domingo, 22 de setembro de 2013

FILEMOM

FILEMOM

Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a você, Filemom, nosso amado cooperador,
à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que se reúne com você em sua casa.
A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Sempre dou graças a meu Deus, lembrando-me de você nas minhas orações,
porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos.
Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo.
Seu amor me tem dado grande alegria e consolação, porque você, irmão, tem reanimado o coração dos santos.
Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever,
prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus,
apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso.
Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim.
Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração.
Gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar enquanto estou preso por causa do evangelho.
Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado.
Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre,
não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão.
Assim, se você me considera companheiro na fé, receba-o como se estivesse recebendo a mim.
Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta.
Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: Eu pagarei — para não dizer que você me deve a sua própria pessoa.
Sim, irmão, eu gostaria de receber de você algum benefício por estarmos no Senhor. Reanime o meu coração em Cristo!
Escrevo-lhe certo de que você me obedecerá, sabendo que fará ainda mais do lhe que peço.
Além disso, prepare-me um aposento, porque, graças às suas orações, espero poder ser restituído a vocês.
Epafras, meu companheiro de prisão por causa de Cristo Jesus, envia-lhe saudações,
assim como também Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.
A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de todos vocês.
Filemom 1:1-25

Paulo estava em Roma  como prisioneiro e Filemom em Colossos, sendo o motivo desta carta um homem chamado Onésimo, que tinha sido escravo  e fugido de Filemom, e ao vir para Roma de alguma forma conhece Paulo e se converte ao Evangelho de Jesus.
Não há uma clareza de  detalhes, mas ao que se parece, Onésimo havia roubado  e fugido para Roma, na esperança de desaparecer no meio da multidão desta que na época era a metrópole   , a sede do império.
Para Paulo seria melhor que Onésimo ficasse para continuar o auxiliando  em sua prisão – que alguns acreditam ser domiciliar, já que  haviam ali outros homens com ele, porém existiam obrigações  a serem cumpridas para com  Filemom. Por lei, o senhor tinha permissão para executar o escravo que se rebelasse ou fugisse, porém ele era cristão .Se perdoasse Onésimo, o que será que outros senhores  e escravos poderiam pensar? Se o castigasse, como será que isto afetaria seu testemunho como cristão?
Muito provavelmente Onésimo e Tíquico levaram esta carta, junto com a Carta aos Colossenses (Colossenses 4:7-9) e nela podemos ver alguns papeis importantes nestes três homens:
PAULO, FILEMOM E ONÉSIMO.

-Paulo:  
Não foi o Apóstolo Paulo que fundou a Igreja em Colossos, na verdade ele nem a tinha visitado. É  muito provável que  essa Igreja tenha começado como fruto do seu ministério em Éfeso e que Epafras fosse o pastor fundador. Essa Igreja se reunia na casa de Filemon e Áfia, sua esposa.
Alguns acreditam que  Arquipo era filho de Filemon, porém não sabemos ao certo. Talvez ele fosse o presbítero substituto de Epafras, que foi a Roma para ajudar Paulo.
Paulo expressa nesta carta seu profundo amor pelos seus irmãos e lembra que estava preso por causa de Jesus Cristo.
A igreja primitiva se reunia nos lares e talvez esta , na casa de Filemom fosse uma das duas congregações de Colossos (COLOSSENSES  4:15).
Paulo costumava começar suas cartas com palavras de gratidão e louvor a DEUS  e nessas ações de graças , Paulo descreve seu amigo Filemom como um homem de amor e de fé, tanto para com Jesus, quanto para  com seus irmãos em Cristo.
Paulo não usa de uma retórica para tentar convencer a Filemom a receber Onésimo, mas , por causa de seu amor por  ele, conhecendo suas ações o descreve  desta forma e não impõe a Filemom , antes porém  apela em nome deste amor – versículos 8 a 10
Paulo também orava sempre por Filemom, nos versículos 4 e 5  ele expressa isso muito claro
Ele também chama Onésimo de Filho e  no grego “meu filho”  significa criança. A imagem do pai e do filho é usada em outros textos  por Paulo ao falar de  pessoas que se  converteram ao evangelho.
Ele havia “gerado” e possuía responsabilidade pessoal ao apresentar Onésimo a Cristo e ao fazer este pedido a Filemom.
Onésimo era útil para Paulo naquele momento de sua vida, auxiliando-o naquilo que Filemom não podia ,porém, ele resolve   enviá-lo de volta.
Ele, após apelar para a confiança de Filemom nele próprio, apela para a mente de Filemom e sua visão de DEUS. O versículo 15 diz :
“Talvez por isso ele se apartasse de ti por algum tempo, para que tu o recuperasses para sempre;”
Parafraseando, ele disse:
“Você já pensou porque Onésimo foi embora?
No versículo  19 Paulo  diz  : “DE MINHA PRÓPRIA MÃO”, não só dizendo que ele escrevia de próprio punho, mas porque também esta carta poderia ser considerada um documento legal que o obrigaria a pagar os danos causados por Onésimo.
-Onésimo:
Onésimo – que significa ÚTIL, era um escravo que  fugiu da casa de Filemom , e ao conhecer a Paulo  e o evangelho de Jesus, se converte e começa a servir o Apóstolo Paulo, sendo-lhe agora também útil.
Paulo faz um jogo de palavras , dizendo que antes ele era inútil, mas agora útil.
Podemos lembrar das palavras de Jesus em  Lucas 17:9 e 10 :
-Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não.
Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.
Já ouvi muitos dizerem que  somos tão inúteis ,porque não fazemos nem aquilo que  Jesus nos manda fazer, mas creio que a  conotação é diferente. Quando alguém faz algo, com intenções legalistas em seu coração como por exemplo trabalhar somente para receber o valor de seu salário no fim do período, é isso que ele irá receber. Só o seu salário.
Ouvimos muitos termos hoje em dia tais como : Cobrar a DEUS, por Deus na prensa, exigir, se revoltar contra Deus (absurdo, mas ouvimos), como  se Deus tivesse uma obrigação salarial para  conosco.
Tudo o que fizermos  com este coração, receberemos limitadamente – como servos inúteis- a nossa paga.
Porém, precisamos compreender que Ele já não nos chama mais servos, mas sim amigos.
João 15:15 diz :
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Precisamos  ter esta mudança em nossa mente.
Onésimo agora se tornara útil e decidiu voltar  no lugar de onde havia fugido, havia desonrado, havia causado dano, não mais como escravo, muito mais do que isso, ia como irmão em Cristo.
Decisões como esta não são fáceis em nossa vida.
Cerca de 50 anos depois de Paulo, Inácio escreveu uma carta ao “BISPO ONÉSIMO”, líder da igreja em Éfeso.
Não há certeza se este Bispo é o mesmo escravo que já tinha morado em Colossos, mas é muito provável. O povo pode ter vindo a conhecer Onésimo no meio do caminho de volta Filemom, isso é perfeitamente possível já que Onésimo viajou com Tíquico,o qual entregou as cartas aos Efésios e aos Colossenses (Efésios 6:21, Colossenses 4:7-9)
-Filemom:

Filemom era um homem com posses, sendo que possuía escravos que trabalhavam em sua casa.
Algumas citações de Paulo  mostram que ele era um cristão de amor não só para com JESUS, mas também para com seus irmãos.
Sua vida abençoava a outros, sua casa era um lugar onde a Igreja se reunia , para nós  talvez hoje seja fácil pensar nisso, imaginar  que  era algo cômodo, mas na época , devido as circunstâncias do início da IGREJA, não era algo tão fácil assim.
Filemom era um homem que tinha comunhão com seus irmãos em Cristo e que através desta comunhão abençoava a outros. Havia se convertido e  a sua  conversão o fez ser sal e luz.
Paulo sabia o que estava fazendo quando envia Onésimo de volta a casa de Filemom. Não sabemos ao certo se este homem havia se convertido antes   ou depois do seu escravo fugir, porém, podemos ter a certeza de que Paulo sabia o que estava fazendo, conhecia o coração deste homem e também proporcionaria a ela uma oportunidade de reconciliação.
Filemom e Onésimo não eram apenas irmãos espirituais no Senhor, mas  tinham o mesmo “pai” espiritual.
O termo traduzido “por companheiro” é  KOINONIA, que significa : “TER EM COMUM”, COMUNHÃO”.

Grandes lições desta pequena carta:
-Em Cristo, sempre há espaço para reconciliação e uma segunda chance para as pessoas.
-Como Deus trabalha para levar pessoas à experiências de Fé e restabelecer relacionamentos.
- O valor dos relacionamentos de discipulado. Como pessoas mais maduras na fé, experimentados na fé podem nos ajudar a resolvermos nossos conflitos e problemas.
-Em Cristo, pessoas podem sim mudar. Se  notarmos as fases que Onésimo passou : De escravo a ladrão e fugitivo, e depois em refugiado, convertido, penitente , irmão e possivelmente Bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário