domingo, 23 de agosto de 2015

DETECTANDO O ESPÍRITO DE JEZABEL NOS DIAS ATUAIS



Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.
Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.
No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.
Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.
Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.
Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.
Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: não porei outra carga sobre vocês;
tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.
Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.
"Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro"
Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

O livro de Apocalipse foi escrito pelo Apóstolo João por volta do ano 95. d. C. durante o reinado do Imperador Tito Flávio Domiciano.
O imperador havia exigido que todos o adorassem como “Senhor e Deus”, e a recusa dos cristãos em obedecer o seu decreto resultou em intensa perseguição.
João foi enviado para a ilha de Patmos, uma colônia penal de Roma na costa da Ásia menor.
Originalmente, o livro foi enviado a sete igrejas reais da Ásia menor, mas João deixa claro que  é uma mensagem para toda a IGREJA, para todo Cristão.
Na cidade de Tiatira moravam muitos trabalhadores especializados, e as associações de trabalhadores realizavam jantares que tinham conexão com os cultos pagãos. Era uma cidade comercial, e através de sua posição geográfica, se dava o intercâmbio entre Europa e Ásia.
Essa igreja não sofria perseguição religiosa, o problema estava dentro dela própria já que tolerava JEZABEL, defendendo uma acomodação ao paganismo, com suas práticas idólatras e imorais, e muitos já haviam sido levados por este caminho. Alguns cristãos haviam se envolvido profundamente com as coisas de Satanás, talvez para demonstrar sua suposta superioridade moral, ou então , porque faziam uma falsa separação (comum no pensamento grego) entre alma e corpo.
Jezabel aqui citada, provavelmente não era uma pessoa com este nome, mas alguém, ou uma maneira de agir com as mesmas prática da mulher de Acabe historia no livro de Reis.

Jezabel : Filha de Etbaal rei de Tiro e Sidom , foi esposa  do Rei Acabe de Israel (874 a 853 a.C.) e seu nome significa : onde está o príncipe Baal, ou o príncipe Baal existe, a fim de louvar o deus dela, BAAL.
Esta mulher devotou- se a implantação  da adoração a Baal e a sua deusa Aserá em Israel.
Contratou 450 profetas de Baal e 400 profetisas de Aserá e perseguiu os profetas do Senhor. – 1° Reis 18:19

O seu fim foi a morte, comida por cães, - 2° Reis 9 32 a  37 conforme o Elias havia profetizado  em  1° Reis 21:23

Acabe:  Filho de Osri e governante de Israel na mesma época em que o  profeta Elias desenvolveu seu ministério. Foi um dos piores reis do norte – 1° Reis 16 : 30 a 33. Seus crimes não eram apenas políticos. Sua culpa maior foi a permissividade da adoração a Baal.
Seu casamento com Jezabel acentuou a ligação que a narrativa bíblica faz entre a idolatria e a imoralidade.
Seu comportamento foi tão mau que a frase “ A casa de Acabe” tornou-se um padrão para referir-se a reis perversos.

Esses dois personagens, atravessam o tempo, sendo Jezabel citada no livro de Apocalipse , numa  referência a um espírito influente, que atua num esquema de manipulação, controle e intimidação.
Jezabel está ligado a feitiçaria, age de uma forma sutil, sem que se perceba.
Age  também através da inveja ,agindo quando há tolerância.
Estabelece autoridades ilegítimas.
Alguns fazem referência a  mulher controladora, mas  este espírito pode estar presente na vida de mulheres, homens, pais ,filhos, casais, líderes , ou seja, pode usar a todos.
Não se submete, tem pavor da unidade, quer ser reconhecida  como profetisa, ama a divisão entre líderes, entre cristãos.
Age também na família, com mães controladoras que geram filhas controladoras.
Também através de maridos dominadores, filhos controladores de pais e mães.

Algumas de suas intenções:


1° Roubar a identidade:
Algum tempo depois houve um incidente envolvendo uma vinha que pertencia a Nabote, de Jezreel. A vinha ficava em Jezreel, ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria.
Acabe tinha dito a Nabote: "Dê-me a sua vinha para eu usar como horta, já que fica ao lado do meu palácio. Em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou, se preferir, eu lhe pagarei, seja qual for o seu valor".
Nabote, contudo, respondeu: "O SENHOR me livre de dar a ti a herança dos meus pais! "
Então Acabe foi para casa, aborrecido e indignado porque Nabote, de Jezreel, lhe dissera: "Não te darei a herança dos meus pais". Deitou-se na cama, virou o rosto para a parede e recusou-se a comer.
Sua mulher Jezabel entrou e lhe perguntou: "Por que você está tão aborrecido? Por que não come? "
Ele respondeu-lhe: "Porque eu disse a Nabote, de Jezreel: Venda-me a sua vinha; ou, se preferir, eu lhe darei outra vinha em lugar dessa. Mas ele disse: ‘Não te darei minha vinha’ ".
Disse-lhe Jezabel, sua mulher: "É assim que você age como rei de Israel? Levante-se e coma! Anime-se. Conseguirei para você a vinha de Nabote, de Jezreel".
Então ela escreveu cartas em nome de Acabe, pôs nelas o selo do rei, e as enviou às autoridades e aos nobres da cidade de Nabote.
Naquelas cartas ela escreveu: "Decretem um dia de jejum e ponham Nabote sentado num lugar de destaque entre o povo.
E mandem dois homens vadios sentar-se em frente dele e façam com que testemunhem que ele amaldiçoou tanto a Deus quanto ao rei. Levem-no para fora e apedrejem-no até a morte".
As autoridades e os nobres da cidade de Nabote fizeram conforme Jezabel os orientara nas cartas que lhes tinha escrito.
Decretaram jejum e fizeram Nabote sentar-se num local destacado no meio do povo.
Então dois homens vadios vieram e se sentaram em frente dele e o acusaram diante do povo, dizendo: "Nabote amaldiçoou tanto a Deus quanto ao rei". Por isso o levaram para fora da cidade e o apedrejaram até a morte.
Então mandaram informar a Jezabel: "Nabote foi apedrejado e está morto".
Assim que Jezabel soube que Nabote tinha sido apedrejado até a morte, disse a Acabe: "Levante-se e tome posse da vinha que Nabote, de Jezreel, recusou-se a vender-lhe. Ele não está mais vivo; está morto! "
Quando Acabe ouviu que Nabote estava morto, levantou-se e foi tomar posse da vinha
.

Quando Nabote  recusou-se vender ao Rei Acabe  a herança que lhe fora dada por Deus, Jezabel tramou para que ele fosse executado sob a acusação de blasfêmia.
A questão aqui não era somente um pedaço de terra.
Aquele território era dele , por herança de seus pais.
A herança estava ligada a identidade. Identidade não se vende, não se dá, não se troca.
Se olharmos atentamente, muitos têm vendido sua identidade de filhos de Deus, se rendido ao sistema deste mundo. Muitos têm vendido sua identidade de filhos e filhas, colocando seus pés em caminhos que em nada lembram o território que Deus os estabeleceu.
Na nação brasileira  e em outras nações, nunca como antes, se viu  tantos homossexuais, com sua identidade deturpada, confundida.
Na Igreja, nunca se viu tantos sem paternidade, ou negando sua paternidade espiritual, andando sem direção, sem rumo, sem identidade dentro do Corpo de Cristo.
Nabote morreu porque não quis vender o território que Deus lhe concedera. Pagou com sua  vida.
Qual é o território que Deus tem lhe entregue?
Quanto custa este território?
Qual é o lugar onde Deus te plantou?
Qual  é a sua herança?

Não permita , não venda sua identidade de filho, não venda o território que Deus te deu, não faça negócios a respeito deste território , pois é herança que lhe foi entregue pelo próprio Deus.


2° - Calar a voz profética:
1° Reis 18:17 A 20
Quando viu Elias, disse-lhe: "É você mesmo, perturbador de Israel? "
"Não tenho perturbado Israel", Elias respondeu. "Mas você e a família do seu pai têm. Vocês abandonaram os mandamentos do Senhor e seguiram os baalins.
Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel. "
Acabe convocou então todo o Israel e reuniu os profetas no monte Carmelo.

1° Reis 18: 36 a 40
À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: "Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua.
Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti".
Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta.
Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: "O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! "
Então Elias ordenou-lhes: "Prendam os profetas de Baal. Não deixem nenhum escapar! " Eles os prenderam, e Elias os fez descer ao riacho de Quisom e lá os matou.


1° Reis 19:1-2
Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada.
Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles".

Jezabel queria a todo custo calar a voz do profeta.
Nos dias de hoje, uma de suas atuações é sutilmente calar a voz profética “na” Igreja e “ da” Igreja.

1° Coríntios 14:3
Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
A tríplice função da profecia é edificar, exortar e consolar

a-   Edificar:  “edificação”, em grego, é oikodome e diz respeito à construção de uma casa.
b-    Exortar : “exortação”, em grego, é paraklesis e diz respeito ao ato de encorajar. Através do dom profético, a igreja é encorajada a perseverar em fidelidade, mesmo diante das adversidades.
c-     Consolar : “consolar”, em grego, é paramuthia e diz respeito ao conforto proveniente da esperança e confiança no Senhor.


Muitos querem receber uma “palavra profética” do nível : “ TE DAREI UM CARRO, TE DAREI UMA CASA”.
Denominam profetas  homens que “adivinham” placas de carro, nomes, ruas , etc, trazendo um distanciamento da PALAVRA DE DEUS.

Nunca houve ao mesmo tempo tanta Revelação da Palavra e Desconhecimento da Palavra ao mesmo Tempo, dentro da Igreja.
É por isso que muitos são conduzidos por todo tipo de ventos de doutrina, que vêm, causam estragos , e passam.

Outros ainda, não compreendem a voz profética da Igreja na sociedade, pensando que  não podemos nos manifestar socialmente contra abusos, corrupção, desvios de conduta da sociedade, da política.
 A Igreja de Jesus é a voz profética nesta sociedade corrompida, e a nossa nação será transformada quando a Igreja se posicionar como tal.

Deixemos de ser meninos espirituais.
Não temamos o que tenta nos calar.
Busquemos conhecer as escrituras, os segredos da PALAVRA, para sermos a voz profética do Senhor neste tempo.



3° - Isolar profetas:

Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo
e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. "
Depois se deitou debaixo da árvore (zimbro)e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma".
Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.
O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa".
Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus.
Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: "O que você está fazendo aqui, Elias? "
Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".
O Senhor lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar". Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto.
Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.
Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: "O que você está fazendo aqui, Elias? "
Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".
O Senhor lhe disse: "Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria.
Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta.
Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú.
No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram".

Uma das estratégias de Jezabel é colocar medo e isolar os profetas do Senhor.
Elias, aquele grande homem de Deus, com grandes manifestações de poder, agora, estava com medo e havia fugido ao deserto, dizendo : “ fui tão zeloso, e olha só o que  me acontece”.....
Quantos hoje têm se isolado, quantos estão com medo, quantos estão dizendo “já fiz tanto, mas não vale a pena”....., “vou  pra debaixo de um zimbro”, “ vou ficar a beira do caminho pra ver o que me resta”.......


O zimbro era uma árvore pequena, sua sombra não comportava o profeta.
Muitos hoje, estão debaixo de zimbros, no deserto, isolados, esperando o que  vai acontecer, deprimidos, dizendo que não vale a pena tudo o que  já viu, toda operação de milagres, tudo o que Deus fez em suas vidas e através  dela.
Mas, a Palavra do Senhor pra você hoje é :
“LEVANTA, BEBE E COME, PORQUE A SUA VIAGEM SERÁ LONGA”.

Quando Elias , fortalecido  com aquela comida, viaja por quarenta dias até o Monte Horebe e entra numa caverna, Deus manda que ele saia e fique fora, no monte, na presença porque Ele  ia passar.

Deus não estava no vento, Deus não estava no terremoto, Deus não estava no fogo, mas numa brisa suave.

Elias talvez queria que Deus estivesse nas grandes manifestações, mas Ele  estava na suave brisa.
O Senhor está nos falando que não é do NOSSO JEITO, não é da NOSSA MANEIRA, mas como ELE QUER.
Nele está tanto  o querer quanto o realizar  (Filipenses 2:13).
Não é do seu jeito, não é como você quer.
A promessa, o chamado é de Deus, mas, no cumprimento desta promessa existem as dificuldades, existem os desertos, existem as ameaças e Deus manifesta-se quando e como quiser.
Não fique isolado, ainda existem 7000 que não se inclinaram, o propósito Dele irá se cumprir, abra seus olhos, não dê ouvidos a sugestões de Jezabel.

4° Sensualidade e Imoralidade:

Os planos do Senhor se cumpriram na vida de ELIAS, pois Elias deixa de agir sozinho e começa a agir com outros profetas do Senhor em Israel.  Ele subiu aos céus numa carroagem de fogo, Eliseu assume seu lugar e levanta uma discípulo de profeta cujo nome não sabemos para ungir a JEÚ rei (2° Reis 9 ), que aniquilaria Jezabel.
2° Reis 9:30 - 37
Em seguida Jeú entrou em Jezreel. Ao saber disso, Jezabel pintou os olhos, arrumou o cabelo e ficou olhando de uma janela do palácio.
Quando Jeú passou pelo portão, ela gritou: "Como vai, Zinri, assassino do seu senhor? "
Ele ergueu os olhos para a janela e gritou: "Quem de vocês está do meu lado? " Dois ou três funcionários olharam para ele.
Então Jeú ordenou: "Joguem essa mulher para baixo! " Eles a jogaram e o sangue dela espirrou na parede e nos cavalos, e Jeú a atropelou.
Jeú entrou, comeu, bebeu e ordenou: "Peguem aquela maldita e sepultem-na, afinal era filha de rei".
Mas, quando foram sepultá-la, só encontraram o crânio, os pés e as mãos.
Então voltaram e contaram isso a Jeú, que disse: "Cumpriu-se a palavra do Senhor, anunciada por meio do seu servo Elias, o tesbita: Num terreno em Jezreel cães devorarão a carne de Jezabel,
os seus restos mortais serão espalhados num terreno em Jezreel, como esterco no campo, de modo que ninguém será capaz de dizer: ‘Esta é Jezabel’ ".

Quando Jeú chega para matar Jezabel,ela pinta seus olhos, se arruma, porém , Jeú não cai nesta cilada.
Jezabel, cheia de imoralidade, sensualidade (imoralidade latente), despreza  a família. Tem por objetivo destruí-la.
A religião de Jezabel incluía cultos à imoralidade, com todo tipo de orgia sexual.

No Novo Testamento, vemos uma tipificação de Jezabel, quando Herodias abandonou seu marido para se unir a Herodes, porque este tinha posição de autoridade, e expôs a própria filha à imoralidade ao próprio Herodes e aos que estavam à mesa com ele, só para ter a cabeça do profeta.   (Mc 6:21-28).

Como igreja precisamos cuidar para que este espírito não tenha lugar em nosso meio.
A moda ditada por Jezabel, que expõe as formas e o corpo tanto do homem quanto da mulher.
Roupas curtas, apertadas, transparentes, cheias de sensualidade, estão sendo usadas por  mulheres cristãs, como se fossem normal, sendo que  os maridos ainda  aprovam, acham bonito.
Homens também com roupas que valorizam o corpo.
Atitudes, palavras, olhares, falta de prudência em ações  no próprio reino são pratos cheios para que Jezabel atue , contaminando a Santidade  do ALTAR, que somos eu e você.
Não negocie princípios, não negocie valores, fuja não só do mal, mas também da aparência do mal1° Tessalonicenes 5:22


Apocalipse 22 :11 b  diz:
.....Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais.

A SANTIDADE ao Senhor desfaz os intentos de JEZABEL, pois num homem e mulher santa não há espaço para sensualidade, para a imoralidade.







CONCLUSÃO:

Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes,
pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.
Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.
Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.
Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.
Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;
pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite.
Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.
Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.
Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.
Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.
Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.
Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.
Alegrem-se sempre.
Orem continuamente.
Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
Não apaguem o Espírito.
Não tratem com desprezo as profecias,
mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
Afastem-se de toda forma de mal.
Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Aquele que os chama é fiel, e fará isso




Nenhum comentário:

Postar um comentário