quinta-feira, 23 de junho de 2011

Seja servo

“Se alguém quiser ser o primeiro , será o último, e servo de todos.” (Mc 9:35)

Olhando  a cena deste texto, podemos ver que os discípulos de Jesus estavam chegando de Cafarnaum , e pelo caminho discutiam sobre quem era o maior entre eles.
Talvez, conversavam sobre quem  estava mais perto do Mestre, ou   à quem era delegado maior responsabilidade, ou qual a função entre eles que tinha um valor maior para Jesus, de tal forma, que  o assunto era: QUEM DE NÓS É O MAIOR?

Vemos aí um grande ensino de Jesus, pois, enquanto eles  discutiam pelo caminho, Jesus não os inquiriu  mas ouviu e prestou a atenção no que conversavam.Talvez, por Jesus  não os abordar enquanto  voltavam de Cafarnaum, eles  pensaram que ELE não estava interessado no assunto. Penso que os  discípulos discutiam “animadamente” sobre o tema, pensando que o Mestre não tinha nada a ver com o assunto, ou que eles é quem deveriam resolver quem era o maior.
Porém, quando chegaram em casa Jesus os  pergunta:
“O que vocês discutiam pelo caminho?”
Eles guardaram silêncio ......

E então Jesus chamou os Doze e disse:
“Se alguém quiser ser o primeiro, será o último , e servo de todos”.
E então , toma uma criança, a coloca no meio deles, pegando-a nos braços diz:

“Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também áquele que me enviou”.
Jesus estava querendo ensinar-lhes sobre a posição de servo.

 - O que quer ser o primeiro, será o último, ou então, o que  quer ser o primeiro, que seja o servo de todos.
Muitos usam este texto para  esquivar-se de responsabilidades e funções, tentando dizer que preferem ser o último.
Penso eu que não era só neste aspecto que Jesus estava querendo falar,  pois , não podemos , por querermos uma posição de comodidade, usar este texto para “querermos sermos os últimos”.
Deus quer que tenhamos disposição em sermos  SERVO DE TODOS, nosso coração precisa estar disposto à servir, de tal forma que não nos preocupemos se somos o menor, ou  o maior.
 Jesus delegava funções á cada um deles enquanto ministrava, e os ensinava  a SERVIR.
O ensino de Jesus não estava em dividir o REINO em fatias, ou então  em buscar alguém entre eles que os liderasse depois da sua ascendência  aos céus.

O que precisamos compreender é que  não somos chamados para sermos os últimos, mas para servir. Não somos chamados para sermos os primeiros, mas para somente servir.
Que sejamos os primeiros – EM SERVIR
Que desejemos ser os últimos- SERVO DE TODOS.
Que tenhamos o coração como o que uma criança, sem  segundas intenções em nossas ações.
A pergunta  não é : quem é  maior?
Mas sim: quem deseja ser servo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário