segunda-feira, 12 de outubro de 2015

HAGAR - by Andréa Klawa



GÊNESIS 16:
9 Disse-lhe então o Anjo do Senhor: "Volte à sua senhora e sujeite-se a ela".

Esta ordem foi dada a Hagar.
Ela era a escrava de Sara, que carregava um filho de Abrão no seu ventre.
A idéia deste filho tinha sido de Sarai, e Hagar ao engravidar começou a olhar com desprezo a sua senhora (Gênesis 16:4)
Hagar, a criada de Sarai, fugia para o deserto com as emoções à flor da pele, Sarai tinha sido muito severa.
Hagar tentara não levar em consideração a ira e os maus tratos de sua patroa, mas chegou a seu limite.
Decidira fugir!
Afinal de contas, o seu próprio nome significava : FUGA, e ela faria jus a isso.
Fugiu dali, mesmo tendo que atravessar um deserto carregando um filho em seu ventre.
Porém,o ANJO DO SENHOR, geralmente identificado como Jesus Cristo, aparece a ela.
Essas visitações do Filho, em sua forma pré- encarnada tinham por finalidade ir ao encontro de necessidades específicas ou realizar tarefas especiais.
O fato de o Filho de Deus ter assumido temporariamente uma forma física, deixado o céu e descido para ajudar uma serva rejeitada certamente revela sua graça e seu amor.
O anjo chamou-a de “serva de SARA”, indicando que DEUS não aceitou seu casamento com Abraão.
Ao que parece, Hagar estava voltando ao Egito , quando se deparou com o Senhor, mas Ele lhe dá esta ordem : VOLTE PARA SUA SENHORA.

Hagar teve dois encontros com  o Senhor no deserto.
Este foi o primeiro, onde Deus lhe dá uma ordem e também uma promessa:

Disse mais o anjo: "Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar".
Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: "Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael(Deus Presta Atenção, Deus Ouve), porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento.
Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele
viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos".
Gênesis 16:10-12

Deus sempre se manifesta no deserto.
Grandes homens de DEUS foram abençoados com esta manifestação do FILHO DE DEUS neste lugar.

Neste caso, o Senhor a encontra perto de uma fonte no deserto, no caminho de SUR.
O nome que ela dá ao Senhor é:
“TU ÉS O DEUS QUE ME VÊ, pois  dissera: “ Teria eu visto aquele que me vê?” Por isso o poço, que fica entre Cades e Berede, foi chamado Beer-Laai-Roi. Gênesis 16:14

Hagar sai dali, reconhecendo que existe um Deus que tudo vê, que nunca está alheio ao nosso sofrimento.

Hagar, neste primeiro encontro, recebeu uma ordem para fazer o caminho de volta, para interromper sua fuga, para humilhar-se e retornar a casa de sua senhora.
O estar no deserto tinha sido uma escolha própria, pois achando que fugindo para tal lugar, ela teria seus problemas resolvidos.
Muitas vezes precisamos fazer o caminho de volta, retornar ao lugar de onde saímos ,nos humilhar, reconhecer nosso erro, reconhecer que existe um Deus  que nos vê, um Deus que presta atenção.
Não dormitará aquele que te guarda. Ele está sempre alerta.
Salmos 121

O amor e a misericórdia de Deus para com a vida de Hagar e a sua obediência  em fazer o caminho de volta para  submeter-se e se humilhar-se  a Sara preparam o caminho para promessa da benção.
 Tal experiência a levaram a ter um encontro pessoal com Deus; “Tu és Deus que vê” e ela ergue ali um memorial junto aquela fonte a qual deu o nome : “Fonte daquele que vive e me vê”  Beer-Laai-Rói.
Amados Deus está e estará sempre conosco Ele jamais nos abandona , nada pode nos separar do amor de Deus.
(Rom 8:35-39)
É no deserto que temos as nossas experiências mais profundas com o Senhor, onde milagres extraordinários acontecem.
Onde quer que você esteja; passando por aflições, por desertos, por provações tenha a certeza Ele tudo vê , ouve e virá com provisão.

Hagar volta a casa de sua senhora, Ismael – DEUS OUVE, DEUS PRESTA ATENÇÃO , nasce e cresce com saúde.

Quando o filho que Deus havia prometido, dentro de seu propósito para Abraão e Sara, é desmamado, aproximadamente com 3 anos, Abraão  deu uma grande festa e Ismael, que neste tempo já estava com aproximadamente 16 anos passa a rir dele.
E mais uma vez, Sara, por causa de seu próprio erro, começa a ter  e causar problemas :
Sara, porém, viu que o filho que Hagar, a egípcia, dera a Abraão estava rindo de Isaque,
e disse a Abraão: "Livre-se daquela escrava e do seu filho, porque ele jamais será herdeiro com o meu
filho Isaque".
Gênesis 21:9,10

Abraão fica perturbado, pois isso envolvia um filho seu, mas Deus lhe dá uma ordem para  agora despedir Hagar e Ismael. –GÊNESIS 21:12 e 13
Mais uma vez, Hagar se vê no deserto, agora não porque fugiu, mas sim porque foi enviada para lá.

Na manhã seguinte, Abraão pegou alguns pães e uma vasilha de couro cheia d’água, entregou-os a Hagar e, tendo-os colocado nos ombros dela, despediu-a com o menino. Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba.
Quando acabou a água da vasilha, ela deixou o menino debaixo de um arbusto
e foi sentar-se perto dali, à distância de um tiro de flecha, porque pensou: "Não posso ver o menino morrer". Sentada ali perto, começou a chorar.
Gênesis 21:14-16

Agora suas forças  e seus suprimentos haviam se esgotado  e sua fé enfraquecida  e já sem esperança esperava apenas a  sua morte e de seu filho, sentando-se a aproximadamente 150 metros de distância.
Quantos de nós   estamos na mesma situação de Hagar onde todas as nossas perspectivas se acabaram, não conseguimos ver solução ou saída, onde os nossos sonhos se foram,  onde lutamos com o nosso maior gigante : nossa alma!
Porém mais uma vez o DEUS QUE OUVE E PRESTA ATENÇÃO  não a abandona e não a deixa só:
Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: "O que a aflige, Hagar? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar, lá onde você o deixou. Gênesis 21:17

Hoje Deus te chama pelo seu nome e diz: “O que te aflige ?  Qual é a tua aflição? Não temas”
Essa situação transformou-se em uma oportunidade para Deus cumprir sua promessa na vida Hagar e   Ismael:

Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.
E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.
E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.

Gênesis 21:18-20

Mais uma vez, o Deus que tudo vê , o Filho de Deus, se manifesta a Hagar.
Agora ,não mais numa fonte, mas ELE era a própria fonte. Ele é a própria fonte, Ele é o nosso manancial de águas vivas no deserto.
 Se observamos nesse segundo encontro com o Senhor no deserto podemos notar algumas direções de Deus :
“Não temas” “Erga-te” “Veja”
e o posicionamento de Hagar desde o momento que ouviu a voz de comando do Senhor fez toda diferença na vida dela e de seu filho.
 Ela obedeceu.

Apesar de toda a situação conflitante  de Hagar e Ismael, podemos aprender algumas lições sobre obediência:



1 – Obedecer a Deus  é o passo primordial na direção das bênçãos:
As transformações que muitas vezes precisamos serão fruto de termos um padrão de obediência a Deus até nas pequeninas coisas. Deus usa esta obediência para transformar nossa vida.
Não importa qual seja a situação, ouça ao Senhor e o obedeça. Não tema quando a orientação de Deus toma alguma direção que você não entende. Ele sabe o que está fazendo.
Provérbios 3:6 afirma:”  reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”
Você talvez não entenda as razões por que o Senhor está lhe pedindo certas coisas ou veja quaisquer mudanças ou resultados imediatos, mas continue obedecendo e tudo irá bem com você e com os seus descendentes.
Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre! "
Deuteronômio 5:29
A grande dádiva é obedecer.
Obedecer é a prova da confiança.
A fé se mede pela obediência.
Hagar obedeceu a Deus e ELE cumpriu aquilo que havia prometido e o seu filho e toda a sua descendência foi beneficiada com  o cumprimento da promessa .
2- Obedecer a Deus abre nossa visão para vermos a provisão:

Quando Deus abriu os olhos de Hagar, “viu ela um poço de água”.
Ao notar a terrível situação de Hagar, Deus lhe proporcionou uma nascente , uma fonte, a própria vida.
E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
João 7:37,38
Quando Hagar estava no auge do desespero, Jeová Jire, o Deus da provisão concedeu-lhe a fartura de um poço e não apenas um copo de água.
Trata com bondade o teu servo para que eu viva e obedeça à tua palavra.
Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.
Salmos 119:17,18

Sem obedecê-lo, não conseguiremos enxergar a provisão.
Para ver e desfrutar da manifestação de Jeová-Jiré, precisamos obedecê-lo, pois , o contrário , não obedecer, nos deixa cegados e impedirá, por escolha própria, que a Graça do Senhor nos alcance.


3- Obedecer a Deus  também é tomar atitudes:

Obedecer a Deus não somente no coração, mas também na atitude, na ação. Agir, mover-se........
Deus oferece a Hagar um plano eficiente, composto de duas etapas:
1-  Não temas
2-   Tome uma atitude

No caso de Hagar, suas forças , bem como sua fé estavam exauridas.
Hagar, uma mãe solteira que , ao lado do seu filho, aguardava a morte no deserto recebe uma ordem do Senhor:
“Ergue-te”  , ou seja, “Faça alguma coisa!”, ”Tome uma atitude”, “ Posicione-se”.
“Apoie-se em sua fé!”
A mensagem de Deus para aquela frágil fugitiva era: “ Levante-se!” “Não desista!” “Mexa-se!” “Não desanime!” “Vá em frente!” “Concentre um pouco que sobrou de suas energias!” “Use o pouco que sobrou de suas forças!” “Prossiga!” ”Parta para a  ação!” “Faça alguma coisa!”
Por que partir para a ação?
Porque a ação que , neste caso, significa fazer o que estiver a seu alcance, vence a depressão, afasta a derrota, leva embora o desespero e elimina o desânimo.
Existe algum obstáculo em seu caminho impossível para ser vencido?
Você está enfrentando uma situação para a qual não há esperança?
Existem problemas insolúveis diante de você?
O sofrimento está comprometendo seu crescimento na fé?
-SINTONIZE SEUS OUVIDOS , SEU CORAÇÃO E SUAS FORÇAS NA ORDEM DE DEUS PARA VOCÊ.
Peça a Deus que lhe dê um PLANO DE AÇÃO .
Levante-se do chão, comprometa-se por um dia, ou comprometa-se pela vida inteira a avançar para as coisas que estão diante de você.
Prossiga para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3:14), amadurecido(a) e aprovado(a).
Assuma uma atitude positiva que lhe impulsione para a frente, para cima e lhe leve a superar o seu problema.
“AJA!”
De acordo coma uma lei da física, um corpo ( seja ele humano ou não) em repouso tende a permanecer em repouso, ao passo que um corpo em movimento tende a permanecer em movimento.
Mantenha seu corpo em movimento, mesmo que seja pequeno, mesmo que suas forças neste momento sejam poucas, não seja passivo, tome uma atitude, mesmo que pequena.
Não tenha apenas intenções, mas escolha ter atitudes respaldadas na Palavra.
São as nossas escolhas que determinam a nossa vida.

4 - Obedecer a Deus sempre resulta num conhecimento mais profundo Dele:

Hagar  no primeiro encontro conheceu um Deus que vê e ouve e obedeceu.
No segundo encontro, porque  obedeceu a ordem do primeiro encontro, conheceu o Deus da provisão.
Um Deus que se revela à ela e não a chama mais de “serva de Sara”, mas sim pelo seu nome “HAGAR”
OBEDIÊNCIA É UMA CHAVE PARA CONHECERMOS A DEUS

Conhecer a Deus envolve compromisso em obedecê-lo.
Não existe nada que expresse mais nossa fé e nos leve ao conhecimento de Deus do que nossa obediência.
A obediência está intimamente ligada ao conhecimento de Deus.
Quanto mais o conhecemos, compreenderemos nossa relação com ELE.
Não  se trata de negociar, não se trata da nossa vontade, não se trata de termos a opção de obedecer ou não , mas simplesmente, o conhecendo, sabendo quem ELE é, obedecermos e continuarmos o conhecendo.
Conhecê-lo nos leva a dependermos Dele.



Conclusão:
Hagar obedeceu  e a promessa de Deus se cumpriu na sua descendência.

Hoje , sem importar a situação  ou o lugar onde tu estás, sem importar o deserto, a provação, o DEUS QUE TE VÊ e que TE OUVE, lhe dá uma ordem:

“Não temas”:
ISAÍAS 41:10
 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

“Creia “
Nas promessas de Deus. Ele sabe como cumpri-las, embora você possa não saber

“Confie”
Que Deus proverá conforme suas promessas. Velar pelos seus é parte da sua natureza.

“Evite”
Tentar cumprir as promessas de Deus pelas suas forças. Tal atitude sempre tem consequências  e produz resultados indesejáveis .



“Levanta-te e Vê”:
Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água.
Plantarei no deserto o cedro, a acácia, e a murta, e a oliveira; porei no ermo juntamente a faia, o pinheiro e o álamo.
Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que
a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel o criou.
Isaías 41:18-20
Apresentai as vossas demandas, diz o Senhor

“Lembre-se”
A providencia de Deus se acha estrategicamente localizada ao longo do caminho da obediência fiel


Nenhum comentário:

Postar um comentário