domingo, 24 de julho de 2016

“Onde dois ou três estiverem reunidos.....”




 Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles". – NVI -MATEUS 18:20

Neste capítulo do evangelho de Mateus, vemos Jesus ensinando sobre vários assuntos:
Sobre o Reino, sobre oração, sobre disciplina, sobre perdão.

E no versículo 20 Ele fala que está no meio daqueles que se reúnem em seu Nome.

Alguns escritores defendem que este versículo fala sobre oração, outros sobre decisões da vida da Igreja, onde dois ou três líderes devem decidir sobre  questões importantes.
Segundo a Lei judaica , para orações públicas  em sinagogas é necessário um quórum de pelo menos 10 pessoas.
Porém, Jesus diz :
Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome...
Jesus não havia morrido e ressuscitado, a igreja não havia começado, como “classicamente “ entendemos com seu início em Atos 2.
Mas ,Ele já estava dizendo, quando estiverdes reunidos em meu nome......

EM  JOÃO 20:26 a Palavra diz que :
Após oito dias, os discípulos estavam reunidos ali outra vez, e Tomé estava com eles. As portas estavam trancadas; quando Jesus apareceu, pôs-se no MEIO deles e disse: “A paz seja convosco!” 


Atos 2, 1 e 2
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos CONCORDEMENTE no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.


Atos 4:31
E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam REUNIDOS; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.





ATOS 12:11 e 12:
Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava".
Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia REUNIDO e estava orando.


Atos 16:25 e 26:
E, perto da meia-noite, Paulo e Silas ORAVAM E CANTAVAM hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.



A grande questão em todos estes textos não foram os sinais , mas sim o que a Presença de Jesus, a Presença do Espirito Santo gerou na vida daqueles que ali estavam.

Queremos ver os sinais (mudos falando, cegos vendo, paralíticos andando, lugar tremer, subir ao céu e o céu descer) mas precisamos entender que  se VERDADEIRAMENTE nos reunimos em Nome de Jesus, a presença Dele precisa produzir transformação e entendimento.
Os sinais podem até acontecer, mas não devem ser o foco da nossa busca ou o objetivo das nossas reuniões.

-Porque você se reúne com seu irmão pra orar?
Pra ver o mato brilhar? – Objetivo errado
-Porque você vem ao culto?
Pra sentir o chão tremer? –Objetivo errado

Quando nos reunimos, não em nome de Jesus, mas com objetivo, foco errado, começamos  a  fazer como Moisés:
Em Êxodo 34, vemos que ele subiu ao monte, ficou ali por 40 dias e 40 noites, recebeu os mandamentos e ao descer a pele de seu rosto brilhava e ele precisou cobrir o seu rosto.
Porém, depois ele cobria o seu rosto porque já não brilhava mais. – 2° Coríntios 3:13.

Porque estamos reunidos aqui hoje?
Porque você veio aqui hoje?
Estamos reunidos em nome de quem?


A compreensão de que estamos reunidos em nome de Jesus precisa  atingir não nosso intelecto, nem nossa alma, mas nosso Espírito, onde as transformações realmente acontecem.
A presença de Jesus não é uma Ciência Exata, não conseguimos  compreendê-la , limitá-la, apalpá-la.
A presença de Jesus não é algo apenas emocional, porque mesmo não a sentindo, mesmo o chão não tremendo, mesmo nenhum vento soprando, saberemos que ELE está em nosso meio quando nos reunirmos em SEU NOME.
Não podemos nos reunir em nome de outra pessoa, não podemos nos reunir em torno de outra pessoa, por isso, não importa quem estará cantando , quem estará pregando, não importa quantas pessoas ali estarão, não importa se o lugar é confortável ou não, o que importa é que estamos REUNIDOS NO NOME DELE.
Reunir-se no nome DELE verdadeiramente trará algumas compreensões:

1-   QUE ELE É ANTES DE TODAS AS COISAS. – COLOSSENSES 1:17:
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.


2-    QUE NÃO HÁ OUTRO COMO ELE-
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.


3-    QUE  NÃO CONSEGUIREMOS ABRIR MÃO DE NOS REUNIRMOS POR QUALQUER OUTRA COISA.
HEBREUS 10:25-
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.



4-   QUE AONDE ELE ESTÁ HÁ SALVAÇÃO
JOÃO 17:3
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.


5-   QUE AONDE ELE ESTÁ, HÁ ALEGRIA
Atos 13:52
E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.



6-   QUE AONDE ELE ESTÁ , HÁ PODER
MATEUS 28:18
 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

7-   QUE AONDE ELE ESTÁ , HÁ LIBERTAÇÃO
LUCAS 13:11-13
E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.
E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.


8-   QUE AONDE ELE ESTÁ , HÁ CURA
MATEUS 4:23
E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
9-   QUE AONDE ELE ESTÁ, HÁ ARREPENDIMENTO
MATEUS 4:17
 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

10-                    QUE AONDE ELE ESTÁ, HÁ TRANSFORMAÇÃO
JOÃO 3:5
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.


11-                    QUE AONDE ELE ESTÁ, HÁ RENOVO
Colossenses 3:10 e 11
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.



12-                    QUE AONDE ELE ESTÁ, OS HOMENS SE RENDEM A ELE
 2 CORÍNTIOS 8:5
E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.

Conclusão:
Em 1°Samuel , capítulo 3 a Palavra nos relata que o menino Samuel, levado ao Templo por sua mãe Ana, foi chamado por Deus durante a noite  para lhe falar sobre ELI, o sacerdote.
Depois no início do capítulo 4, Israel saiu a peleja contra os Filisteus e foram feridos uns 4000 soldados do povo de Israel.
Como o Senhor se manifestava a Samuel em Siló o  povo resolveu trazer a Arca ( que simbolizava a Presença de Deus), e quando a ARCA chegou, Israel gritou com grande júbilo , até o chão tremer, fazendo os Filisteus ficarem com medo.
Porém, no versículo 10, vemos que novamente os Filisteus feriram os Israelitas e o estrago foi tão grande, que morreram 30 mil homens, e juntamente com eles os filhos de ELI- HOFNI E FINÉIAS, além de que a Arca foi tomada.
Eli , ao receber a notícia, e ver o cumprido o que o Senhor havia dito a Samuel, cai da cadeira, quebra o pescoço e morre.
Uma de suas noras, estando grávida, ouvindo a notícia entrou em trabalho de parto, deu a luz um filho.
 1° SAMUEL 4:20 a 22 a Palavra diz:
E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois deste à luz um filho. Ela porém não respondeu, nem fez caso disso.
E chamou ao menino Icabode, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque a arca de Deus foi tomada, e por causa de seu sogro e de seu marido.
E disse: De Israel a glória é levada presa; pois é tomada a arca de Deus.


Nosso barulho, nossas palmas, nosso grito, nossa música, nossa liturgia, tudo isso não impressiona Deus.
Não é isso que Atrai a Presença de Jesus, não é este o fundamento para dizer que estamos reunidos em Seu Nome.


Não são rituais, não são prédios, não são sistemas humanos, não é o que sabemos fazer para atrair  presença de Deus.
Isso não é garantia de que Ele está presente.

 Salmos 51
Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.
Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.
Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.
Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão.
Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.
Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.
Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.
Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça.
Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.
Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria.
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.



VERDADEIRAMENTE, ELE ESTÁ NESTE LUGAR

Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles". –MATEUS 18:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário