Salmos 73
Certamente Deus é bom para Israel,
para os puros de coração.
Quanto
a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei.
Pois tive inveja dos arrogantes
quando vi a prosperidade desses ímpios.
Eles
não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte.
Estão livres dos fardos de todos; não
são atingidos por doenças como os outros homens.
Por
isso o orgulho lhes serve de colar, e se vestem de violência.
Do seu íntimo brota a maldade; da sua
mente transbordam maquinações.
Eles
zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão.
Com a boca arrogam a si os céus, e
com a língua se apossam da terra.
Por
isso o seu povo se volta para eles e bebem suas palavras até saciar-se.
Eles dizem: "Como saberá Deus?
Terá conhecimento o Altíssimo? "
Assim
são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas.
Certamente foi-me inútil manter puro
o coração e lavar as mãos na inocência,
pois o
dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado.
Se eu tivesse dito "falarei com
eles", teria traído os teus filhos.
Quando
tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim,
até que entrei no santuário de Deus,
e então compreendi o destino dos ímpios.
Certamente
os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína.
Como são destruídos de repente,
completamente tomados de pavor!
São
como um sonho que se vai quando a gente acorda; quando te levantares, Senhor,
tu os farás desaparecer.
Quando o meu coração estava
amargurado e no íntimo eu sentia inveja,
agi
como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal
irracional.
Contudo, sempre estou contigo; tomas
a minha mão direita e me susténs.
Tu me
diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras.
A quem tenho nos céus senão a ti? E
na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti.
O meu
corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a
minha herança para sempre.
Os que te abandonam sem dúvida
perecerão; tu destróis todos os infiéis.
Mas,
para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio;
proclamarei todos os teus feitos.
Asafe foi colocado pelo
Rei Davi juntamente com Hemã e
Etã (Jedutum) para atuar como músicos
e líderes da adoração no
tabernáculo construído durante seu reinado
Era levita e
foi separado para esta atribuição.
1° Crônicas 16:37
Então Davi deixou ali,
diante da arca da aliança do SENHOR, a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem
continuamente perante a arca, segundo se ordenara para cada dia.
1 Crônicas 25
:1
E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o
ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com
harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos
para a obra do seu ministério:
Tinha um
grande responsabilidade, já que o número
só de músicos era de 4000 homens.
E quatro mil porteiros, e quatro mil para
louvarem ao SENHOR com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.
1 Crônicas 23:5
1 Crônicas 23:5
Depois de DAVI, foi
ele quem escreveu o maior número de Salmos- 12 no total : Salmos 50, e do 73 ao
83.
Este Salmo (73) trata
de um problema antigo : Porque os ímpios prosperam e os justos sofrem?
Este homem não poderia
liderar o povo no culto a Deus se duvidasse dos caminhos do Senhor.
Porém, ele encontra
resposta da adoração para seus questionamentos.
Existem nesta
experiência alguns estágios e pode ser que estejamos num destes.
Salmos 73 :1
1-
Aquele que crê, porém, firmado em seus
conhecimentos. V.1
Os problemas de Asafe
são com Deus, já que ele diz : “DEUS É BOM”.
O salmista não era ateu ou algo assim, de tal forma que ele
sabe que o Deus a quem presta culto é bom.
A grande questão é que
quando conhecemos a DEUS, temos problemas com as pessoas de nosso convívio. Um
tempo depois, temos problemas com nós mesmos, e passado mais um tempo , com o
próprio Deus a quem servimos.
Asafe sabia que
DEUS havia feito uma aliança com o Povo
de Israel, caso o povo lhe obedecesse.
Você verá isso em
Levíticos 26 e em Deuteronômio capítulos 28 ao 30.
Quando Asafe fala : “limpos
de coração”, ele não está falando SEM
PECADO, mas sim, inteiramente comprometido com o Senhor.
E este fundamento foi
o que deu origem ao seu problema.
Se Deus é bom, se Deus cumpre suas promessas,
então porque seu povo sofre e os perversos prosperavam?
Neste salmo, ele usa
os termos : “com efeito” e “ certamente” algumas vezes e a palavra “coração” aparece seis vezes
escrita.
QUANDO VOCÊ ESTIVER EM TREVAS EXISTENCIAIS,
APEGUE-SE ÀQUILO QUE VOCÊ TEM CERTEZA E JAMAIS DUVIDE DO QUE DEUS TE ENSINOU NA
LUZ.
2- Aquele que duvida : O conhecimento abalado. V. 2 e 3
O Termo hebraico
traduzido por “porém” e “quanto a mim”
indica um contraste claro entre o conhecimento e a dúvida.
Quanto mais ele avalia
sua situação em relação aos “ímpios”, mais difícil é manter-se sobre os
fundamentos que ele cria.
Existe uma diferença
entre “DÚVIDA” e “INCREDULIDADE”.
A dúvida nasce de uma
mente em conflito enquanto a incredulidade nasce da vontade obstinada, da
recusa em entregar-se a DEUS.
A pessoa incrédula não
quer acreditar, enquanto a que duvida esforça-se para tal, porém não consegue.
No versículo 3 , a
palavra “prosperidade” é o conhecimento
do termo hebraico : “shalom”.
Asafe estava com inveja do “SHALOM” dos ímpios.
DÚVIDA
3-AQUELE
QUE LUTA : O CONFLITO COM O QUE ELE VÊ E
SENTE v. 4-14
Do ponto de vista de
Asafe neste momento, os ímpios estavam feitos
na vida, tinham saúde, não enfrentavam problemas, não tinham lutas nem
na vida, nem na morte. Orgulhavam-se de suas riquezas e usavam o seu orgulho
como se fosse uma joia.
O mais triste é que
muitos do povo de Deus, pensam assim e acabam associando-se com ou desfrutando,
tirando proveito do modo de ser, agir, adquirir daqueles que não conhecem a
DEUS.
Baseado naquilo que
ele vê, Asafe chega a triste e equivocada conclusão de que perdeu tempo e
energia mantendo as mãos limpas e o coração puro.
Se ele leu o livro de
Jó, não compreendeu que não servimos a DEUS em função do que ganhamos com isso,
mas sim porque ELE é Digno de nossa adoração, de nosso serviço, independentemente daquilo que ELE permita acontecer em nossa vida.
Satanás tem uma
concepção comercial da vida de fé, e nos incentiva a servir a DEUS visando os
benefícios que podemos obter.
Se você lembrar que
quando Jesus foi tentado no deserto, satanás sempre lhe ofereceu algo para “negociar”
sua missão, seu propósito, sua fé.
Asafe quase comprou
esta idéia e entrou em conflito entre o que via e o que era o Fundamento.
4-Aquele que adora – UMA PERSPECTIVA MAIS AMPLA – V. 15 -22
Antes de tornar pública
sua filosofia e renunciar seu cargo, Asafe detêm-se para considerar as
consequências. De que maneira os mais
jovens da terra iriam reagir se um dos líderes do culto no tabernáculo desse as costas a JEOVÁ,à Aliança e à Fé?
Abandonar a fé seria o
mesmo que destruir tudo o que ele havia
ensinado e cantado no santuário. Quanto mais ele reflete sobre sua dúvida, mais
o seu coração se aflige e ele decide ir ao santuário e passar algum tempo com o
Senhor em Adoração :
Versículo 17: “até que
entrei no santuário de DEUS e entendi o fim deles”.
Ele estaria lá com
outras pessoas, ouviria a PALAVRA, cantaria e participaria de uma COMUNIDADE DE
ADORADORES.
Deus não é um problema
com o qual devemos lidar, mas sim o SER TRANSBORDANTE DE GRAÇA QUE DEVEMOS AMAR
E ADORAR, especialmente quando não entendemos o que ELE está fazendo.
“SENHOR EU NÃO
ENTENDO, MAS EU TE ADORO PORQUE TU ÉS DIGNO DE ADORAÇÃO”.
Não tente entender
DEUS, mas seja diligente em adorá-lo,
isso muda nossa perspectiva, vemos as
coisas com a visão correta.
A visão de Asafe mudou quando ele considerou não as
circunstâncias ao seu redor, mas sim o destino adiante dele.
Ele percebeu que
aquilo que observou na vida dos ímpios que prosperam , na verdade, não era a
imagem correta, verdadeira, era apenas uma simulação.
Versículo 20
“Como ao sonho, quando
se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles”
Neste momento, Asafe
encontrava-se humilhado diante do Senhor, e readquiriu o equilíbrio espiritual.
5-AQUELE QUE CONQUISTA : O REGOZIJO PELA BONDADE DE DEUS v. 23 ao 28
O salmo começa com a
declaração : “ Com efeito, DEUS é bom para com Israel”, porém ele não estava
certo sobre o significado da palavra “BOM”.
É gritante o contraste
entre a descrição da vida dos ímpios nos
versículos 4 a 12 , e a vida dos justos, nos versículos 23 a 28.
Os ímpios impressionam
uns aos outros e atraem admiradores, mas não têm consigo a presença de DEUS.
O Senhor exalta o
justo, mas humilha o perverso.
Os justos são guiados
pela verdade de DEUS (v. 24), enquanto os ímpios são iludidos por suas próprias
fantasias.
O destino daqueles que
crêem verdadeiramente é a glória, mas o destino dos incrédulos é a destruição.
As posses dos ímpios
não passam de ídolos que tomam o lugar do Senhor, e a idolatria na verdade é
uma forma de prostituição.
Nem mesmo a morte pode
separar o povo de Deus de suas bênçãos,
pois o espírito vai para o céu, a fim de estar com o Senhor, e o corpo espera
pela ressurreição na terra.
Quando o culto
terminou e Asafe voltou a plantar os
seus pés firmemente na sua fé,saiu do santuário e contou a todos o que
havia aprendido.
Havia se achegado a
DEUS,confiava Nele e estava disposto a declarar as obras do Senhor.
Versículo 25 em diante
:
A quem tenho nos céus senão
a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti.
O meu
corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a
minha herança para sempre.
Os que te abandonam sem
dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis.
Mas,
para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio;
proclamarei todos os teus feitos.
Baseado no Comentário Bíblico Expositivo de Warren W. Wiersbe.
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