domingo, 24 de março de 2013

SALMOS 23 - 2013


SALMOS 23

Versão Corrigida e Fiel:
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos. Unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. 



Versão Bíblia Judaica
Adonai é meu pastor; não preciso de nada.

Ele me faz deitar em pastagens verdejantes,
leva-me para águas tranquilas,

restaura-me a alma.
Ele me guia em caminhos retos
por causa de seu nome.

Ainda que eu atravesse vales de escuridão mortal,
não temerei desastre algum, pois tu estás comigo;
tua vara e cajado me protegem.

Preparas uma mesa para mim,
à vista de meus inimigos;
unges minha cabeça com óleo
de um cálice transbordante.

Bondade e graça me acompanharão
todos os dias de minha vida;
e viverei na casa de Adonai 
por anos e anos vindouros. 


Creio que este Salmo deve ser lido, estudado e revisto periodicamente por pastores, líderes cristãos, ovelhas, membros do Corpo de Cristo, já que retrata o modo como somos pastoreados por Jesus, e também, nos leva a compreender como devemos pastorear, liderar, cuidar  das ovelhas do aprisco que nos foi confiado.
Para entender o que o salmista nos fala, precisamos saber que o Livro dos Salmos é insubstituível como  um guia devocional, um livro que inspira compositores, sendo que podemos orar todos os Salmos em nossos momentos com Deus.
Seu título em hebraico é : “LIVRO DE LOUVORES”.(tehilim)
A tradução grega do Antigo Testamento (a Septuaginta) empregou o termo : PSALMOS, no lugar de tehilim,sendo que o termo grego quer dizer : “um cântico entoado com o acompanhamento de cordas”.
 A poesia hebraica não é baseada em rimas, mas em linhas de pensamento, então podemos concluir que o salmista escreve  pensamentos que ele tem do seu Deus, do seu Pastor, e do modo como é conduzido por ele como ovelha.
Davi foi pastor de ovelhas antes de ser rei, portanto sabia muito bem do que estava falando.
Quando lemos este SALMO, nos vêm a memória imagens de um campo com ovelhas  descansando, o Pastor com seu cajado, apenas observando, ou seja, um ambiente de muita tranquilidade, porém, quando escreveu este Salmo , Davi estava em guerra, cercado pelos seus adversários.
Este Salmo, fala de como deve ser o pastoreio e também do que temos como ovelhas do bom Pastor.
O Salmo 23 cita todos os nomes de Deus do Antigo Testamento:
JEOVÁ JIRÉ : O SENHOR PROVERÁ
JEOVÁ RAFÁ: O SENHOR QUE TE SARA
JEOVÁ TSIDKENU : SENHOR JUSTIÇA NOSSA
JEOVÁ SHALOM : O SENHOR É PAZ
JEOVÁ SHAMMAH : O SENHOR ESTÁ ALI
JEOVÁ NISSI : O SENHOR É MINHA BANDEIRA
JEOVÁ RAAH: O SENHOR É O MEU PASTOR
JEOVÁ MEKADESH: UNGES-ME A CABEÇA

O Pastor aqui retratado é o nosso Senhor Jesus,    que fez uma declaração ao seu próprio respeito:
João 10-11 – Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.
João 10-14 – Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas , e das minhas ovelhas sou conhecido.
Ele é o Pastor e Bispo de nossas Almas ( I PEDRO 2:25)



 LORD ALFRED TENNYSON  disse:
DEUS ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE MIM, DO QUE MEU PRÓPRIO FÔLEGO.





Vamos então verificar versículo a versículo o que  a PALAVRA nos fala neste SALMO:

1-    O Senhor é o meu Pastor ; nada me faltará

No original, o verbo encontra-se no gerúndio tendo este significado :
O Senhor está me pastoreando.
Ele é suficiente para todas as nossas necessidades e também a sua presença nos supre, nos completa e com Ele, TODAS AS OUTRAS COISAS são descartáveis. Quando temos ELE  no lugar que lhe é devido em nossa vida, poderemos estar sem  muitas coisas, porém, saberemos que a sua PRESENÇA em nós é suficiente para nos suprir, nos completar e nos trazer PAZ.

2-Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Para deitar-se , as ovelhas não podem estar assustadas ou agitadas e  também não se deitam quando estão famintas.Um outro detalhe é que enquanto houver pasto elas vão se alimentar. Para se deitar , elas precisam ter a sua natureza transformada.
Na verdade elas se parecem muito conosco.
Quando estamos agitados, assustados, amedrontados ou preocupados não conseguimos descansar, ter PAZ , e acabamos fazendo muitas atividades porque não conseguimos descansar.
ELE é o nosso descanso, com ELE não precisamos  ficar agitados de um lado para o outro, não precisamos nos esforçar para tentar resolver problemas ou “GERAR” algo na força do nosso braço.Precisamos ter a nossa natureza mudada (nascer de novo) para compreender que  Ele é o nosso descanso.
O termo “guiar” ou “levar" neste versículo significa : CONDUZIR GENTILMENTE.
As ovelhas não podem ser empurradas, não são conduzidas como gado a base de gritos, elas ouvem a voz do pastor e o seguem, da mesma forma que ouvimos o Senhor através de sua Palavra e o seguimos.
Ele nos leva para junto das ÁGUAS AQUIETADAS.
As ovelhas não bebem água de riachos com correntezas fortes. Às vezes, o pastor precisa criar uma represa temporária para que as ovelhas saciem sua sede.
Muitas vezes, o Senhor , em meio a agitações , cria espaços, dias de paz, momentos de paz , para que possamos ter nossa Sede Dele saciada. Na verdade se pararmos pra pensar, quando estamos em comunhão com ELE,  mesmo que as águas sejam agitadas, mesmo em turbulências existenciais, teremos PAZ,DESCANSO E ÁGUAS ACALMADAS.
                             
3-Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça ,por amor do seu nome.

Antes deste versículo, Davi estava falando daquilo que ELE faz, e agora começa a falar de si próprio, e daquilo que DEUS faz em sua vida, relatando sua necessidade de Deus.
As crises na vida nos aproximam de DEUS.
Ele traz cura, traz refrigério para nossa alma.
Somos  seres que possuem : CORPO, ALMA E ESPÍRITO.
Então não podemos anular nossa alma, mas precisamos tê-la curada e esta cura a levará ao seu lugar, ao seu propósito em DEUS.
O termo “veredas “ neste versículo significa:
 Andar em caminhos percorridos com frequência, trilhas.
Quando as ovelhas começam a explorar caminhos novos e empolgantes, acabam se metendo em apuros.

Hebreus 13:9 diz : “Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça e, e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.”


4-Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria  mal algum, porque TU estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Este é o versículo central do salmo, e o pronome  pessoal muda de ELE para TU.
Agora, DAVI não fala sobre Ele, mas sim COM Ele.
No vale da escuridão, no vale onde ladrões podem nos atacar, onde não enxergamos nada, onde não sabemos direito onde pisar, onde o precipício está  muito próximo de nós, o Pastor não vai ADIANTE, mas sim AO NOSSO LADO , nos guiando e nos aquietando em nossos medos.
As ovelhas são animais que não enxergam muito bem e se assustam com facilidade quando estão em circunstâncias desconhecidas, especialmente no escuro, porém a presença do pastor é que as acalma.
O VARA era um bastão pesado com o qual o pastor  podia matar ou atordoar uma fera que atacasse o rebanho. O cajado era uma vara com uma de suas extremidades curvadas, usada para ajudar as ovelhas individualmente. No final do dia, o pastor fazia com que as ovelhas  passassem , uma por uma, por debaixo  do cajado, para que pudesse contá-las e examiná-las.
Existem também as ovelhinhas  que são fujonas, um tanto quanto rebeldes e aí o pastor com o seu cajado quebra-lhe a perninha, porém a leva  do seu lado, mancando, com ataduras até que ela fique curada e continue a andar junto ao rebanho.
Ao longo da vida, teremos muitas experiências difíceis ao lado do nosso bom Pastor, mas nenhuma delas o pegará desprevenido, quanto mais nos aproximarmos Dele, mais seguros ficaremos e a sua paz encherá nosso coração.

5- Preparas uma  mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Sempre que leio este texto, me vêm a memória uma sala, com alguém assentado numa mesa, seus inimigos o observando e Deus ungindo sua cabeça. Porém isto é apenas fruto de imaginação.
Segundo alguns estudiosos, neste versículo ocorre uma mudança de metáfora.
A “mesa” não é um móvel simplesmente, mas sim algo estendido, espalhado.
Na Espanha existe por exemplo um lugar chamado de “MESETA IBÉRICA”.
Lugares planos  em regiões montanhosas podem ser chamados de “mesas” e  muitas vezes o pastor parava com o seu rebanho nestes locais para que as ovelhas descansassem e se alimentassem por ali antes de prosseguir para o aprisco e até dormiam ali.
Antes porém, o PASTOR precisava preparar o local, afugentar as feras, verificar se as suas ovelhas estariam em segurança.
O nosso Pastor, prepara lugares, planícies para nosso descanso, afugenta nosso inimigos, nunca nos deixa em situações de risco, desamparados, vulneráveis.
Quando o pastor levava sua ovelhas para a “mesa” ele também as preparava.
Quando Davi fala “Unges-me a Cabeça com Óleo”, ele não estava falando da sua unção como Rei, mas sim do preparo das ovelhas.
Antes de levar as ovelhas a este lugar, ele fazia uma mistura  de uma pasta de frutas silvestres com óleo e isto misturado tinha um cheiro terrível.
As ovelhas não gostavam, resmungavam, porém nem serpentes, nem feras, nem moscas, nem pernilongos nem inseto algum chegavam perto delas, mesmo a noite, as feras não as atacavam.
Muitas vezes queremos  a “unção” para nosso próprio deleite. E muitas vezes , o preparo de DEUS em nossas vidas nos faz resmungar, murmurar, reclamar, porém , Ele está nos preparando, nos  ungindo  para que  nossos inimigos vejam, sintam o seu preparo em nós e fujam por causa deste ÓLEO precioso preparado por ELE, que está sobre nós, sobre nossa mente.

Quando estas ovelhas entravam no aprisco, para as que estavam sedentas, oferecia água num cálice grande ,transbordante.
Ele é quem sacia nossa sede, precisamos beber de suas fontes.

6-Certamente que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Todas as noites, quando o pastor entrava no aprisco, ele se deitava na porta, na entrada para que nenhuma ovelha fugisse e para que nenhuma fera entrasse por ali.
Ele se lembrava  do que havia acontecido ao longo do dia, dando graças  ao Senhor por tê-lo abençoado com graça e misericórdia.
“Certamente”, nesse texto, significa : “SOMENTE”.
Tudo o que te deixa confuso e perturbado hoje , um dia se esclarecerão e se dissiparão, então poderás olhar pra trás e dizer : “SOMENTE BONDADE E MISERICÓRDIA”
Habitar na CASA, estar junto DELE , VIVER EM SUA PRESENÇA.









Conclusão

ELE é o nosso Bom Pastor.
Na antiga aliança, as ovelhas morriam pelo pastor, porém na nova aliança, foi o Pastor quem  morreu pelas ovelhas.
Um dia nos encontraremos com ELE, nos céus.

Apocalipse 7:17
PORQUE O CORDEIRO QUE ESTÁ NO MEIO DO TRONO OS APASCENTARÁ, E LHES SERVIRÁ DE GUIA PARA AS FONTES DAS ÁGUAS DA VIDA; E DEUS LIMPARÁ DE SEUS OLHOS TODA A LÁGRIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário