sexta-feira, 14 de junho de 2019

É PRECISO OUVIR O SOM DA CHUVA



Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.
Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos
.

Tiago 5:17,18

Elias nasceu na cidade de Tisbe, ele foi levando por Deus como um profeta para confrontar a idolatria em que vivia o povo de Israel. Governado pelo rei Acabe e sua esposa Jezabel os israelitas se afastaram do Deus vivo e começaram a adorar Baal.
Certo dia Elias encontrou Acabe e falou:
– Certamente o Senhor Deus de Israel não trará mais chuva a Israel nos próximos anos. A chuva voltará apenas mediante a minha palavra. I REIS 17 : 1
Depois disso, Deus pediu que ele Elias fosse para o riacho de Querite (que ficava a leste do rio Jordão). Lá ele seria alimentado por corvos e beberia a água do riacho.
Elias fez como o Senhor lhe ordenou e sobreviveu as margens do riacho por algum tempo, até que este secou porque não chovia mais sobre a terra. Deus ordenou que Elias fosse para Serepta para encontrar-se com uma viúva, ela haveria de alimentá-lo.
Em I REIS 18:1 , passado três anos de seca, Deus pediu que Elias se apresentasse a Acabe, pois tinha decidido que iria mandar chuva outra vez. Elias foi encontrar-se com o rei.
E aí, conhecemos a história;
Jezabel havia destruído os Profetas do Senhor, Obadias, o  mordomo  escondeu 100 destes profetas, e os sustentou com água e pão.
Quando Elias  encontra-se com Acabe, este lhe diz:
“És tu o perturbador de Israel ?”
Acabe convoca os  450 profetas de BAAL , estes não conseguem fazer nada, Elias então restaura o altar quebrado, arruma a lenha , derrama água sobre o altar até que as covas ao redor do altar se encherem.
Clama a  Deus e o Fogo do Senhor cai, consome o holocausto, a lenha , as pedras , o pó e a água que estava ao redor.
O povo vendo o que acontecera , começa a gritar:
“SÓ O SENHOR É DEUS, SO O SENHOR É DEUS”
Elias mata os profetas de Baal e diz a Acabe:
“Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva”.

Elias subiu ao cume do Monte Carmelo, se inclinou por terra e disse ao seu servo ( aprendiz de profeta):

"Vá e olhe na direção do mar", disse ao seu servo. E ele foi e olhou. "Não há nada lá", disse ele. Sete vezes Elias mandou: "Volte para ver".
Na sétima vez o servo disse: "Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está se levantando do mar". Então Elias disse: "Vá dizer a Acabe: Prepare o seu carro e desça, antes que a chuva o impeça".
Enquanto isso, nuvens escuras apareceram no céu, começou a ventar e começou a chover forte, e Acabe partiu de carro para Jezreel.


1 Reis 18:43-45

E é nesta parte que podemos meditar.

Elias foi um homem que andou na Presença de Deus, ele sabia reconhecer a voz de Deus.
Ele era alguém que  tinha uma grande intensidade nas coisas de Deus, que entregou-se  por completo quando chamado,  que tinha visão espiritual entre outros adjetivos.
Ele tinha uma Escola de Profetas , e nesta passagem, estava com seu moço, certamente , um de seus discípulos.
Ele ordena ao seu discípulo :” Vá e olhe na direção do mar”
E o moço  olhou e disse “Não há nada para ver”.

Elias tinha ouvido a voz de Deus, e  para ele  era tão certo quanto respirar que a chuva viria.
Mas, e para o moço?
A Bíblia não nos revela os motivos, mas ele ordena ao moço que vá e olhe por  7 vezes.
Se fôssemos nós, o que estaríamos aprendendo?
-Talvez o moço , na primeira foi com a certeza, já que o Profeta havia falado e Deus havia falado com o profeta, então, era ir e ver, isso pensando racionalmente.
- Na segunda vez, de repente, poderia estar duvidando em sua fé, pensando :”Será que DEUS falou mesmo?
-Numa terceira vez,  talvez  trabalhado em sua religiosidade, já que estava obedecendo, fazendo tudo certo, ou , fazendo somente o certo.
Muitas vezes pensamos que Deus irá nos mostrar algo  por causa dos nossos rituais   porém não entendemos que Deus não tem nenhum compromisso com nossa religiosidade.
- Na quarta vez, pode ser que seria sua perseverança, apesar de não estar vendo nada, ter tentado outras vezes,  precisava ir, perseverar.
- Numa quinta vez, tratado talvez em sua obediência, podendo dizer:
“Eu já fui 4 vezes, e nada”, mas foi novamente.
- Na sexta vez,  poderia estar desanimado, pensando: Já fiz isso 5 vezes e até agora não aconteceu nada.

A Bíblia não diz nada sobre isso, são apenas pensamentos.
Mas, em cada vez que este moço ia olhar, com certeza, aprendia algo com o profeta, estava sendo também ministrado por ele.
Até que , na sétima vez o moço vê o sinal;
A pequena nuvem, do tamanho da mão de um homem.


Na sétima vez o servo disse: "Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está se levantando do mar". Então Elias disse: "Vá dizer a Acabe: Prepare o seu carro e desça, antes que a chuva o impeça".
Enquanto isso, nuvens escuras apareceram no céu, começou a ventar e começou a chover forte......

1 Reis 18:44,45ª

Elias não estava preocupado com o sinal da pequena nuvem. Ele sabia que ela sinalizava  a Grande Chuva , MAS NÃO ERA A GRANDE CHUVA.

- Muitas vezes , somos  movidos e conseguimos enxergar  os sinais, que são importantes é claro, mas ainda não é o que DEUS vai derramar.
O principal aqui era que a chuva estava vindo , e ELIAS já tinha a PALAVRA e já estava ouvindo o barulho.

E Elias disse a Acabe: "Vá comer e beber, pois já ouço o barulho de chuva pesada".
1 Reis 18:41

Creio que estamos no tempo que Deus irá derramar CHUVA ABUNDANTE sobre nós como igreja, como nação , como REINO DE DEUS.
Precisamos  de maturidade, de visão espiritual , de discernimento para  ouvirmos e detectarmos a direção desta chuva.
Há um grande avivamento por vir, e devemos começar a proclamar:
“EU OUÇO O SOM DE UMA GRANDE CHUVA”
Ouvir o som da chuva não tem a ver com sinal , mas sim com CONVICÇÃO ,CERTEZA e MATURIDADE.
Para isso, precisamos  aprender a ouvir a voz de Deus.

Encontramos várias pessoas que tinham convicção do que Deus faria, do que DEUS  estava fazendo ou mesmo que não tendo entendimento claro, suas ações  foram corretas, convictas, porque seu coração estava na direção certa.
- Pouco se sabe sobre a história de Simão o  cirineu –pai de Rufo e Alexandre, mas tudo parece que a atitude de carregar a cruz de Jesus  (Lucas 23:26 ) resultou numa benção que alcançou sua casa.(Marcos 15:21 e  Romanos 16:13).
- Estevão foi outro homem, que andou na direção do que Deus queria. Morreu  por causa do evangelho,  dizendo:
“Senhor , não lhes impute este pecado”, vendo o Filho do Homem em pé, enquanto estava sendo apedrejado.
Suas vestes foram postas aos pés de um homem chamado Saulo – ATOS 7:58, que consentia com sua morte. Saulo, que depois teve um encontro com JESUS, e tornou-se Paulo, o apóstolo dos gentios.
- Em I REIS 3 , versículo 16 em diante, a Bíblia nos relata que duas prostitutas foram diante de Salomão, requerendo a maternidade de um  mesmo filho.  O bebê de uma delas havia morrido de noite.
Salomão pede uma espada e disse que  dividiria o menino em duas partes.
A que era a mãe legítima disse:
Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.
1 Reis 3:26
Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.
1 Reis 3:26 e 27
Apesar de sua condição, essa mãe legítima tinha sensibilidade e preferia abrir mão , entregar  o que havia sido gerado dentro dela, do que vê-lo morto.
Ouvir a voz de Deus, muitas vezes é entregar o que ELE gerou dentro de nós, para que não morra, mas tenha vida e se multiplique.
- Um outro exemplo de decidir, andar, ouvir a voz de Deus, é ANA.
Não sabemos o porque, mas I SAMUEL 1:5 a Bíblia nos diz  que o “SENHOR havia lhe cerrado a madre.”
ANA persevera em oração e Deus lhe atende a petição, lhe dando um filho: SAMUEL.
Ela entrega seu filho  no Templo ( I SAMUEL 1:28). Ouvir a voz de Deus muitas vezes é entregar o que ELE nos deu, mesmo que seja fruto de nossa incessante oração e clamor, pois nada é nosso.

- O maior exemplo de  ouvir a voz do Pai e saber o que ELE faria vem de Jesus. Em sua oração intercessória  em João 17, Jesus ora  por mim e por você.
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;

Ele sabia que morreria, sabia do seu sacrifício, mas tinha convicção do que ele produziria.
Filhos e filhas, semelhantes a Jesus.

Este é um tempo de ouvir a voz de DEUS, ouvir o SOM DA CHUVA.
Ela está vindo, ela está chegando, posso ouvi-la posso sentir o seu cheiro quando começam a cair os primeiros pingos.
Precisamos tão somente estar na PRESENÇA, com nosso coração totalmente rendido à ELE, queimando por ELE.
Em  Jeremias  20, vemos que o profeta havia  desistido de falar no nome do Senhor, havia desistido de exercer seu chamado,  e quando ele pensou que não ia mais falar, não ia mais pronunciar o nome do Senhor, foi como um FOGO CERRADO EM SEU PEITO,  ele não podia contê-lo.

Na Bíblia vemos pelo menos quatro tipos de pessoas que Deus busca:

-Quem o busque com entendimento -  Salmos  53 :2
-Intercessores – Ezequiel 22:30
-Adoradores – João 4:23
e Trabalhadores – Mateus 9:37 e 38

Todos estes estão interligados.
Todos estes conseguem ouvir o Som da Chuva.




Um comentário:

  1. Que meditação maravilhosa da Palavra de Deus. Busquei no Google sobre o que significa ouvir o som da chuva de Deus, em virtude de uma música que ouço muito do cantor Gospel Fernandinho que fala sobre ouvir o som da chuva de Deus (Abram os Céus) e a pesquisa me trouxe essa linda meditação. Gostei muito e aclarou o entendimento. Muito obrigada!

    ResponderExcluir