sábado, 21 de junho de 2014

JONAS

JONAS - por Andréa Klawa


Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas; 
INTRODUÇÃO:
Jesus considerou Jonas um personagem histórico e que apontou para ele como um tipo de sua própria morte, sepultamento e ressurreição.
Ao mesmo tempo que teve um ministério em Nínive, que além de ser a capital do império Assírio, era um sinônimo de poder e força, ele ministrou a Israel por meio de seu pequeno livro.
Descobriu a compaixão de Deus por outros povos fora de Israel, até mesmo por seus inimigos.
A malícia de Nínive  citada em Jonas 1:2,:” Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença”
 refere-se ao orgulho, a ganância, violência e ao seu adultério.
Algumas vezes os profetas do Senhor tentaram desafiar a sabedoria de DEUS quando Ele os chamou para o serviço Divino.
Moisés em Êx. 4, Jeremias em Jr. 1, entretanto Jonas é o único caso no registro das escrituras, no qual um verdadeiro profeta do Senhor se esforçou para frustrar a vontade divina ao fugir da tarefa que o Senhor lhe havia confiado. (Jonas  1:3  Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.)
Jonas tentou  ir ao máximo possível na direção contrária daquela que DEUS lhe havia ordenado, ele esperava que Nínive recebesse somente aquilo que merecia.
Ele tinha medo de que , ao anunciar o juízo o povo de Nínive respondesse de um modo que levasse o Senhor a mudar de ideia.  (Jonas 4:2- E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.)
Assim, em uma tentativa de impedir que Deus fosse misericordioso com os inimigos da sua nação, Jonas fugiu.
Há algo cômico nesta história. Como um profeta poderia esconder-se do criador do Universo?
Na época Tarsis representava  o lugar mais longínquo que Israel conhecia ( a viajem durava cerca de um ano), é o mesmo que ir ao fim do mundo.
Contudo, também há algo assustador neste relato, pois se um profeta desobedecesse ao Deus soberano, ele estava colocando em perigo não somente a si mesmo, mas também a outros relacionados a ele.  (Jonas  1:5-Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus. E atiraram as cargas ao mar para tornar mais leve o navio. Enquanto isso, Jonas, que tinha descido para o porão e se deitado, dormia profundamente.)


A história de Jonas é sobre a vontade de Deus e como reagimos a ela, também sobre o amor de DEUS e como  o compartilhamos com os outros.
Deus é o Deus da segunda chance, até mesmo para os profetas rebeldes.
O que podemos aprender com esta história?

1 – SEJA QUAL FOR A VONTADE DE  DEUS  , FAÇA-A SEM DEMORA.

A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem:
"Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença".

Jonas 1:1-2

Jonas meteu-se em dificuldades pois as suas atitudes foram erradas.
Ao obedecer a vontade de DEUS encontramos:
- alimento espiritual (JOÃO 4:34- Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.)
-esclarecimento (JOÃO 7:17-Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.)
-capacitação (HEBREUS 13:21-os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.)

Para Jesus, a vontade de DEUS foi o alimento que o saciou.
A atitude incorreta  de JONAS  em relação a vontade de Deus teve origem num sentimento  de que o Senhor estava lhe pedindo para fazer algo impossível.
Deus ordenou que ele pregasse a Nínive e lhe desse a oportunidade de  arrepender-se, sendo que Jonas preferia muito mais ver a cidade destruída.
Os Assírios eram um povo cruel, e que haviam maltratado Israel em várias ocasiões e o patriotismo mesquinho de Jonas tinha precedência sobre sua teologia.
Jonas esqueceu que a vontade de DEUS é expressão do amor de Deus – (Salmos 33:11-Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.), e que DEUS o chamou para ir a Nínive, pois amava tanto ele como aquela cidade.
Amados, quando conhecemos a vontade de DEUS , não podemos ter a mesma atitude de Jonas, que pensou que podia  “pegar ou largar”., porque Tarsis  representa a vontade do coração do homem e  Nínive a vontade do coração de Deus.
Quando DEUS nos ordena, devemos ouvir e obedecer.
A desobediência não é uma opção (Lucas 6:46"Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?)
Muitos têm a idéia de Jesus como Salvador, porém Ele também é Senhor.
Jonas esqueceu-se de que é um grande privilégio ser profeta e ouvir a Palavra de Deus, e conhecer a vontade de Deus, por isso abriu mão de seu ofício de profeta e fugiu para a direção oposta a Nínive.
Jonas sabia que não podia fugir da presença de DEUS- Salmos 139 7-12,
Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar,
mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.
Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor,
verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.

mas achou que podia pedir demissão, esqueceu-se que os dons e a vocação de DEUS são irrevogáveis – Romanos 11:29-pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.
Em algum momento de seus ministérios, Moisés, Elias , Jeremias, eu e você já tivemos a vontade de desistir. Mas Deus não permitiu.
Jonas precisava de Nínive, tanto quanto Nínive precisava de Jonas. Jonas precisava da Graça de  Deus tanto quanto Nínive.
Amados, é ao fazer a vontade de DEUS que crescemos na Graça e nos tornamos mais semelhantes a Jesus.

2- NÃO HÁ COMO FUGIR DE DEUS OU DO SEU CHAMADO SEM TERMOS CONSEQUÊNCIAS:
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.
Jonas 1:3

Ao tentar fugir do seu chamado, Jonas começa também a descer :

Desceu a Jope
Desceu ao porão do navio
Desceu ao ventre do peixe
Desceu ao fundo do mar

Ao tentar fugir do nosso chamado , geramos dificuldades em vez de benção.
Jonas trouxe problemas para um navio cheio de marinheiros pagãos. Pense em tudo o que Jonas perdeu por não obedecer ao seu chamado.
Quando fugimos ao nosso chamado, nos distanciamos de Deus  e perdemos nossa capacidade de ouvir a voz de Deus, porque não lemos  em Jonas 1:4 ,que veio a Palavra do Senhor a  Jonas, mas sim que caiu uma grande tempestade.
Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. - Jonas 1:4
Deus não estava falando mais com Jonas por meio de sua Palavra, mas sim através de sua obras. O mar, o vento, a chuva, o trovão e até o grande peixe. Tudo na natureza obedeceu a DEUS, exceto seu servo.
DEUS falou com Jonas até por meio dos marinheiros pagãos, que não conheciam a Deus.
É triste quando um servo de Deus é repreendido por incrédulos.
E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.  Jonas 1:6
Jonas perdeu sua energia espiritual, dormiu durante uma tempestade completamente despreocupado com a segurança de outros, alienado.
Entrou num sono profundo, estado de alienação da vontade de DEUS , o sono da indiferença.
Insensível ao Sinal do Tempo, perdeu a consciência do mundo espiritual.
Homens de DEUS em fuga, trazem maldição onde quer que vão.
Ele também   perdeu  seu poder de oração, enquanto os marinheiros pagãos estavam clamando a seus deuses por ajuda, Jonas dormia durante a reunião de oração deles, sendo o único homem a bordo que conhecia o DEUS verdadeiro.
Perder o poder da oração é um dos primeiros sinais de que estamos afastados do Senhor e de que precisamos colocar nossa vida em ordem diante Dele.
É triste dizer isto, mas Jonas não estava ali no barco como profeta , pois não tinha mensagem alguma de DEUS para eles.
A desobediência a vontade de DEUS elimina sempre a vontade de viver, Jonas pede para ser lançado no mar e Deus “deparou” um peixe –JONAS 1:17 -Deparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

DEPARAR – significa nomear ou ordenar, e descreve a intervenção do Senhor em eventos naturais para cumprir a sua vontade.


Jonas , no ventre do peixe, estava passando por aquilo que os  marinheiros haviam enfrentado durante a tempestade. Jonas 1:6-14 . E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.
E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?
E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.
E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso.
E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles.
Então clamaram ao Senhor, e disseram: Ah, Senhor! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve.

Ao lançar Jonas  nas profundezas do mar, DEUS o estava lembrando da situação do povo de Nínive e seu estado pecaminoso e que encontravam-se desamparados e desesperados.
Jonas orou e sua oração nasceu da aflição, não da afeição. Apesar de ter orado, Jonas ainda não estava contente com a vontade de DEUS.
No capítulo 1, ele rebelou-se contra a vontade de DEUS , mas então desejou a vontade de DEUS  porque era a única saída para sua situação de perigo.
Assim com um número grande demais de pessoas nestes dias, Jonas considerava a vontade de DEUS algo para se voltar numa emergência, não um parâmetro para vida diária.






3- DEUS AMA A TODOS E DESEJA SER MISERICORDIOSO PARA CADA PESSOA,CIDADE E NAÇÃO DA TERRA.


Jonas queria misericórdia para si e julgamento para Nínive, por isso de toda a crise dele. Ele não queria que Deus perdoasse a Nínive.
De uma experiência de rebelião e disciplina, Jonas  passa por uma experiência de arrependimento e de consagração.
Deus em sua Graça dá-lhe um recomeço.
Sem dúvida, Jonas esperava morre nas águas do mar, porém quando acordou dentro do ventre de um peixe, percebeu que DEUS por sua Graça o havia poupado.
Ele orou pedindo ajuda, ele aceitou a disciplina de DEUS , ele confiou nas promessas de DEUS  e cedeu a vontade de DEUS.
Jonas admitiu que  em sua vida haviam ídolos em sua vida que roubaram dele a benção de Deus.
Um ídolo é qualquer coisa que tira de DEUS a afeição e a obediência que pertencem a ELE por direito.
Um desses ídolos era o profundo patriotismo de Jonas  e outro a sua própria reputação
É importante recordarmos que Jonas, na qualidade de profeta no contexto do povo de Israel, estava sujeito a avaliação de seu desempenho com base no efetivo cumprimento de seus pronunciamentos.
Deuteronômio 18:22 nos ajuda a entender isso :
“Sabe que, quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele não se cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é a palavra que o Senhor NÃO DISSE; com soberba , a falou o tal profeta, não tenhas temor dele”.
Não menos importante que isso era o fato de que Jonas  compartilhava da aversão que os israelitas nutriam contra os Assírios, pelos motivos já citados anteriormente.

Esse tipo de sentimento exclusivista e discriminatório ainda vemos hoje quando relutamos em considerar que Deus se recusa a ser inimigo de nossos inimigos.
Nínive era inimigo histórico de Israel e Jonas pensava que Deus deveria ser inimigo dos inimigos de Israel. Mas ele é nosso amigo e também amigo de nossos inimigos.

Jonas pela Graça e Misericórdia de DEUS  que são inesgotáveis (Lamentações 3:22-Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.) foi vomitado na praia e recebeu a sua segunda chance. (JONAS 2:10-Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.)
Deus sempre nos dá uma nova oportunidade de recomeços.

Nas palavras de  George H. Morrison : “A vida cristã vitoriosa é uma série de recomeços.”
Quando caímos, o inimigo quer que acreditemos que nosso ministério chegou ao fim e que não há mais esperança de recuperação, mas nosso DEUS é o DEUS DAS SEGUNDAS CHANCES.
Jonas 3:1 – E veio a palavra do Senhor a segunda vez a Jonas.
Miquéias 7:8
Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz.

Não é preciso ler muito a Bíblia para se descobrir que Deus perdoa seus servos e os restaura ao ministério.
Foi assim com Abraão, com Moisés, com Pedro, com Jonas e é assim conosco também.

Não sabemos onde o grande peixe depositou Jonas, mas sabemos que onde quer que Jonas estivesse o Senhor estava lá.
Em momento algum desistiu de Jonas durante o período de rebeldia do profeta. Foi Deus quem controlou a tempestade, preparou o grande peixe e resgatou Jonas das profundezas.
A promessa do Senhor é :
“De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (HEBREUS 13:5)
“Quando passares pelas águas ,eu serei contigo” (ISAÍAS 43:2)

A vontade de DEUS jamais nos conduz a um lugar em que a Graça Dele não possa nos guardar e que seu Poder não possa nos usar.


O povo de Nínive arrependeu-se e teve fé em Deus

Jonas 3:10
Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.
Deus se compadeceu, mudou seu curso de ação. Foi a resposta de Deus a mudança do coração do homem.

Agora Jonas estava diante do que ele mais temia:
1-     O arrependimento dos Ninivitas
2-    A manifestação da misericórdia de Deus para com esse mesmo povo.

Isso era demais para Jonas.




Jonas 4:1 
Mas Jonas ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se.

Se este livro terminasse no último versículo do capítulo 3, a historia teria retratado Jonas como  o maior dos profetas, afina, pregar uma mensagem que motivou milhares de pessoas a se arrepender e voltar para Deus é uma grande realização.
Porém, o Senhor não olha para as coisas exteriores, mas sim para o coração e considera as motivações.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.  1 Samuel 16:7
Por isso o capítulo 4 foi incluído no livro de Jonas : ele revela “os pensamentos e as intenções “ do coração de Jonas e traz a luz seus pecados.
No capítulo 1, Jonas é como o filho pródigo, insistindo em fazer as coisas a seu modo, enquanto no capítulo 4, é como o irmão mais velho, egoísta, taciturno, irado e infeliz com o que estava acontecendo.
O coração de todo o problema é o problema no coração.
O mais impressionante é que Deus tratou com seu servo emburrado e procurou restaurar-lhe a alegria e comunhão.
Em Jonas 4:2 foi a segunda vez que Jonas orou neste relato, porém foi muito diferente da primeira, tanto em conteúdo quanto em intenções.
E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. - Jonas 4:2
Na primeira, ele fez a melhor das orações no pior dos lugares e  na segunda, ele faz a pior oração no melhor dos lugares, em Nínive, onde Deus estava operando.
Na primeira oração, Jonas pediu para que Deus o salvasse, na segunda oração, para que Deus lhe tirasse a vida. Mais uma vez, Jonas preferia morrer a não ter o que queria.
A resposta de Deus foi pedir a  Jonas que sondasse seu coração e que visse o verdadeiro motivo de estar tão zangado.
Pela segunda vez no livro, Jonas abandonou o lugar de seu ministério, deixou a cidade e sentou-se num lugar a leste de Nínive para ver o que aconteceria.
Ele poderia ter ensinado tanta coisa ao povo de Nínive sobre o Deus  verdadeiro de Israel, mas preferiu fazer as coisas a seu modo. Como é triste quando os servos de Deus são uma benção para outros, mas eles próprios deixam de ser abençoados.
Jonas chamou a cidade ao arrependimento, mas ele próprio não se arrependeu.
Ele estava mais preocupado com seu conforto físico, do que  em ganhar os perdidos para o Senhor.
Quando Deus em Jonas 4:6 e 7  faz nascer a aboboreira e  no dia seguinte  envia um verme para feri-la e seca-la, ELE estava trabalhando na vida do seu profeta.
E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.

Os ninivitas, o peixe, a planta, o verme e o vento obedeceram ao Senhor, mas Jonas ainda se recusava em obedecer e era o que mais tinha a ganhar.
Nos versículos 9 a 11 do capítulo 4, Deus continua falando com Jonas e este ouvindo e respondendo com respostas incorretas.
 Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.
10 E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;
11 E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?



A ira injustificada alimenta o ego e produz o veneno do egoísmo no coração.
Jonas não havia aceitado a vontade de Deus.
No capítulo 1,entendeu intelectualmente qual era a vontade de Deus, se recusou a obedecer e rumou para direção oposta de aprendeu que não se pode fugir do Senhor. No capítulo 2 clamou por socorro, aprendeu sobre o perdão de DEUS, o qual perdoa todos os que se achegam a Ele. No capítulo 3  aprendeu uma lição sobre o poder de DEUS ao ver uma cidade inteira se humilhar-se  perante o Senhor.
Faltava-lhe aprender a lição  da piedade de DEUS, que ELE tem compaixão dos pecadores perdidos como os Ninivitas, e que seus servos também devem ter esta compaixão.
Parece incrível, mas Jonas conduziu uma cidade inteira ao arrependimento, porém, não amava o povo ao qual estava pregando.
Jonas teve compaixão da planta que morreu, mas não teve compaixão do povo que morreria e que permaneceria eternamente separado de DEUS.
Jeremias e Jesus olharam para a cidade de Jerusalém e choraram por ela (Jr. 9:1,10 ,23:9 e Lucas 19:41).
Paulo contemplou a cidade de Atenas e “o seu espírito se revoltou” (Atos 17:16), mas Jonas olhou para Nínive e encheu-se de ira.
Honestamente e sem reservas ele colocou diante de DEUS todos os seus conflitos. Mesmo a injustiça de seus sentimentos ele não deixou de expor diante de DEUS. A sua enfermidade ele derramou diante do Senhor.
Com amargura  ele derramou diante de DEUS todo o seu desapontamento e frustração em estar ao seu serviço.
Assim como fez diante dos marinheiros em Jonas 1:12,  ele pediu a morte, só que na presença de DEUS.
Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.  Jonas 4:9
A sua disposição continuava a ser:
OU DO MEU MODO, OU DE MODO NENHUM
O desejo expresso por Jonas de morrer  lembra-nos a passagem que o Apóstolo Paulo, ao escrever aos Filipenses diz:  “ para mim o morrer é lucro. “(Filipenses 1:21b)
Entretanto a semelhança resume-se somente no desejo de gozar a eternidade desde já, incomparavelmente melhor do que conviver com desafios, problemas e a presença do pecado.
Enquanto Paulo subordinava esse à utilidade de seu ministério , Jonas considerava-se , uma vez mais, no fim da linha, num beco sem saída, ou seja, efetivamente sem ministério.

Conclusão
A resposta negativa a um chamado não muda o plano de Deus.
O chamado é pessoal,  é intransferível , é claro, precisa de disposição.
A missão exige a disponibilização de tudo o que somos  e temos para DEUS, porque cremos em Jesus que fomos levantados como profetas desta geração.
Deus não desistiu de você, o chamado que ELE lhe fez lhe pertence. Não sei quantas vezes ELE te chamou, uma , duas , três, cem vezes.
Mas ELE vai continuar insistindo a você, e a ordem de DEUS pra você hoje é “ não fuja mais, obedeça hoje”.
Deus não vai chamar outra pessoa para um lugar que é seu, ele escolheu você.
Deus tinha propósito em salvar Nínive e também tinha o propósito de trabalhar  e transformar  Jonas.
Muitas vezes DEUS vai usar “NÍNIVES“ em nossa vida para remover o egoísmo, a justiça própria, a falta de compaixão, assim   como na vida de Jonas, para trabalhar em nossas vidas. Uma das coisas mais fascinantes de Bíblia é que ela é acima de tudo um livro que fala de um Deus que se relaciona diretamente e pessoalmente  com os seus escolhidos. Jonas precisava muito mais de Nínive, do que Nínive de Jonas, pois ELE poderia enviar outro profeta para pregar àquele povo, mas o Senhor queria trabalhar em Jonas para que cheio de compaixão  ele exercesse seu ministério.
Lembre-se : TARSIS – Vontade do homem
                      NÍNIVE – Vontade de Deus.
O apelo final de Deus a Jonas é no sentido que ele recupere a possibilidade da compaixão e da misericórdia. A Igreja do Senhor nestes dias precisa  ser cheia, transbordante de compaixão, precisa compreender a Graça de DEUS para levá-la aos perdidos. Precisa recuperar o ardor, a compaixão e a misericórdia pelas almas e colocar a CAUSA DA SALVAÇÃO acima de nossas ideologias humanas, da nossa justiça própria, dos nossos pré-conceitos, orgulho, egoísmo.
O orgulho impede a obediência.
As ideias pré-concebidas também impedem a obediência.
Deus está querendo tocar em coisas que pra nós são intocáveis, inquestionáveis para formar em nós a cada dia o carácter de Cristo, nos tornando maduros para a colheita dos últimos dias.
-Para aonde temos fugido da vontade de DEUS ?
-Quais são as aboboreiras que DEUS tem removido para poder trabalhar em nossa vida?









Nenhum comentário:

Postar um comentário