sábado, 29 de setembro de 2012


O que  nos acontece quando estamos em batalha. (Davi, seu desejo de beber a água do poço de Belém e seus três valentes )

II Samuel 23 :14 a 17

Davi estava então num lugar forte, e a guarnição dos filisteus em Belém.
E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta!
Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o SENHOR.
E disse: Guarda-me, ó SENHOR, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos. 

Davi é um  homem de Deus, que nos traz muitos ensinos por seu coração sensível a Deus, suas ações, sua destreza nas guerras, sua grande capacidade como Rei.
Não é a toa que  em ATOS 23 : 22 E 23a palavra nos DIZ:
E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel; 


Davi era pastor de ovelhas, servo, guerreiro e mesmo quando pecou, no momento em que foi confrontado, confessou de pronto seu pecado.
Em toda a sua vida passou por muitas batalhas , sendo um Rei-Guerreiro vitorioso.
ALGO QUE PODEMOS APRENDER COM DAVI E SEUS VALENTES É QUE NUNCA, NUNCA SE VENCE UMA GUERRA SOZINHO. NÃO SOMOS  UM EXÉRCITO DE UM SÓ SOLDADO, NÃO HÁ VITÓRIA QUANDO GUERREAMOS SOZINHOS.
Sempre teremos outros guerreiros aliançados em nosso lado, pois se estivermos  em guerra  isolados, sermos  facilmente vencidos.
Este texto de II Samuel 23, nos traz detalhes sobre um destes momentos, dos quais podemos  observar como a guerra pode ser um canal de DEUS para nos abençoar, nos testar e nos fazer crescer.

Os três guerreiros:

1-    Josebe-Bassete:   Um dos três principais guerreiros de Davi, matou 800 homens  de uma só vez. II SAMUEL 23:8
Há um ditado que diz : Valente é aquele que antes de  orar era medroso.
Para  vencer 800 homens de uma só vez é necessário muita coragem, muita força , muita destreza no uso da espada, muita rapidez, muita ousadia e  muita confiança na capacidade de fazê-lo.
Na verdade, para ter todos estes adjetivos, é necessário muito Poder de Deus.
Muitas vezes não percebemos, mas  quando estamos  numa batalha específica, o que nos sustenta é este Poder, esta Graça, esta capacitação que vem do Alto sobre nossa vida.

Um outro detalhe é que o nome “JOSEBE-BASSETE” que vem do hebraico tem um significado:
Josebe é uma derivação do nome José, que significa: “Aquele que acrescenta, e Bassete : “Apaziguador”, portanto, fazendo uma junção dos dois nomes temos:
Josebe-Bassete: “Aquele que acrescenta Paz”
Seja um soldado que acrescenta paz nos territórios onde guerreia e também, saiba que  em tempos de Guerra, Deus te dará paz suficiente para mesmo em momentos de tribulação, estar confiante da Vitória Dele em sua vida.
Seja também acrescentado em sabedoria, em visão em conhecimento e em discernimento em cada batalha que tu passares. TODA GUERRA É UM INSTRUMENTO DE DEUS PARA SERMOS ACRESCENTADOS.

2-    Eleazar:  Este homem lutou com tanta determinação  para a vitória que a sua  mão  ficou apegada a sua espada II SAMUEL 23:10

Algo importante que a Palavra nos fala em Lucas 9:62 – versão BÍBLIA JUDAICA  é :

Ao que Yeshua respondeu : “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás está capacitado para servir ao Reino de DEUS”

Quantas vezes, em meio a guerra, pensamos em desistir, em retornar, em  voltar para um lugar “cômodo”, para que não tenhamos mais que lutar.
Ou então, quantas vezes  lutamos por anos até que a espada  fique apegada em nossa mão, tamanho o tempo, tamanha a batalha.
Numa guerra, precisamos perseverar, sem olhar  atrás. Podemos por causa de nossa  condição humana, emocional, física muitas vezes, ter  vontade de abandonar.


O nome Eleazar  que também vem do hebraico significa: “DEUS AJUDA”
Precisamos entender que  não estamos sozinhos na guerra. O SENHOR DOS EXÉRCITOS  está ao nosso lado. ELE NOS AJUDA, NOS SUSTENTA, NOS LEVANTA, NOS AUXILIA A PERSEVERAR, MESMO QUE  A ESPADA TENHA QUE FICAR APEGADA EM NOSSA MÃO, COMO UMA MARCA DA NOSSA GUERRA, ATÉ QUE OS QUE ESTÃO AO NOSSO LADO TENHAM QUE SOMENTE BUSCAR OS DESPOJOS  DA NOSSA VITÓRIA.

3-    SAMÁ:  em II Samuel 23 11 e 12 vemos que ele recebeu de Davi um  campo de lentilhas e lutou sozinho contra os filisteus para defende-lo.

Todos fugiram, mas  SAMÁ defendeu aquele campo sozinho contra os filisteus.
Existem territórios que recebemos  das mãos de DEUS e que nosso adversário  tenta roubar, nos fazer retroceder, nos fazer entregar.
Mesmo que estejamos sozinhos, precisamos lutar para   impedir que territórios conquistados sejam invadidos e tomados.

A  palavra diz em  MATEUS 16:18:

Pois também eu te digo que tu és Petros (lasca de pedra), e sobre esta PETRA (Rocha de Fundamento) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Precisamos entender também que  somos nós quem conquistamos territórios, somos nós como IGREJA que  avançamos contra as portas do inferno e tomamos  espaços firmados sobre a PETRA- ROCHA QUE É JESUS.
Não entregue territórios conquistados por nada. Lute até o fim e seu adversário fugirá de ti e a geografia conquistada  será consolidada em suas mãos.

O nome SAMÁ significa: “ DEUS OUVE”. Em meio a guerra, Deus SEMPRE ouve nosso clamor, nossos gritos, os ruídos da nossa espada, o movimento de nossas mãos lutando, o barulho dos nossos pés batendo no chão, o ringir de nossos dentes, lutando.

Em tempos de guerra, sua voz é ouvida por DEUS, tenha certeza disso.

DAVI:


QUANDO AQUELES HOMENS OUVIRAM A VONTADE DO REI, PARTIRAM  EM BUSCA DA ÁGUA, ATRAVESSARAM O EXÉRCITO DOS FILISTEUS E A TROUXERAM PARA DAVI.
Porém, Davi toma uma postura que nos surpreende:

Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o SENHOR.
E disse: Guarda-me, ó SENHOR, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos. 
2 Samuel 23:16-17

Davi entende que  a necessidade do REINO era maior que a sua necessidade. Entendeu que a Glória de Deus, estava infinitamente mais acima de sua posição como Rei.
Ele pega aquela água e  oferece como Libação (ato de derramar  vinho  ou outro líquido em honra a  um deus)ao Senhor dos Exércitos, entendendo que não deveria tirar proveito do sangue  de seus guerreiros.
Em tempos de guerra, precisamos derramar nosso coração , nossa vida, como um ato de libação a Deus e  esperar com toda convicção que a vitória virá sobre nossa vida.
“EM TEMPOS DE GUERRA, NUNCA PARE DE LUTAR”.
HEBREUS 10: 36 a 39 :
Vocês necessitam de perseverança, de modo que , quando tiverem feito o que DEUS deseja, possam receber o que ele prometeu. Porque:
“Há pouquíssimo tempo!
Aquele que  está por vir, virá, e não demorará.
Mas a pessoa justa viverá a vida baseada na confiança:
Se ela retroceder,
Não me agradarei dela”.
Entretanto, nós não somos daqueles que retrocedem e são destruídos ;em vez disso , mantemos a confiança e , dessa forma, preservamos nossa vida!







Nenhum comentário:

Postar um comentário