domingo, 9 de março de 2014

O OLEIRO

O OLEIRO
JEREMIAS 18 : 1-6
1 A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
 
Jeremias foi um  profeta que nasceu em Analote, uma pequena vila 5 quilômetros ao norte de Jerusalém e seu pai foi um sacerdote. Ele nunca se casou e dedicou sua vida ao ministério profético. Seu trabalho estendeu-se  por quatro décadas e ele passou por diversas situações.
O Senhor o chamou para proclamar duas mensagens :
“Vê, ponho-te hoje sobre as nações, e sobre os reinos para arrancares e derrubares, para destruíres e arruinares, e para edificares e plantares (Jeremias 1:10)
Ao lermos este comissionamento,  vemos que o ministério do profeta era tanto de destruição, quanto de restauração e a ênfase central do seu chamado era o Reino do Sul. Ele falou principalmente sobre a queda de Judá e sua posterior restauração.
Jeremias proclamou esperança para Israel, no futuro.
Podemos ver no livro que as narrativas sobre sua vida revelam a força de sua devoção ao Senhor, mas  apresenta um quadro de um homem com profundas lutas interiores.
Sua pregação nunca foi popular.
Ele lutava contra o desânimo, por um ministério que não tinha aceitação por parte do povo. Várias vezes sofreu por causa da mensagem e poucas vezes recebeu incentivo.
Entretanto, em todas as suas provações ele encara sua miséria com uma honestidade  admirável. Não tratava suas dificuldades com superficialidade, mas sentia e expressava profundamente seu desencorajamento. De qualquer forma, ele levou suas perguntas e perplexidades diante do Senhor em oração, buscou consolo no Deus que o havia chamado para pregar.
Os acontecimentos deste texto aconteceram durante o reinado  do Rei Jeoaquim, que pôs fogo nos rolos proféticos  de Jeremias (Jr 36:21)
Ao contrário de seu pai Josias, Jeoaquim  não tinha amor nem pelo Senhor nem pelo profeta.
Há mais de trinta palavras  hebraicas relacionadas a olaria, pois a manufatura de cerâmica era a principal indústria do Oriente próximo naquele tempo e sem dúvida ele havia passado várias vezes  em frente a casa do oleiro, mas dessa vez  Deus tinha uma mensagem especial para o profeta, e depois de ser pregada, ela o levaria a ser preso.
O oleiro assentava-se diante de duas rodas de pedras paralelas, unidas por uma haste. Girava a roda de baixo  com os pés e trabalhava a argila na roda de cima enquanto ela se movia.
Ao assistir o processo, Jeremias viu que a Argila resistiu  às mãos do oleiro, estragando o vaso, mas , com muita paciência, o oleiro amassou a argila novamente e fez outro vaso.
A interpretação dessa imagem referia-se a nação de Israel como um todo, porém a sua aplicação era individual, chamando o povo de Judá e Jerusalém a tomar uma decisão.
Também hoje, essa imagem nos convida a tomar uma decisão pessoal : Descer a casa do oleiro.
Ao meditar neste texto, nesta parábola, podemos tirar algumas conclusões
  1. O OLEIRO :
    Assim como o oleiro tem poder sobre a argila, também DEUS tem autoridade soberana sobre nossas vidas. Isso não significa que ele seja irresponsável ou arbitrário naquilo que faz mesmo tendo TODO o poder, sendo livre para agir como  e quando quiser.
    Suas ações são coerentes com a sua natureza, que é santa, justa, sábia e amorosa. Deus não necessita de qualquer conselho nosso e não temos direito algum de criticá-lo.
    Quem pois conheceu a mente do Senhor? Quem foi o seu conselheiro?  (Romanos 11:34)
     
     Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? (Romanos 9:20)
     
    Deus não muda seu carácter nem precisa se arrepender de seus atos, mas é soberano em sua liberdade de alterar suas ações dependendo da reação das pessoas.
    Não precisamos explicar a vontade de DEUS, antes de sermos capazes de lhe obedecer.
    Como filhos Dele, vivemos de promessas  e de princípios, não de explicações teológicas, e Deus não tem obrigação de nos dar explicação alguma sobre qualquer um de seus atos, até porque se Ele explicasse talvez não o entenderíamos.
     
    Jesus disse  em João 7:17
     Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.
     
    Deus pode usar mãos diferentes para nos moldar – pais, irmãos, professores, ministros, escritores – e muitas vezes nos podemos lhes resistir. Mas, se o fizermos, também estamos lutando contra o Oleiro.
     
    Uma outra palavra relacionada ao  oleiro no hebraico é “forjar” – preparar.
    Como Oleiro, Ele está nos forjando, nos preparando a cada dia, em cada situação.
     
    Os pássaros obedecem ao que DEUS lhes diz, a água é constante na natureza : em grandes altitudes transforma-se em neve e nos lugares  mais baixos corre como rios.
    O povo de DEUS , porém muitas vezes  é incoerente, disposto a aproveitar as bênçãos , mas não a obedecer-lhe.
    O que seria de nós se a natureza agisse desta forma?
     
     
  2.  AS RODAS DO OLEIRO.
     
    Para trabalhar a argila, o oleiro tinha um equipamento com duas rodas paralelas unidas por uma haste, onde ele girava a roda inferior com o seus pés e na roda superior trabalhava a argila.
    Para trabalhar a argila ele precisava  colocar as rodas em movimento.
    O agir de Deus  em nossa vida não é algo estático, parado, mas constante. Para moldar-nos , Deus nunca irá parar de agir.
    Se queremos  o moldar de Dele, queremos então o seu agir, a sua obra, o seu poder colocando-nos em movimento.
    Não  posso desejar  o moldar de DEUS ,e  ao mesmo tempo desejar ficar parado.
    Não tem como Ele agir, se não me disponho a mover-me conforme a direção e a velocidade que Ele impõe sobre minha vida.
    Deus  nos move para agir em nós.
    Muitas vezes  quando somos “movimentados”, quando as situações cômodas da nossa vida se movimentam é Deus agindo, é ELE trabalhando para nos moldar, para agir em nossa vida.
    Entregue-se ao mover de Deus em sua vida.
     
     
  3. A argila – o barro
     
    Nós não somos o oleiro, não somos o instrumento de trabalho do oleiro, nós somos o barro.
    Há um texto bíblico que gosto muito :
     
    Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. ( Romanos 8:28)
     
    A argila, ou o barro como conhecemos é a que tem o menor tamanho na classificação granulométrica das partículas do solo.
     
    Não podemos confundir nosso lugar. Somos barro nas mãos do oleiro, que nos molda como quer e onde quer.
    Quando o barro é colocado sobre a roda, ele ainda está sem forma, é apenas um “torrão”, um elemento físico sem uma forma definida. Mas, a medida que a roda começa a girar, o oleiro com suas mãos começa a dar forma a este barro, buscando fazer um vaso  perfeito.
    Deus nos molda, trabalha em nós e assim como o oleiro paciente, Ele está disposto a nos moldar novamente quando resistimos a Ele e causamos estragos em nossa vida.
    Um pregador escocês chamado Alexander Whyte costumava  dizer que a vida cristã vitoriosa é uma série de recomeços.
    Por certo, sofremos as consequências de nossos pecados, mas  nenhum erro em nossa vida precisa ser fatal, ou final.
    O Senhor deu um recomeço a Abraão, a Moisés, a Davi, a Jonas a Pedro  quando erraram e pode fazer o mesmo por nós nos dias de hoje.
    Se somos orgulhosos, não gostamos de ouvir fazer  sobre a soberania de Deus .
    O Senhor Jesus nos disse em João 16:33 que teríamos aflições – esta também era uma promessa, mas ele também disse: “Tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
 
 
 
Conclusão:
Existem situações em nossa vida que são oportunidades que Deus nos dá, para crescermos, para sermos refeitos, sermos moldados por Ele.
Por isso é que se diz: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião". Hebreus 3:15
Deus como oleiro nunca deixará o barro amassado, mas também nunca deixará o vaso imperfeito . Ele agirá. Não podemos se o resistirmos com um coração duro, Ele não poderá trabalhar em nós , nos moldando, nos  forjando como Ele  quer.
Precisamos descer a casa do oleiro, nos entregarmos em suas mãos para que Ele nos molde, nos refaça.
 
 
Palavra para hoje :
Isaías 43 :
1 Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
2 Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
3 Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.
4 Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.
5 Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.
6 Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra,
7 A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz.
8 Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos.
9 Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.
10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.
12 Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus.
13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?
14 Assim diz o SENHOR, vosso Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós enviei a babilônia, e a todos fiz descer como fugitivos, os caldeus, nos navios com que se vangloriavam.
15 Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei.
16 Assim diz o Senhor, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda;
17 O que fez sair o carro e o cavalo, o exército e a força; eles juntamente se deitaram, e nunca se levantarão; estão extintos; como um pavio se apagaram.
18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
19 Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
20 Os animais do campo me honrarão, os chacais, e os avestruzes; porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito.
21 A esse povo que formei para mim; o meu louvor relatarão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário