domingo, 19 de junho de 2011

Músicas Antigas Existem?

Estou ouvindo GRANDIOSO ÉS TU- aquela antiga,do tempo  da vovó, na voz de Fernandinho. Aliás indico a vocês ouvir este cd inteiro : SOU FELIZ , que contém hinos antigos, com arranjos  muito bem elaborados,mostrando-nos também que este conceito : ANTIGO É DESCARTÁVEL , é errado e fora do propósito de Deus. Com isto faço uma reflexão sobre este pensamento que surgiu há alguns anos(talvez uns 30 anos atrás), quando iniciou-se um renovo espiritual em termos de louvor&adoração na Igreja Brasileira.
Sempre ouvi irmãos que começaram a gravar cânticos congregacionais, como Asaph Borba, Adhemar de Campos, Vencedores por Cristo,Grupo Elo, Logos entre outros cantando o novo, mas também cantando hirnos antigos com a mesma Graça e Unção.
Porém alguns, sem entendimento talvez jogaram seus hinários fora, caracterizando  que:
- Ouvir, cantar, tocar hinos do Cantor Cistão, da Harpa Cristã, da coletânea: Melodias de Vitória entre outros, era quase que pecado.
 Cresci ouvindo, tocando e cantando estes hinos. Tenho neles minha "escola" musical.Sempre tive em minha casa , graças a visão dos meus pais, estes hinários não só com a letra, mas com a partitura completa para que , na dificuldade de  poder ouví-los  gravados em vinil na época, pudesse tocá-los e cantá-los sem maiores dificuldades.Quero chamar sua atenção  para a necessidade de entendermos que  estas preciosas canções foram compostas por irmãos a 200, 300 anos  e até mais tempo atrás e que são fruto de experiências com Deus, de uma vida dedicada ao Reino, de comunhão  e de muitos até pagarem com sua própria vida  para termos  estes hinos hoje. Iisto não significa que vamos  ao extremo de voltar a cantarmos só hinos , mas sim de que precisamos ter uma compreensão maior, visão maior  sobre este assunto.A música é eterna, existe desde a criação :
 (texto do pastor Pastor Antônio Gilberto  do CPAD)

 Há 436 menções ao todo de música e canto na bíblia. Uma vez que a música ocupa tanto espaço no Livro de Deus, esse assunto requer um sério estudo e meditação da nossa parte, uma vez que a música e o canto são parte da nossa vida cristã, tanto individual como coletivamente. Salmos 22:3: "O que habitas entre os louvores de Israel."
   A criação expressa, através da música, a natureza jubilosa de Deus. Sim, a música, na sua influência e originalidade, reflete a natureza alegre de Deus, e na criação vemos isso, se dermos a devida atenção.
  1) Os céus - No espaço sideral, há música. Equipamentos eletrônicos de alta precisão detectam sinais constantes e cadenciados vindos da imensidão espacial;
    2) O trovão - Ele faz resoar a sua música altissonante de vez em quando;
    3) Rios e mares - Equipamentos submarino de alta precisão detectam sinais vindo das profundezas abissais dos mares. E o barulho das águas, de forma geral, é fato muito citado nas Escrituras;
    4) O vento - Este também produz uma variegada música conforme o ambiente em que movimenta-se: bosques, prados, areia, folhas, serras,etc.
    5) Os peixes - Eles e outros seres aquáticos também emitem sinais entre si no vasto mundo líquido;
    6) As aves - Aves de todos os tipos emitem sons variados e melódicos em todas as terras do globo. Aliás, algumas aves e também certos animais emitem sons de alta frequência que somente aparelhos apropriados os captam;
    7) Os insetos - Estes formam uma imensa e variada orquestra nos campos, nas matas, nos ares, lagos e jardins, de dia e de noite;
    8) Animais pequenos e grandes -Cada qual emitem sua música. O canto de muitos deles não é lá tão agradável ao ouvido humano, mas estão a louvar ao Senhor da maneira que lhes é própria;
    9) Sobre o homem - de todos os seres criados, o único que não louva ao Senhor é o homem, a menos que seja salvo. Este é um dos fatos mais vergonhosos, afrontosos e heréticos do homem para com o seu Criador (Is 1:3, Rm 1:21 ). Trata-se de um fato decorrente do pecado.
   Em Salmos 150:6, lemos: "Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR,Louvai ao SENHOR",
   e sobre a natureza jubilosa de Deus, lembremos do que nos diz o texto de Neemias 8:10: "A alegria do Senhor é a nossa força". E ainda em Gálatas 5:22: "O fruto do Espírito é...gozo"
.


Continuando:
 Portanto, DEUS não fica antigo, o Espírito Santo não envelhece, nem a sua criação, incluindo neste pensamento que  TODAS AS CANÇÕES inspiradas pelo Espírito Santo são atuais e são canais para ADORAÇÃO AO ETERNO.
Precisamos conhecer esta história, honrar estes irmãos - no sentido de respeitar sua obra, e entender que existe uma caminho aberto por estes para que nós estivéssemos
servindo e exercendo ministério na Casa de DEUS nestes dias.
Conheci alguns irmãos na minha adolescência e juventude que pelo simples fato de tocarem uma bateria, trazer uma guitarra ao Brasil para tocar nos cultos, foram taxados
por outros sem visão na época, como filhos do diabo, enfrentaram preconceitos, perseguições na igreja brasileira,mas perseveraram e hoje temos toda esta liberdade e claro, o agir do ESPÍRITO SANTO , principalmente, restaurando todas as coisas, inclusive as artes com um verdadeiro propósito: ADORAR AO QUE VIVE.
Quando toco o teclado, procuro ouvir, ou ter  a sensibilidade de ouvir a harmonia dos anjos, quando ouço a bateria ou instrumentos de percussão - contra-baixo,atabaques,pandeiros,tumbadouras,bongôs, djembê, sei que o mundo espiritual começa a agitar-se e é
abalado, quanto escuto acordes distorcidos das guitarras, sou impelido a guerrear, quando ouço rifles com harmonias simples mas que me impelem a adorar, imagino o movimento dos serafins e querubins dançando em adoração a YESHUAH.
Você pode compreender que isto é muito mais que música irmão?
Já ouvi anjos cantando na porta de minha casa, já vi anjos cantando literalmente nos céus (se era no terceiro como Paulo não sei, mas era no céu), já vi demônios fugindo por causa da adoração Áquele que Vive e Reina, portanto conclamo a você a ADORAR, ADORAR E ADORAR, a tempo e a fora de tempo e compreender que o Espírito Santo faz nova todas as coisas, inclusive músicas que parecem antigas, mas que  sob a Inspiração do Espírito Santo, levam-nos a Adorá-lo em Espírito e em Verdade.
Deixo também com você este link que relata um pouco da História de Fanny Crosby,cega que compôs milhares de hinos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanny_Crosby

Um abraço e obrigado por servir comigo a Igreja e ser canal para a manifestação da Presença do Eterno.
Amo você 
Samuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário