domingo, 4 de outubro de 2015

SALMOS 141


Baseado na Enciclopédia Wiersbe

Clamo a ti, Senhor; vem depressa! Escuta a minha voz quando clamo a ti.
Seja a minha oração como incenso diante de ti, e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde.
Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios.
Não permitas que o meu coração se volte para o mal, nem que eu me envolva em práticas perversas com os malfeitores. Que eu nunca participe dos seus banquetes!
Fira-me o justo com amor leal e me repreenda, mas não perfume a minha cabeça o óleo do ímpio, pois a minha oração é contra as práticas dos malfeitores.
Quando eles caírem nas mãos da Rocha, o juiz deles, ouvirão as minhas palavras com apreço.
Como a terra é arada e fendida, assim foram espalhados os seus ossos à entrada da sepultura.
Mas os meus olhos estão fixos em ti, ó Soberano Senhor; em ti me refugio; não me entregues à morte.
Guarda-me das armadilhas que prepararam contra mim, das ciladas dos que praticam o mal.
Caiam os ímpios em sua própria rede, enquanto eu escapo ileso.

O inimigo perseguia Davi, e outra vez ele precisava de socorro imediato.
Os Salmos 140 e 141 empregam um vocabulário parecido:
Coração, língua, mãos, armadilhas, o justo  e assim por diante.
Sugere-se que este Salmo foi escrito depois do episódio  de 1° Samuel 24 com Saul na caverna, porém naquele episódio ele não se viu de fato em perigo.
Outra possibilidade é que ele o tenha escrito quando estava longe do santuário durante a rebelião de Absalão.
A vida é construída sobre  o nosso carácter, o nosso carácter é construído sobre decisões .
Este Salmo revela Davi tomando várias decisões sábias diante dos ataques de seus inimigos.








1° - SALMOS 141 : 1 e 2:
Clamo a ti, Senhor; vem depressa! Escuta a minha voz quando clamo a ti.
Seja a minha oração como incenso diante de ti, e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde.

Sempre que o inimigo lhe causava problemas, a primeira coisa que DAVI fazia era conversar com Deus.
“O Senhor é a minha luz e a minha Salvação, a quem temerei?” –Salmos 27:1
Davi era um homem de discernimento espiritual e sabia que poderia orar e adorar a DEUS  mesmo quando estivesse longe do santuário e não havia sacerdote para assisti-lo .
No final de cada dia, o sacerdote oferecia um holocausto no altar de bronze e queimava incenso no altar de ouro, mas Deus aceitou a oração e as mãos levantadas de Davi.
O incenso costumava ser incluído no holocausto (Êxodo 30: 1-10) e é uma imagem da oração subindo ao Senhor.
As mãos de Davi estavam vazias, mas seu coração estava cheio de amor ao Senhor e de fé em suas promessas.
Depois da construção do segundo templo, este  salmo passou a ser lido na oferta  dos sacrifícios do final do dia e no momento em que as lâmpadas eram acesas  no lugar santo.

2° Salmos 141: 3 e 4 :
Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios.
Não permitas que o meu coração se volte para o mal, nem que eu me envolva em práticas perversas com os malfeitores. Que eu nunca participe dos seus banquetes.

Para Davi, era extremamente tentador agir como o inimigo, mas ele sabia que isso era errado.
Uma vez que o estavam difamando, por que não fazer o mesmo?
Porém, o problema estava em seu coração e, não em sua boca, de modo que orou pedindo um coração que não se demonstrasse propenso a aprovar os pecados deles e imitá-los
Davi descreve sua tentação como “ comer as iguarias do inimigo”.
Quando paramos de crer e começamos a tramar, quando perguntamos : “ Como posso sair desta situação?” em vez de : “ O que posso aprender com essa situação?”, os tempos de provação tornam-se tempos de tentação.

3° - Salmos 141:5 :
 Fira-me o justo com amor leal e me repreenda, mas não perfume a minha cabeça o óleo do ímpio, pois a minha oração é contra as práticas dos malfeitores.

A designação “o justo”, também pode ser traduzida por “O JUSTO”, numa referência ao Senhor, mas isso não altera a mensagem.
Quando nos sujeitamos à vontade de DEUS, as dificuldades da vida passam a ser ferramentas que Deus usa para promover nossa maturidade. Muitas vezes, o Senhor envia pessoas para nos falar, as palavras podem nos magoar, mas não nos causam dano.
O rei Saul não deu ouvidos as repreensões e foi de mal a pior. No mundo antigo, os convidados de honra de uma refeição eram ungidos com óleo perfumado (Lucas 7:44-46-a mulher que derrama que ungiu os pés de Jesus com unguento) , mas Davi sabia que as iguarias  e o óleo de seu inimigo eram apenas chamarizes nas armadilhas que haviam preparado para ele.
Davi preferia ser admoestado a ser ungido.
Ao enfrentar problemas na vida cristã, é importante dar ouvidos e seguir conselhos sábios.


4° Salmos 141: 6 e 7:
Quando eles caírem nas mãos da Rocha, o juiz deles, ouvirão as minhas palavras com apreço.
Como a terra é arada e fendida, assim foram espalhados os seus ossos à entrada da sepultura.
Para muitos comentaristas e tradutores, estes dois versículos são um tanto confusos, mas tudo indica que a sua mensagem geral é clara.
Davi continua orando pelos seus inimigos e vislumbra um dia em que Deus os julgará e defenderá a causa de seu servo.
Talvez , o mais correto seja traduzir o tempo verbal da seguinte maneira:
“Sejam os seus juízes precipitados.... ouçam minhas palavras”.
Lançar alguém de um penhasco era uma forma terrível de execução, mas , sem dúvida, Davi está usando uma linguagem metafórica, como faz nos versículos 1 a 5.
Quando Deus  tiver julgado os líderes, seus seguidores concordarão que as palavras de Deus eram retas, especialmente ao verem os ossos insepultos desses líderes alvejando no sol, depois de toda carne ter sido removida pelas aves carniceiras.


5° -Salmos 141: 8 a 10:
Mas os meus olhos estão fixos em ti, ó Soberano Senhor; em ti me refugio; não me entregues à morte.
Guarda-me das armadilhas que prepararam contra mim, das ciladas dos que praticam o mal.
Caiam os ímpios em sua própria rede, enquanto eu escapo ileso.

Mantes os olhos fixos no Senhor invisível significa viver pela fé em sua Palavra.
Deus havia ungido Davi para ser Rei de Israel, e nada além da desobediência de Davi frustraria esse plano. Ao contrário de Pedro quando caminhou sobre as águas na tempestade, Davi não desviou seus olhos da fé em seu Senhor.
Deus era o refúgio de Davi, tornando-o imortal até que  tivesse concluído  seu trabalho.
Se Davi tivesse  se preocupado com as armadilhas e laços ocultos preparados por seus inimigos, o medo o teria paralisado; porém, entregou-se ao Senhor e caminhou em segurança pelo campo de batalha. Sua declaração de fé aparece resumida em três palavras:
Eu  escapo ileso

Isso nos lembra a  experiência  de Jesus na sinagoga em Nazaré, quando o povo se irou de tal modo com sua mensagem que tentou atirá-lo de um penhasco, mas “passando por entre eles, Jesus retirou-se” – Lucas 4:28 a 30.
A vida continua há um trabalho a ser feito, de modo que não devemos permitir que as situações difíceis nos paralisem, mas sim, que nos encham de  disposição ao confiarmos no Senhor.
As tribulações da vida não são motivos de ficarmos parados, antes ,são oportunidades para nos  apropriarmos das promessas de Deus e de experimentarmos seu pode miraculoso.

BUSCAR AJUDA DO SENHOR,
GUARDAR O CORAÇÃO,
ACEITAR O CONSELHO DO SÁBIO,
DEIXAR QUE DEUS JULGUE MEUS INIMIGOS
E PROSSEGUIR PELA FÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário