domingo, 17 de junho de 2012

EZEQUIEL 37 - O VALE DE OSSOS SECOS




Para uma melhor compreensão deste texto, precisamos nos posicionar ante as realidades históricas e espirituais  deste tempo.
  O livro de Ezequiel  fala sobre os primeiros anos do exílio babilônico (593-571 a.C.). Nabucodonosor,rei da Babilônia  levou cativos os judeus de Jerusalém para a Babilônia em três etapas:
1º- 605 a.C.
: Jovens judeus escolhidos foram deportados para Babilônia, entre eles Daniel, Hananias, Misael e Azarias – DANIEL 1: 1-6

2º-597 a.C.,: 10.000 cativos foram levados à Babilônia, estando Ezequiel entre eles - II REIS 24:11-14

3º- 586 a.C.:  As forças de Nabucodonosor destruíram totalmente a cidade e o templo, e a maioria dos sobreviventes foi transportada à Babilônia. JEREMIAS 52

. Ezequiel  que  significa “Deus fortalece” era de linhagem  sacerdotal (Ezequiel 1:3) e passou os vinte e cinco primeiros anos da sua vida em Jerusalém. Estava se preparando para o trabalho sacerdotal do templo quando foi levado prisioneiro à Babilônia em 597 a.C.
Aos  trinta anos Ezequiel recebe sua chamada profética exercendo seu ministério durante vinte e dois anos aproximadamente
Ezequiel eDaniel tinham praticamente a mesma idade. Enquanto Ezequiel profetizava desde a Babilônia, Jeremias profetizava desde Jerusalém.
Neste contexto Deus dá a  Ezequiel a visão do Vale de Ossos secos.

Precisamos também compreender que  existem diferenças entre ministério profético, dom  de profecia e voz profética da igreja.
-Pensando muito superficialmente,o ministério profético, conforme relatado em Efésios 4:11 e 12 é algo muito mais abrangente do que  dom de profecia. Poderíamos dizer que  é o ministério da interpretação espiritual.
É a interpretação de todas as coisas do ponto de vista espiritual; é trazer os significados espirituais das coisas - do passado, do presente e do futuro - para o povo de Deus, dando a compreensão do significado das coisas em seu valor e sentido espiritual. Esta é a essência do ministério profético.
-Já o dom de Profecia, conforme vemos relatado em 1º Coríntios 12:10, é um dom do Espírito, assim como falar em outras línguas, dom de visão, palavra de conhecimento entre outros relatados pelo Apóstolo Paulo e é diferente do ministério profético.
-A voz profética da Igreja nos mostra o papel, o posicionamento que precisamos ter como Corpo, baseados nos princípios da Palavra de Deus, para proclamarmos o Reino de DEUS.
Então, quando ouvimos que somos profetas é por causa desta voz profética que precisamos ter como Igreja de Jesus.
Profetizamos a Palavra, declaramos que somos profetas, mas este  é um posicionamento como Igreja, diferente do Ministério Profético e do  dom de Profecia.

Voltando ao Texto: EZEQUIEL 37:1-14
1-      COM SUA MÃO SOBRE MIM, ADONAI ME CARREGOU POR SEU ESPÍRITO E ME PÔS NO MEIO DO VALE, UM VALE QUE ESTAVA CHEIO DE OSSOS.
2-      ELE ME FEZ CIRCULAR POR TODOS OS OSSOS – HAVIA MUITÍSSIMOS NO VALE, E ELES ESTAVAM MUITO SECOS!
3-      ELE ME PERGUNTOU:”SER  HUMANO,PODEM ESSES OSSOS VIVER?”RESPONDI:”ADONAI ELOHIM,SOMENTE O SENHOR SABE!”
4-      ENTÃO ELE ME DISSE:”PROFETIZE A RESPEITO DESSES OSSOS! DIGA-LHES: ‘ OSSOS SECOS!OUÇAM O QUE ADONAI TEM A DIZER!
5-      A ESSES OSSOS, ADONAI ELOHIM DIZ:”POREI FÔLEGO ENTRE VOCêS, E VIVERÃO.
6-      JUNTAREI SEUS LIGAMENTOS, FAREI CRESCER CARNE EM VOCÊS, OS COBRIREI COM PELE E DAREI A VOCÊS FÔLEGO. VOCêS VIVERÃO E SABERÃO QUE EU SOU ADONAI” ‘”.
7-      ENTÃO PROFETIZEI COMO ME FORA ORDENADO; E, ENQUANTO EU PROFETIZAVA, HOUVE UM BARULHO, UM SOM DE CHOCALHO; ERAM OS OSSOS SE AJUNTANDO, CADA UM EM SEU PRÓPRIO LUGAR.
8-      ENQUANTO EU OLHAVA, LIGAMENTOS CRESCERAM NELES, APARECEU A CARNE E A PELE A COBRIU; MAS NÃO HAVIA FÔLEGO NELES
9-      EM SEGUIDA, ELE ME DISSE :” PROFETIZE AO FÔLEGO!PROFETIZE SER HUMANO!DIGA AO FÔLEGO QUE ESTÁ E A PALAVRA DE ADONAI ELOHIM:’ VENHA DOS QUATRO VENTOS, FÔLEGO, E SOPRE SOBRE ESSES MORTOS ,PARA QUE POSSAM VIVER’ “ .
1-  ENTÃO PROFETIZEI COMO ME FORA ORDENADO, E O FÔLEGO VEIO A ELES, E AQUELES OSSOS VIVERAM!PUSERAM-SE EM PÉ, UM EXÉRCITO IMENSO!
1-   ENTÃO ELE ME DISSE:   “SER HUMANO! ESSES OSSOS SÃO TODA A CASA DE  YISRA´EL: ELES ANDAM DIZENDO: ‘ NOSSOS OSSOS SE SECARAM,FOI-SE A NOSSA ESPERANÇA E ESTAMOS COMPLETAMENTE EXTERMINADOS’ .
2-  PORTANTO,PROFETIZE; DIGA-LHES QUE ADONAI ELOHIM DIZ: ‘ MEU POVO!ABRIREI SUAS SEPULTURAS E OS FAREI LEVANTAR-SE DELAS ,E OS LEVAREI À TERRA DE YISRA´EL.
3-  ENTÃO VOCÊS SABERÃO QUE SOU ADONAI – QUANDO TIVER ABERTO SUAS SEPULTURAS E FEITO QUE VOCÊS DELAS SE LEVANTEM,POVO MEU!
1-  POREI EM VOCÊS O MEU ESPÍRITO, E VOCÊS VIVERÃO.ENTÃO OS LEVAREI A SUA PRÓPRIA TERRA; E VOCÊS SABERÃO QUE EU, ADONAI, FALEI, E QUE EU O FIZ ‘ ,DIZ ADONAI”.
BÍBLIA JUDAICA COMPLETA – EDITORA VIDA

O profeta havia  transmitido ao povo a promessa do Senhor de  restaurar a terra e regenerar seu povo.
Mas , e quanto a nação em si, uma nação dividia (ISRAEL E JUDÁ), sem rei nem templo? O remanescente voltaria para a terra devastada e reconstruiria o templo e a cidade, mas nenhuma das bênçãos prometidas por Ezequiel se cumpriria naquele tempo. Isso porque o profeta  Ezequiel estava olhando pelo túnel do tempo e vendo o fim das eras, quando Jesus, o Messias, voltará e tomará seu povo para si. Ezequiel disse ao povo que, um dia, a nação que estava morta tornaria a viver e a nação dividida seria reunida.
Nessa passagem, o Espírito  conduziu-o até um vale cheio de ossos branqueados ao sol e espalhados pelo chão, esqueletos de cadáveres há muito decompostos e devorados pelas aves e animais carniceiros. Eram ossos de pessoas que haviam sido aniquiladas, possivelmente de soldados do exército judeu.
Era humilhante  o corpo de um judeu não ser lavado, envolto em faixas e sepultado com dignidade numa cova ou túmulo. Esses corpos haviam sido deixados no campo de batalha para que a carne se tornasse alimento para os urubus e para que os ossos fossem branqueados ao sol. Na aliança que o Senhor havia feito com Israel, havia lhes advertido que seus pecados os conduziriam a tais situações vergonhosas. –Deuteronômio 28:25 ,26
Jeremias, contemporâneo de Ezequiel ,estava pregando a mesma mensagem em Jerusalém – Jeremias 34:20
O Senhor disse a Ezequiel para andar no meio dos ossos a fim de ter uma idéia de sua grande quantidade e de como estavam secos.
-Como sacerdote, Ezequiel não devia jamais ser contaminado pelos mortos, mas se tratava de uma visão e, portanto, não era imunda. O profeta devia estar se perguntando o motivo de Deus lhe dar tal visão, mas a pergunta do Senhor lhe serviu de resposta:
“Poderão viver estes ossos?”
-Do ponto de vista do ser humano, a resposta era negativa, mas do ponto de vista divino, nada é impossível.
É Deus quem “vivifica os mortos e chama a existência as coisas que não existem” (Romanos 4:17). A réplica de Ezequiel não questionou o poder de Deus, mas apenas expressou a convicção do profeta de que DEUS sabe o que faz e de que é poderoso para fazê-lo.
-Ezequiel havia profetizado para os montes, para as florestas e aqui recebe a ordem de profetizar para os ossos mortos. A palavra de DEUS “é viva e eficaz” (Hebreus 4:12), ou seja, ela não apenas tem vida, mas também dá vida. Ezequiel creu na Palavra e obedeceu a ordem. Os ossos se ajuntaram, recobriram-se de carne e pele, de modo que agora, parecia haver um  exército adormecido no fundo do vale. Só faltava uma coisa: vida.
Deus ordenou que Ezequiel profetizasse ao vento e instrui-o sobre o que devia dizer.
-Na língua hebraica a palavra RUAH pode significar vento, fôlego, espírito ou Espírito. Jesus usou essa multiplicidade de significados ao falar a Nicodemos sobre o vento que sopra e o novo nascimento pelo Espírito (João 3:5-8). Também encontramos uma referência à criação  de Adão em Gênesis 2:7 quando ele recebe o fôlego de DEUS. Quando Ezequiel proferiu a PALAVRA VIDA DE DEUS, o fôlego (“espírito”) de DEUS entrou nos corpos, e eles adquiriram vida e colocaram-se  em pé.
-Sem dúvida, essa visão tem uma aplicação espiritual para qualquer pessoa ou congregação que precise da nova vida, do novo fôlego de DEUS.
De que maneira ocorre a vivificação? Por meio do ESPÍRITO SANTO , usando a proclamação, a liberação  da Palavra, acompanhada do Sopro de DEUS, vindo dos quatro ventos.
Sopro de Vida, devemos pedir hoje.

-A voz do profeta pode quebrar o silêncio do vale do caos
-A voz do profeta pode trazer "ligaduras" ao que está seco pelo sol do deserto
-A voz do profeta pode ecoar, trazendo dos quatro cantos o RUACH que gera vida e levanta um exército
-A voz do profeta precisa estar  alinhada a PALAVRA, para que seja a Voz de DEUS e produza as transformações que Deus deseja  que ocorram.

Profetiza ó filho do homem, para que o sopro que vem dos quatro ventos sopre sobre o vale de ossos secos e seja levantado um grande e poderoso exército.




Nenhum comentário:

Postar um comentário