domingo, 16 de março de 2014

O PERSEVERAR DA IGREJA

O PERSEVERAR DA IGREJA

ATOS 2:
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
44 Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.

A fé cristã não está edificada sobre especulações ou mitos, mas está firme sobre atos soberanos e testemunhos dados pelo Deus Encarnado (Jesus).
Com muitas e infalíveis provas é um argumento que fundamenta a nossa confiança na ressurreição do nosso Senhor. (ATOS 1:3)
A expressão grega traduzida por infalíveis provas refere-se a uma prova decisiva e convincente.
O livro de Atos  fornece uma história condensada da Igreja Primitiva. Um testemunho maravilhoso da expansão do evangelho desde Jerusalém até Roma.
Atos dos Apóstolos narra como Espírito Santo impeliu nossos irmãos em Cristo a darem prosseguimento à ordem de Jesus de  serem Suas testemunhas em todo o mundo.
Os relatos em Atos são exemplos encorajadores, testemunhos que nos impulsionam porque aqueles irmãos estavam revestidos do Espírito Santo.
Aquele mesmo poder que os movia, está disponível a nós.
Não testemunhamos de um Cristo morto, mas de  Cristo que  veio, morreu, ressuscitou, está vivo e continua a operar por meio de sua Igreja.
Podemos dizer  hoje que os dias são maus, que vivemos dias terríveis. É só prestarmos a atenção a tudo aquilo que vemos acontecendo  em toda terra. Cada vez mais vemos  e ouvimos notícias terríveis em áreas diversas.
Vemos também um evangelho  que não é o de Jesus, e que se “formatou”  a cultura pós-moderna em que vivemos nestes dias.
Vivemos os últimos dias antes da volta de Jesus para buscar sua Igreja e precisamos ser a resposta para essa geração que jaz no maligno.
Existe uma certa dificuldade em discernir, em compreender o “tempo” em que a igreja vive, pois, vemos muitas práticas que distanciam-se da Palavra, daquilo que é verdadeiro e podemos ser confundidos na caminhada.
Este texto de Atos 2 nos traz algumas direções para que continuemos  sendo a expressão do evangelho, do poder de Deus  na face da terra.



1°  - “PERSEVERARAM NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS”:
A palavra para doutrina  aqui é  “DIDAKE”.
Didake é uma palavra grega que dá origem a palavras em português como DIDÁTICA e outras mais e significa ENSINO.
Podemos  então dizer que eles perseveravam no ensino dos apóstolos.
Um dos grandes problemas hoje é que muitos conhecem um pouco a Palavra, têm algumas experiências com Deus  e começam a sentir-se os “ungidões“ , descobridores de novas doutrinas, de novos ensinos.
A igreja primitiva perseverava nos ensinos, nas direções de seus líderes.
Hoje está  meio difícil de se  falar e compreender isso, já que  muitos preferem buscar e receber ensinos da internet que tudo aceita, onde tudo é publicável e onde  se atrai um grande número de pessoas de diversos grupos diferentes que são simpáticos a  ensinos diversos.
Vivemos a “era da diversidade”, ou seja, tudo é relativo, eu concordo com você diz, só que não ,porque tenho meu pensamento , a “minha” maneira de ver as coisas.
O pior, muitos  são levados por ventos de doutrina, porque não conhecem as Escrituras, então , aquilo que soa bem ao seu ouvido é aceito como verdade, compartilhado como verdade , como “amor”, como “palavra”, como “vida cristã”, e infelizmente não são poucos que caem neste engodo.
Nunca se viu tanto cristão preguiçoso, que não lê, que não medita, que não conhece nada de Bíblia e por isso mesmo , é enganado por qualquer discurso que apareça.
Precisamos perseverar na PALAVRA ,no ENSINO DA PALAVRA, na busca do Conhecimento da PALAVRA. A igreja sente a falta de “MESTRES”

2° - “PERSEVERAVAM NA COMUNHÃO”:
A palavra  grega traduzida por comunhão significa  compartilhar sua vida com outros cristãos .
Comunhão  não significa  apenas “estar juntos” numa reunião .
O termo  aqui é   “KOINONIA”, que no Grego secular significa “um relacionamento íntimo e estreito que as pessoas aceitam entre si” .
A igreja primitiva não se ateve somente a converter pessoas , mas  também as discipulou.
Podemos muito bem parafrasear dizendo : Perseveravam na Aliança.
A cultura humanista hoje faz com que muitos não perseverem na comunhão, na aliança, aliás,  para estes,  aliança e comunhão se torna impraticável quando há uma discordância daquilo que sinto ou penso.
Muitos se levantam “em  nome da verdade”, porém, na verdade estão longe dela, não praticam a KOINONIA, não andam em aliança.
Praticar KOINONIA não é tão somente ter belos e agradáveis momentos , mas é estar juntos em todos os momentos, em todas as  concordâncias e  principalmente discordâncias pois é aí que  se demonstra a profundidade da Aliança.
Praticar KOINONIA é   viver de tal modo que   meus esforços não serão medidos para viver em aliança, em comunhão.
Eu posso não concordar com aquilo que você pensa e diz, mas a aliança que tenho contigo não me permite desistir de  caminhar junto com você.
Aquilo que você diz   pode não ser agradável aos meus ouvidos mas  a Aliança que temos é maior e mais profunda e nos permite perseverar na comunhão.
KOINONIA – Nestes dias maus , precisamos perseverar  na KOINONIA.

3° - “PERSEVERAVAM NAS ORAÇÕES”:
A fé cristã na Igreja Primitiva era uma realidade diária, não uma rotina semanal. Isso porque o Cristo Ressurreto era uma verdade viva para eles, e seu poder de ressurreição operava na vida deles por meio do Espírito.
Martinho Lutero disse :
"Atualmente estou tão ocupado que não posso passar menos de quatro horas por dia na presença de Deus."
Robert Law, um oficial do exército britânico do século  XIX disse :
"A oração é um instrumento poderoso não para fazer com  que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra."

CHARLES H. SPURGEON, que se converteu em janeiro de 1850, aos quinze anos de idade, e aos dezessete tornou-se pastor de uma igreja Batista na Inglaterra  disse:
"A oração em si mesma é uma arte que somente o Espírito Santo pode nos ensinar. Ele é o doador de todas as orações. Rogue pela oração - ore até que consiga orar, ore para ser ajudado a orar e não abandone a oração porque não consegue orar, pois nos momentos em que você acha que não pode, é que realmente está fazendo as melhores orações. Às vezes quando você não sente nenhum tipo de conforto em tuas súplicas e teu coração está quebrantado e abatido, é que realmente está lutando e prevalecendo com o Altíssimo."

C. S. Lewis disse :

"As minhas orações não mudam a Deus, mudam a mim mesmo."

O apóstolo Paulo nos  recomenda em Efésios 6: 18 :
 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

Precisamos perseverar na oração, orar sempre, sempre orar.

4°  - “EM TODA ALMA HAVIA TEMOR”:

O que significa temor?
Para muitos, temor significa  “TER MEDO” de algo, ou de alguém.
Provérbios 14:27 diz :
O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte.
Encontramos  expressões assim mais de 25 vezes na Bíblia, sendo a maioria no livro de Provérbios.
Temer a Deus não é ter um medo, um pavor irracional mas sim ter consciência, compreensão  que Ele é Onipresente- Está em todos os lugares, Onipotente- tem todo o Poder, Onisciente- conhece todos os nossos pensamentos.
Ter temor é apreciar sua qualidades : Santo, Justo, Poderoso, Criador e Juiz de Todos
O temor de Deus traz entendimento e nos guarda dos caminhos maus e este respeito profundo pelo Senhor  nos dá motivos para evitar o pecado em nossa vida.
Não podemos perder o temor do Senhor, sob pena de minimizarmos a importância de Deus diminuir a reverência a sua pessoa.
Este temor é essencial  para que permaneçamos firmes  nestes dias em que vivemos, é essencial para o crescimento da igreja, é essencial para nossa vida cristã.
Temer a Deus é resultado  da nossa redenção a Ele e expressa em nossa submissão, em nosso coração voluntário, quebrantado, que reconhece a santidade e soberania de DEUS.
O temor ao Senhor nos faz obedecer seus mandamentos, nos faz ser chamados de amigos de DEUS.
Salmos 25 :14 diz :
A intimidade do Senhor é para os que o temem.

Conclusão :
Essas práticas traziam a manifestação de sinais e maravilhas, trazia unidade, fazia com que  tivessem uma vida em comum.
ATOS 2 :
46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Que o Senhor nos dê graça para praticarmos  estas verdades, a fim de que sejamos Cheios do Espírito Santo e cumpramos sua vontade como Igreja na face da terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário