sábado, 1 de junho de 2013

BARTIMEU

BARTIMEU

MARCOS 10: 46 – 52
Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.
Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! "
Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! "
Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando".
Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus.
"O que você quer que eu lhe faça? ", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver! "
"Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho. 

Esta passagem nos relata um dos milagres operados por Jesus durante seu ministério e sabemos que  LUCAS E MATEUS também nos falam desta cura ,porém Mateus fala da cura de dois cegos, sendo que Marcos e Lucas citam somente uma pessoa .
Estima-se que havia muitos cegos naquele tempo, alguns chegam ao número grandioso de que 40% da população tinha algum problema de visão, e sabemos que Jesus curou vários deles.
O nome deste cego não era BARTIMEU, na verdade, a expressão “bar” quer dizer: “filho de”, então BAR TIMEU : FILHO DE TIMEU.
 
Bem, um pouco antes, neste mesmo capítulo, quando Jesus fala sobre o que lhe havia de acontecer, Tiago e  João pedem ao Mestre para assentarem-se um a direita e outro a esquerda de Jesus.
O Mestre lhes ensina sobre o SER SERVO, dizendo que “ aquele que quiser ser o primeiro entre vós, será servo de todos.
E aí, quando  saiam de Jericó, Jesus, seus discípulos e uma grande multidão, o cego bar timeu , ao saber que JESUS DE NAZARÉ passava por ali começa a clamar:
1-   JESUS , FILHO DE DAVI, TEM COMPAIXÃO DE MIM:
Filho de Davi é um dos títulos do messias. Bar Timeu estava , mesmo não enxergando, reconhecendo que estava diante do MESSIAS , que poderia não apenas dar-lhe a vista, mas libertá-lo  e salvá-lo.
Ele, mesmo não vendo fisicamente, viu o que os doutores da lei não viram.
A família de José era descendente direta de DAVI, era como se fosse  herdeira do trono- isto falando naturalmente é claro.
Mas, este cego compreende que estava passando por ali o Messias  de Israel, o esperado, o desejado das nações.
2-   A COMPAIXÃO DE JESUS O FEZ PARAR:
Jesus ia para Jerusalém, e a compaixão Dele por aquele homem, cego e que vivia mendigando o fez parar para ouvir o que Bartimeu desejava. A compaixão muda a agenda de Jesus, aliás, sem compaixão não existe como exercer ministério, operar milagres, levar salvação.
3-   ELE DEIXA A CAPA:
Quando Jesus o manda chamar, a multidão o anima e ele deixa a capa, que poderia atrapalhar sua caminhada até o mestre. Ele não preocupou-se em deixa-la para trás, pois o seu maior desejo era falar com JESUS.
4-   QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?
Parece estranho fazer um pergunta desta a um cego, que clama pelo messias. Talvez alguns ali podem ter comentado: “ Como assim, ele não vê que o homem é cego?.
Mas Jesus , fazendo a mesma pergunta que fez a  Tiago e a João anteriormente, quis dar uma oportunidade a  Bar Timeu , de demonstrar a sua fé. O que ele acreditava que Jesus poderia fazer por ELE?
5-   RABONI:
Quando Jesus lhe pergunta sobre o que ele queria , a resposta foi:
Mestre , que eu veja.
O  termo mestre aí é RABBONI, que significa : “MEU MESTRE”.
A  única pessoa que também chamou Jesus de Rabboni nos  evangelhos foi Maria em  JOÃO 20:16.
Ele o havia chamado por duas vezes com  um título messiânico, porém Rabboni era uma expressão pessoal de fé.
6-   A SUA FÉ O CUROU
Ao crer em Jesus como o Messias, ao expressar sua fé pessoal em Jesus, ele não apenas recupera sua visão, mas tem a história de sua vida mudada. Ouve uma interrupção no histórico de tristeza e desgraça da vida deste homem. A presença de Jesus mudou os fatos. Ao exercer a sua fé fruto de uma compreensão pessoal de quem era Jesus, ele gerou o milagre.
7-   ELE RECUPERA A VISÃO E PASSA A SEGUIR A JESUS
Muitos que receberam algum milagre de Jesus, voltaram para sua vida normal, seus afazeres, muitos não vieram nem agradecer-lhe. Este homem, porém, passa a segui-lo , como expressão de gratidão  e fruto de sua fé pessoal  no mestre.

Penso que esta passagem nos deixa algumas lições:
A primeira delas é que , mesmo não vendo, precisamos reconhecer o Messias. Mesmo em meio a lutas existenciais, precisamos compreender que  Ele está perto , e é galardoador daqueles que o buscam.
Em segundo lugar, precisamos  buscar compaixão, paixão pelas almas, amor aos perdidos. A gente gosta que as pessoas venham e de uma hora pra outra , mudem seus conceitos, seus valores, pra que não precisemos mudar nossa agenda, parar o que estamos fazendo para ouvi-las. Não existe ministério sem compaixão, não existe vida cristã sem compaixão, não existe evangelho sem compaixão.
Outra lição é que precisamos deixar de lado tudo o que nos atrapalha de irmos ao Mestre. Aquele homem deixou a capa, porque ela atrapalharia sua caminhada em direção ao Senhor. O que atrapalha você de estar diante Dele? Para alguns são os bens materiais, para outros são posições sociais e até eclesiásticas. Para estar diante Dele, precisamos deixar tudo.
A quarta lição é que , Deus sempre nos dá uma oportunidade de demonstrar nossa fé. A palavra diz que , mesmo antes que saia palavra alguma de nossa boca, Ele já o sabe – MATEUS  6:8, porém, adversidades são oportunidades Dele em nossa vida, de demonstrar nossa fé Nele.
Precisamos tê-lo como nosso mestre pessoal.  “RABBONI”, meu mestre. Deus não terceiriza sua obra, seus milagres, sua presença. Precisamos conhecê-lo pessoalmente.
E em sexto lugar, precisamos seguir seus passos. Não tem como  alguém ter um experiência de milagre em sua vida e não seguir o mestre. Se sua vida foi marcada, tocada por ELE, não deixe de segui-lo , de ouvir sua voz e   anunciar de uma forma viva, o que ELE fez EM você e POR você.

BARTIMEU teve de volta sua visão, pode deixar se mendigar, pode seguir a Jesus, a quem ele reconhecia como o Messias, antes mesmo de  receber algum milagre.
Que nestes dias, possamos exercer nossa fé Nele, reconhecer sua Presença, ter nossos olhos abertos e segui-lo como nosso RABBONI.

Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário