domingo, 24 de novembro de 2013

CARTAS AS SETE IGREJAS DO APOCALIPE

 CARTAS AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE


APOCALIPSE 1
1Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
2O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
3Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
4João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
5E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
6E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
7Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
8Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
9Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
10Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
11Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
12E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
13E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
14E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
15E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
16E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
17E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
18E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
19Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;
20O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.

INTRODUÇÃO:

“NUNCA PROFETIZE”, aconselhou o humorista norte-americano Josh Billings, “POIS SE VOCÊ PROFETIZAR INCORRETAMENTE,NINGUÉM SE ESQUECERÁ, E SE PROFETIZAR CORRETAMENTE, NINGUÉM SE LEMBRARÁ”.

Inúmeras profecias surgiram e desapareceram ao longo dos séculos e, no entanto, Apocalipse, escrito pelo Apóstolo João no final do primeiro século continua vivo.
O termo grego  - APOKALYPSIS, dá origem a palavra Apocalipse, que hoje infelizmente é sinônimo de catástrofe.

O verbo significa simplesmente : “descobrir, revelar, tornar manifesto“
Neste livro, o Espírito Santo abre as cortinas e dá o privilégio de ver  Cristo Glorificado no Céu e o cumprimento de seus desígnios soberanos no mundo.
Em outras palavras, Apocalipse é um livro aberto, no qual Deus revela seus planos e propósitos para a  IGREJA.
O Espírito  Santo usou o Apóstolo João  para escrevê-lo por volta do ano 95. d. C. durante o reinado do Imperador Tito Flávio Domiciano.
O imperador havia exigido que todos o adorassem como “Senhor e Deus”, e a recusa dos cristãos em obedecer o seu decreto resultou em intensa perseguição.
João foi enviado para a ilha de Patmos, uma colônia penal de Roma na costa da Ásia menor.
Originalmente, o livro foi enviado a sete igrejas reais da Ásia menor, mas João deixa claro que  é uma mensagem para toda a IGREJA, para todo Cristão – Apocalipse 1:3
Precisamos ter a compreensão de alguns símbolos e termos usados neste texto:

SETE CASTIÇAIS DE OURO:
Representam as sete igrejas nomeadas no versículo 11
FILHO DO HOMEM:
Uma referência a Daniel 7:13. Se compararmos estas duas passagens, além do uso da expressão Filho do Homem (Mateus 20:28) em relação a si mesmo, notamos que Cristo é o sujeito dos versículos 12 a 18.
A veste comprida e o cinto de ouro indicam que o Cristo Glorificado está vestido como um sumo sacerdote (Êxodo 28:4)
A aparência branca da cabeça e dos cabelos é um paralelo a descrição do ancião de dias.
Os olhos de Cristo, como chama de fogo indicam sua justiça, assim como seu Juízo sobre  todas as coisas impuras
Seus pés, semelhantes ao latão reluzente podem significar respeito ou poder, assim como o domínio sobre todas as coisas, já que tudo está debaixo de seus pés (1Coríntios 15:25).
AS SETE ESTRELAS SÃO OS ANJOS DAS SETE IGREJAS:
Esses anjos  podem designar literalmente seres espirituais, guardiões destas igrejas em meio à guerra espiritual.
Alguns intérpretes vêm a possibilidade de anjo da igreja ser uma referência ao pastor humano, instrumento designado por Cristo para presidir as assembleias locais.
UMA AGUDA ESPADA DE DOIS FIOS:
Era uma espada longa e afiada dos dois lados, a qual, saindo da boca de Cristo, simboliza o poder e o juízo que a Palavra de DEUS promove ao penetrar no profundo do coração humano.

AQUELE QUE VIVE, FOI MORTO E VIVERÁ PARA TODO O SEMPRE:
Ele está se referindo a SUA existência eterna, a Sua vinda como Homem, a Sua morte na cruz e a Sua condição gloriosa de ressurreto.
AS CHAVES DA MORTE E DO INFERNO:
Apontam para a autoridade de Cristo sobre todos aqueles que morreram e  sobre o próprio satanás .


A CARTA AS SETE IGREJAS

De uma forma organizacional, as cartas se enquadram em uma seção de sete partes, com algumas variações
1-  Uma saudação
2-  Um título a Cristo retirado da visão do capítulo
3-  Um elogio à igreja
4-  Uma crítica
5-  Um aviso
6-  Uma exortação para ser mais atencioso
7-  Uma promessa, começando com a fórmula : AO QUE VENCER.


ÉFESO: Apocalipse 2: 1 – 7
Éfeso era a cidade mais importante na Ásia Menor quando  Apocalipse foi escrito. Tratava-se do centro de adoração a Artemis (ou Diana) a deusa grega da fertilidade.
Era um ponto comercial estratégico e um grande porto, e estas são algumas das razões pelas quais Paulo investiu quase três anos no estabelecimento da igreja em Éfeso e nas cidades circunvizinhas da província.
A igreja de Éfeso estava solidamente estabelecida e tinha discernimento espiritual. Tinha sido perseverante, mas seu amor(seja a Cristo, de uns aos outros ou pelo mundo) já não era mais o mesmo. Eles precisavam arrepender-se pois uma igreja sem amor não é igreja.
Mesmo que que ela não amasse como deveria, pelo menos o Senhor podia dizer que ela odiava a obra dos Nicolaítas, os quais eram um grupo de ateístas que perturbava as congregações de Éfeso e Pérgamo.

ESMIRNA: Apocalipse 2:8-11
Esmirna era uma importante cidade portuária a 56 km ao norte de Éfeso. O culto ao imperador romano e a presença de uma  grande população judaica tornava a vida difícil para os cristãos de Esmirna.
A pequena igreja de Esmirna era materialmente pobre, mas rica em tudo o que realmente importava. As palavras de Jesus eram de incentivo, ou seja, não há nenhuma crítica.
Ele pôs um limite ao sofrimento deles e lhes reservou o dom da vida. Eles não serão condenados no juízo.

PÉRGAMO: Apocalipse 2:12-17
Em Pérgamo , a igreja se mantivera firme, apesar da pressão externa. Entretanto, alguns de seus membros haviam abraçado falsas doutrinas. Como resultado, antigas práticas pagãs estavam se infiltrando. A opção era, ou se arrepender, ou ter o próprio Senhor Jesus lutando contra eles. Pérgamo era naquela região o principal centro de culto ao imperador, além disso, um imenso altar dedicado a Zeus, que ficava sobre a acrópole.Pérgamo podia ser descrita como a “LOURDES DO MUNDO ANTIGO”. “O TRONO DE SATANÁS”, pode ser uma referência a qualquer um desses, ou a todos eles.
TIATIRA : Apocalipse 2:18-29
Na cidade de Tiatira moravam muitos trabalhadores especializados, e as associações de trabalhadores realizavam jantares que tinham conexão com os cultos pagãos.
Essa igreja era bastante heterogênea. Sob vários aspectos gozava de boa saúde. No entanto, uma mulher influente na comunidade (JEZABEL- A MULHER PERVERSA DO REI ACABE – 1° REIS 21:25 e 26) estava defendendo uma acomodação ao paganismo, com suas práticas idólatras e imorais, e muitos já haviam sido levados por este caminho. Alguns cristãos haviam se envolvido profundamente com as coisas de Satanás, talvez para demonstrar sua suposta superioridade moral, ou então , porque faziam uma falsa separação (comum no pensamento grego) entre alma e corpo.
Aqueles que continuavam fiéis recebem a promessa do poder e da presença de Cristo – a estrela da manhã.
SARDES : APOCALIPSE 3:1-6
Apesar de sua fama, a igreja de Sardes estava morrendo. O que essa igreja tinha de superar era, não a oposição de fora, mas a apatia, a indiferença e a satisfação consigo mesma.
Mas havia alguns cuja fé estava imaculada.
A cidade de Sardes havia sido capturada porque os  moradores relaxaram a vigilância.

FILADÉLFIA : APOCALIPSE 3:7-13

Filadélfia é a cidade atual de Alacehir, na Turquia. Esta carta, assim como a carta Esmirna, não contém palavras  de censura. A julgar por essas cartas, não são igrejas maiores, nem as mais impressionantes ou as mais prestigiosas que gozam necessariamente de saúde espiritual. Cristo abre a porta para o trabalho eficaz, não são aqueles que são fortes , mas aqueles que são fiéis.
LAODICÉIA: APOCALIPSE 3: 14-22

Das sete igrejas, a que aparentemente estava em pior situação era a de Laodicéia , tão orgulhosa de si que não conseguia enxergar a sua verdadeira condição. Encontrava-se tão longe do ideal, que Jesus encontrava-se do lado de fora, batendo para ser admitido na vida de pessoas que se chamavam cristãos. Essa carta está cheia de alusões a realidade local. Laodicéia era uma cidade rica, graças a  atividade bancária e a fabricação de roupas com a lã negra da região. Os moradores orgulhavam-se de sua escola de medicina, a cidade era famosa por um colírio  especial para o tratamento dos olhos. Em Laodicéia, o abastecimento de água era feito a partir de fontes termais que ficavam nas imediações. A água era canalizada até a cidade onde chegava morna.
A igreja era como a água da cidade: morna. Não havia nada ali que pudesse merecer elogios.


TRÊS  LEVANTES  CONTRA A IGREJA:

Se fizermos uma análise, veremos que contra estas sete igrejas haviam três levantes sobre os quais  precisamos tomar cuidado nestes dias, pois estas cartas  na verdade são para  toda a Igreja do Senhor Jesus na face da Terra. As sete igrejas, representam a Igreja do Senhor Jesus em Geral.
Estamos vivendo os últimos dias antes da volta do Senhor Jesus, que está as portas e não podemos como Igreja deixar de cumprir nossa missão no REINO DE DEUS.

1° LEVANTE:
Fazer com que esfriemos  no amor:

Se observarmos ,veremos que Éfeso, Sardes e Laodicéia estavam passando por este problema.

Em  1° JOÃO  4:7-8
Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

Em  João 13:35
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

Em 1° CORÍNTIOS 13:13
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
Em  Lucas 10:27
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

Quando amamos  a Deus  sobre todas as coisas, nada é mais prioritário que ELE.
Quando amamos o seu Reino e a sua igreja, nada é mais importante do que servir ao reino, do que estar em comunhão com os irmãos, do que estarmos juntos e vivermos em aliança.
Quando amamos as vidas, nada nos é pesado. Não existe reclamação a respeito do Ide, não existe reclamação a respeito do tempo, ou da falta dele, para cuidar, pastorear, consolidar vidas, levar a palavra.
Quando isto começa a ser pesado para nós, ou então, quando não estamos fazendo isso, ou estamos num estado de  apatia espiritual, onde  quando fazemos , o fazemos por obrigação, e na maioria das vezes não fazemos, é porque o AMOR está esfriando em nós.

Nós não seremos conhecidos  enquanto discípulos de Jesus pelo dinheiro que temos, pelo tamanho que temos, mas sim pelo amor que temos.
Precisamos voltar ao primeiro amor, as primeiras obras as primeiras práticas.
Talvez possamos pensar que isto não existe, porém, não havia terminado o primeiro século ainda, e estas igrejas já estavam passando por este problema de perder a paixão, perder o zelo, perder o primeiro amor.
O maior inimigo da igreja não é o mundo, somos nós mesmos. Se não vigiarmos, se não cuidarmos esfriamos no amor.
Fazemos as coisas simplesmente por fazer, por obrigação, empurrados, ou na força do nosso braço.
Tudo o que fizermos, precisamos fazer  em amor,  e por causa do amor.
Vemos  muitos celebrando o número de evangélicos no Brasil hoje com uma porcentagem perto dos 30%, porém, esquecendo-se de que existem hoje perto de 30% também destes evangélicos que estão “desigrejados”, ou  por falta de entendimento do evangelho, ou por abusos cometidos por líderes , ou por escândalos e problemas dentro da igreja.


A palavra diz :
Mateus 24: 10-13
Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.
Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;
e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo
.



2° LEVANTE :

A PERSEGUIÇÃO

A Igreja Primitiva era extremamente perseguida.
A perseguição da igreja gera duas consequências:
Ou faz com que alguns desistam ou então, as lutas e as provas fazem com que  o Cristão e consequentemente a Igreja seja fortalecida
ÉFESO, PERGAMO , ESMIRNA E FILADÉLFIA passavam por perseguições, suportavam perseguições.

Hoje se fala  de um evangelho muito distante do que  o Senhor Jesus nos disse em
JOÃO 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Se formos olhar em Apocalipse 2 :10 a Palavra diz :
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

O Senhor estabelece um tempo- dez dias.  A expressão “ dez  dias “ significa “por pouco tempo”, ou “alguns dias” – veja Gênesis 24:55 e Atos 25:6

Mateus 16:18
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

Nossa guerra é constante, somos perseguidos constantemente. Um evangelho que não alerta, que não entende que seremos afligidos e atacados de alguma forma, não é evangelho. Fala-se muito hoje de  uma vida sem problemas, sem batalhas, sem tribulações. Este é um falso evangelho.
O que nos consola é que  não podemos parar  de lutar, pois  as portas do inferno não prevalecem contra a Igreja, mas é a Igreja, que mesmo em meio a lutas , batalhas e dificuldades precisa avançar contra o reino das trevas, o encurralando cada vez mais.
NÃO PODEMOS TER UM DISCURSO  E  PREGAR UMA MENSAGEM TRIUNFALISTA, mas precisamos crer que Nada e nem ninguém detém a obra do Senhor, pois ela é SANTA e o Santo de Israel, o Guarda de Israel é quem vai a nossa frente, ganhando nossas batalhas. ELE É QUEM TEM O ESCAPE PARA NÓS, DIANTE DE TODA GUERRA, DE TODAS AS PROVAÇÕES QUE NOS SOBREVÊM.
Naquele tempo, os Judeus e os Romanos queriam que os Cristãos negassem o nome de Jesus.
É isso que a perseguição tem como alvo, fazer com que neguemos o nome de Jesus digamos : Jesus é anátema, Jesus é maldito.
Muitos voltaram atrás para se preservarem.
Não negue o nome de Jesus, não retroceda, não volte para trás, continue avançando contra as portas do inferno.
COLOQUE SOBRE O ALTAR O SEU NOME, A SUA INTEGRIDADE, A SUA SEGURANÇA, mesmo que lhe matem, não negue o nome de Jesus.
No Brasil ainda não somos ameaçados de morte, mas sofremos perseguições de outras formas. Se vermos hoje  algumas leis,  que estão sendo aprovadas começam a trazer uma perseguição mais incisiva contra a igreja no Brasil. O estado se diz laico, porém, se contradiz em algumas ações, em alguns investimentos.
PRECISAMOS ASSUMIR O CRISTIANISMO EM SUA PLENITUDE, mesmo que soframos perseguições, mesmo que soframos tribulações. Não podemos nos amoldar a cultura, a política, fazermos a tal política da boa vizinhança, do politicamente correto.
PERSEVERE, FIQUE FIRME, LUTE, NÃO SE ENTREGUE, NÃO DESANIME E VENÇA.



3° LEVANTE

As mesmas práticas do mundo

ÉFESO, PÉRGAMO E TIATIRA, haviam sofrido levantes de falsos profetas.
Éfeso , havia resistido.
Podemos ver que havia presença dos falsos apóstolos e também dos nicolaítas- que eram um grupo ateísta que perturbava as congregações de Éfeso e Pergamo, com ensinamentos e práticas imorais e até mesmo idólatras . Alguns associam este grupo a NICOLAU, um dos sete líderes eleitos na Igreja de Jerusalém.
Vemos também a menção de BALAÃO, BALAQUE na Igreja de PÉRGAMO.
A questão aqui é a mesma , ou seja,trata-se daquilo que é comido no templo do ídolo – o evento em si , não apenas o cardápio.
Vemos a presença de JEZABEL,  a perversa mulher de satanás, trazendo confusão e mistura com as práticas pagãs e  adoração a BAAL.

Precisamos cuidar com a linha tênue entre o que  é lícito e o que convém.

1°CORÍNTIOS 6:12
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

Existem muitas práticas na igreja hoje, que são semelhantes as práticas do mundo. Cuidamos tanto de algumas coisas e nos esquecemos de outras.
Vemos  muitas congregações por exemplo, com festas JUNINAS, com festas PAGÃS, HALLOWEN GOSPEL, outras práticas que são semelhantes  ao mundo.
Vemos pregadores que deixam a “ GRAÇA” uma “desgraça barata”.
Alguns têm dito por exemplo que o sexo antes  do casamento  não é pecado porque o casamento não tem nada a ver com uma cerimônia e que se duas pessoas se amam elas são livres para fazer o que bem entenderem.
Outros  casam-se e separam-se e casam-se de novo como  se troca de roupas- alguns até os tais “artistas gospel”, influenciando os  mais novos na fé, como se isso fosse lindo, maravilhoso e aprovado por Deus.
Líderes que admitem práticas homossexuais e que celebram cerimônias de união de pessoas do mesmo sexo e são exaltados pela mídia pela sua  “compreensão”.
Outros, em nome da “carreira artística” vendem-se a emissoras , a gravadoras e  aí, para cumprir contratos têm que calar-se diante de oportunidades de testemunho.
Alguns “ministros”  e “televangelistas” exigem cachê, exigem marca de equipamento, exigem público mínimo como se fossem estrelas do show business , explorando o povo, explorando as igrejas , levados por líderes que também não têm visão do reino, não sabem para  onde conduzir o rebanho, sendo que a PALAVRA tem sido aos poucos apagada pelo tal “mercado gospel”.
Igrejas onde o seu culto é muito mais parecido com um show, do que com um tempo de adoração ao cordeiro, onde a  presença de DEUS é medida muito mais pela altura dos gritos e barulho, pelo peso do som, pelas luzes e gelo seco, pelos equipamentos  de multimídia instalados, tudo para entreter o “público”.
Isso é semelhança com o mundo, com as festas pagãs, isto atrai pessoas mas não  traz salvação, não as leva a experiência com o JESUS DA CRUZ.

Se formos parar para analisar, a igreja  no Brasil tem se desviado da Palavra, do verdadeiro propósito de DEUS para a nação.
Há alguns anos, vários homens de DEUS vieram ao Brasil e profetizaram : “BRASIL , CHEGOU A TUA HORA”, e o que é que temos feito com a HORA DE DEUS PARA O BRASIL?
Sempre onde há o Avivamento Genuíno, há também o falso, porém, não podemos deixar que aquilo que é falso, humano e grotesco apague e  faça com que percamos aquilo que Deus quer fazer em nossa nação.
Não podemos perder o tempo de Deus  para a Igreja, não podemos negociar com o mundo, não podemos  permitir que  haja confusão das coisas mundanas com a SÃ DOUTRINA.




Conclusão :

Existem neste mesmo texto algumas promessas :

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
Apocalipse 2:7

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte.
Apocalipse 2:11

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Apocalipse 2:17

Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos do oleiro, assim como eu recebi autoridade de meu Pai;
também lhe darei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito dia às igrejas.
Apocalipse 2:26-29



O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Apocalipse 3:5

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.
Apocalipse 3:12

Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
Apocalipse 3:21

EM TODAS ELAS : QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ AS IGREJAS.

E EM TODAS ELAS TAMBÉM, UM CHAMADO AO ARREPENDIMENTO .

OUÇAMOS O QUE O ESPÍRITO DIZ A IGREJA NESTES DIAS, ARREPENDA-MO-NOS E PERSEVEREMOS ATÉ O FIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário