-28), mas na época de Amós,
aquele era o “santuário do rei”, onde Amazias, o sacerdote, servia (Amós 7:10)
Gilgal
também era importante para Israel, pois era lá q eu Josué e o povo haviam
acampado assim que entraram na terra prometida (Josué 4:19 e 20)
Também
em Gilgal, Saul foi coroado rei de Israel (1° Samuel 11:15).
Infelizmente,
esses dois lugares haviam se transformado em santuários onde o povo adorava
deuses pagãos, enquanto afirmava adorar ao Senhor.
As
aparências indicam que Israel passava por um reavivamento espiritual. Multidões
se dirigiam aos “lugares sagrados” levando sacrifícios e até entoando cânticos
de louvor ao Senhor.
Ofereciam
sacrifícios com mais frequência do que
era requerido pela lei, com ose quisessem provar como eram espirituais.
Contudo,
suas ofertas e cânticos não
impressionavam ao Senhor, pois ELE via o que estava dentro do coração do povo,
e o pecado do coração deles tornava seus sacrifícios inadmissíveis.
Para
começar, seus sacrifícios eram impuros, como oferecer levedo no altar, o que
era proibido por Deus (Levítico 2:11 e 6:17).
Deus não quer sacrifícios de touros e de bodes, ELE quer a obediência de nosso
coração .
1°
Samuel 15:22:
Disse Samuel: Tem,
porventura, Jeová tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, quanto tem em que
se obedeça à sua voz? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrifício, e o atender
do que a gordura de carneiros.
Chegou um dos escribas e, tendo ouvido a
discussão e vendo que Jesus lhes havia respondido bem, fez-lhe esta pergunta:
Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é um só;
e amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
O segundo é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Disse-lhe o escriba: Na verdade, Mestre, disseste bem que Ele é um; e não há outro senão Ele;
e que o amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e o amar ao próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios.
Vendo Jesus que ele havia falado sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. Ninguém ousava mais interrogá-lo.
Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é um só;
e amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
O segundo é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Disse-lhe o escriba: Na verdade, Mestre, disseste bem que Ele é um; e não há outro senão Ele;
e que o amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e o amar ao próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios.
Vendo Jesus que ele havia falado sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. Ninguém ousava mais interrogá-lo.
Se o nosso coração não está em
ordem diante de Deus, então o que fazemos não tem qualquer significado.
Além disso, aquele povo
orgulhava-se daquilo que estavam fazendo e certificavam-se de que todos
ficassem sabendo como eram “bons “.
O povo de Israel amava os cultos
, mas não amavam a Deus, a quem diziam adorar.
Não havia confissão de pecados,
não havia quebrantamento perante o Senhor, só a participação em eventos
religiosos que levava os participantes a sentirem-se bem.
O povo estava pecando, enquanto
pensava estar servindo ao Senhor.
A prova da experiência espiritual
não é :” A igreja estava cheia e o culto foi agradável”
A verdadeira prova é :” Estou
aprendendo mais de Deus e me tornando mais semelhante a Cristo”.
O povo do tempo de Amós voltava
para casa com o mesmo coração endurecido com que havia saído de casa, pois sua
“adoração” não passava de um ritual vazio.
Qualquer “avivamento” que não
mude nossas prioridades e nem nos leve a resolver nossos problemas não é , de
fato, AVIVAMENTO.
É interessante que Amós mencionou
a música, pois assim como hoje, era uma parte importante do culto.
Contanto, aquilo que para os
judeus era uma bela música, para Deus não passava de barulho (Amós 5:23).
Muitos andam procurando Deus aqui
e acolá.
Querem um Deus que se amolde aos
“seus conceitos próprios”.
-Procuram Deus nos show´s (gospel
é claro).
-Outros, procuram em
“telepregadores”.
Tudo aquilo que realizamos como
Igreja para o Senhor precisa ser
adoração, com um coração sincero Diante Dele, com motivações corretas.
O manancial da adoração não pode estar
poluído, pois tudo será contaminado.
JOÃO 4:23 = Mas a hora vem e agora é, em que os verdadeiros
adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai
procura para seus adoradores.
3- AMÓS 4:6-13 = “OBSTINAÇÃO”
Nesta passagem, Amós diz ao povo
cinco vezes :
“Contudo, não vos convertestes a
mim”.
O povo de Israel havia sentido as
disciplinas de Deus, mas ainda assim não
tinha se submetido à vontade Dele e continuava praticando aquela religiosidade
hipócrita.
A aliança de Deus com seu povo
afirmava explicitamente que ELE iria abençoá-los se obedecessem à sua lei , e
que iria discipliná-los se desobedecessem (Deuteronômio 27- 29) .
Deus colocou diante deles a vida
e a morte e instou-os a escolher a vida.
Infelizmente, desprezaram seu
amor, rejeitaram suas advertências e escolheram a morte.
Deus enviou a fome, a seca, a
destruição das colheitas, a enfermidade, a derrota na guerra, a catástrofe,
porém a ingratidão e a dureza do coração
do povo eram ainda mais perversas.
Do que precisamos nos arrepender?
Do que preciso arrepender-me?
Do que você precisa
arrepender-se?
-O que será que Deus precisa
enviar como disciplina em nossa vida, para que deixemos de ser “teimosos” em
rejeitar sua vontade?
-O que Deus precisa fazer para
que ouçamos a sua voz?
O que Deus precisa realizar, ou
deixar de realizar, para que nos
voltemos à ELE ?
Persistência é uma virtude,
porém, obstinação ou teimosia é um defeito, é um pecado.
“Errar é humano, porém, persistir
no erro é tolice”.
Persistir no erro é pecado.
Obstinação é pecado.
No que tenho teimado com Deus?
No que você tem teimado com Deus?
No que temos teimado com Deus?
Conclusão- Amós 4:12 e 13
O povo de Israel havia passado
por fome, secas, pragas, guerras e catástrofes devastadoras, enquanto Deus
falava com seu povo e conduzi-lo ao arrependimento, porém, não importava a
disciplina que o Senhor enviasse, o povo se recusava a voltar para ELE.
O que mais Deus poderia fazer ?
-TRATAR COM ELES PESSOALMENTE!
“Prepara-te, ó Israel, para te
encontrares com o teu DEUS” (Amós 4:12)
Essas palavras não eram um
chamado ao arrependimento, mas um anúncio de que era tarde demais para se
arrependerem.
O próprio Senhor dos Exércitos
viria com as hordas assírias e levaria o povo como gado sendo conduzido para o
matadouro.
Essa era uma palavra de Juízo,
não havia mais tempo.
No nosso caso, ainda há tempo.
- AINDA DÁ TEMPO
Pensando nesta Palavra, quando
leio o versículo 12 que diz : “Prepara-te para te encontrares com teu Deus”, me
vem a memória a parábola das 10 virgens:
Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que,
tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo.
Cinco dentre elas eram néscias, e cinco prudentes.
As néscias, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo;
mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas juntamente com as lâmpadas.
Tardando o noivo, toscanejaram todas e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí ao seu encontro.
Então se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.
Disseram as néscias às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.
Porém as prudentes responderam: Talvez não haja bastante para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
Enquanto foram comprá-lo, veio o noivo; as que estavam apercebidas, entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
Depois vieram as outras virgens e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta.
Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.
Portanto vigiai, porque não sabeis nem o dia nem a hora.
Cinco dentre elas eram néscias, e cinco prudentes.
As néscias, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo;
mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas juntamente com as lâmpadas.
Tardando o noivo, toscanejaram todas e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí ao seu encontro.
Então se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.
Disseram as néscias às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.
Porém as prudentes responderam: Talvez não haja bastante para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
Enquanto foram comprá-lo, veio o noivo; as que estavam apercebidas, entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
Depois vieram as outras virgens e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta.
Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.
Portanto vigiai, porque não sabeis nem o dia nem a hora.
O noivo está as portas.
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