domingo, 11 de março de 2012

Os Dez Leprosos

LUCAS 17 : 11 – 19

"11 E aconteceu que, indo Ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
12 E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
13 E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!
14 E Ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
15 E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
16 E caiu aos Seus pés, com o rosto em terra, dando-Lhe graças; e este era samaritano.
17 E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
19 E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou." (Lucas 17.11-19)



LEPRA em Hebraico :  TSARÁ -  que está relacionada a várias doenças de pele. Psoríase, hanseníase e outras doenças de pele.
A lepra, também é relacionada com o pecado.

Nenhum leproso ao ser curado, poderia voltar para o convívio social e religioso, antes de ser declarado puro por um sacerdote . E na verdade o sacerdote é que teria que ir até ele , fora da cidade para examiná-lo.Isso o obrigava a um cerimonial muito elaborado e detalhado que durava oito dias. Tinha de ter todos os pelos raspados, ser banhado e examinado. Após isto, viriam os sacrifícios, o espargir do sangue e do óleo, unções, ofertórios. E depois de tudo isto, ele teria de esperar mais oito dias antes de poder ser devolvido à família e aos seus direitos. Contando tudo, o processo levava dezesseis dias de atividades religiosas incríveis
Outro detalhe é o preconceito histórico entre judeus e samaritanos. Preconceito religioso, preconceito político, de onde era o lugar correto para se adorar , do próprio Pentateuco , onde haviam algumas alterações no caso dos Samaritanos, por  professarem uma fé legitimamente relacionada com Moisés e entenderem que o Messias viria para restaurar está fé que eles declaravam genuína.

Algo que Judeus e Samaritanos tinham o mesmo pensamento, era que o Messias viria da tribo de Judá.

Quando Jesus  lhes fala para mostrar-se aos Sacerdotes é também porque Ele compreendia o que estava na Lei, Ele não veio para revogá-la, mas para cumpri-la e  sendo assim determinou desta maneira.




Definições do Dicionário

-GRATIDÃO : AGRADECIMENTO, RECONHECIMENTO POR BENEFÍCIO CONCEDIDO, QUALIDADE DE GRATO (GRATO = AGRADÁVEL),FRUTÍFERO.

-INGRATIDÃO : FALTO(NO SENTIDO DE DEVEDOR)DE GRATIDÃO ,ESTÉRIL,DESGRADÁVEL , MOLESTO (QUE ABORRECE, ENFADONHO, IMPORTUNO, PENOSO, TRABALHOSO).


 Pensamentos sobre  a ingratidão:

“O egoísta recebe pouco por causa do seu caráter”.

‎"A ingratidão é um dos piores defeitos do ser humano, pois denuncia seu carácter incapaz de reconhecer que nunca chegamos a qualquer lugar sozinhos".






1-    Quando somos Gratos, compreendemos de onde vem a benção.



Talvez os outros nove, pensaram que foram curados porque o Senhor Jesus disso : mostrem-se ao sacerdote, e portanto poderiam ter pensado : “foi o método, a maneira e não Jesus” . O samaritano, enxergou quem era Jesus, o Messias, o Sumo-Sacerdote.
Quantas vezes não conseguimos entender de onde vêm as benção de Deus em nossa vida, e ficamos pensando que , ou fomos nós mesmos que conseguimos, ou foi o jeito que tudo aconteceu que nos proporcionou a benção, quando na verdade, toda boa  dádiva, toda benção procede do Trono de DEUS.

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17




2-    Quando agradecemos, a bênção é de outra natureza, porque. a gratidão nos mostra prontos para receber mais de Deus.


Os nove companheiros  deste homem que voltou, receberam a cura física, enquanto este homem recebeu a melhor de todas as bênçãos : A SALVAÇÃO, A VIDA ETERNA, e neste caso específico,  ficou ,não apenas da doença física, mas livre  e limpo espiritualmente.
Se temos um coração grato, sempre estaremos prontos para receber mais de DEUS, pois não há egoísmo em nosso coração, não somos estéreis, pesados,desagradáveis.




3-    A gratidão nos faz compreender que a melhor dávida, graça, benção, já nos foi dada, que é a Salvação, e o restante é porque nossa gratidão em DEUS, sempre nos dará sinais para receber mais , sendo que agora o que mais desejamos é buscar o seu Reino e a Sua Justiça

"Mas, buscai primeiro o Reino de Deus , e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" Mt. 6:33


3b-    A ingratidão nos torna estéreis, e inapto para receber outras bênçãos:

2 Samuel 6:20-23

Voltando Davi para casa para abençoar sua família, Mical, filha de Saul, saiu ao seu encontro e lhe disse: "Como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um homem vulgar! "
Mas Davi disse a Mical: "Foi perante o Senhor que eu dancei, perante aquele que me escolheu em lugar de seu pai ou de qualquer outro da família dele, quando me designou soberano sobre o povo do Senhor, sobre Israel; perante o Senhor celebrarei
e me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos. Mas serei honrado por essas escravas que você mencionou".
E até o dia de sua morte, Mical, filha de Saul, jamais teve filhos.
 


Se não reconhecemos a benção, é porque temos um coração egoísta e orgulhoso, e nos tornamos  estéreis, infrutíferos. Podemos ir até onde a força do nosso braço vai, porém, com uma esterelidade  e amargura em nosso coração.


4-    A gratidão precisa estar em nós, fazer parte do nosso coração.
A gratidão nutre nosso relacionamento com DEUS, com nossos familiares, com nossos irmãos, com pessoas que passaram por nossas vidas e tornaram-se nossos amigos.

Precisamos  praticar, não com segundas intenções, pois aquele único leproso, que voltou para agradecer, voltou apenas por ter um coração grato ao Senhor, e por isso, por não ter intenção alguma, recebeu a Salvação.

5- Precisamos entender também que  para a realização de um milagre em nossa vida,há sempre um comando de DEUS, e depois uma ação nossa.
Quando Jesus disse:” Vão mostrar-se aos Sacerdotes”, já havia uma liberação do milagre, porém esta dependia da ação daqueles homens, de um passo que fosse em direção ao milagre estabelecido pelo messias. Também precisamos entender que nossas ações precisam estar no mesmo rumo daquilo que Deus determina em sua Palavra, pois senão, não será milagre, mas apenas fruto do nosso esforço próprio.


Conclusão: Neste contexto, podemos avaliar algumas situações:

-Como estamos, purificados  ou leprosos? (em pecado, ou em santidade)

-Entendemos que as BENÇÃOS em nossa vida vêm de Deus?
-Caminhamos alinhados com a SUA PALAVRA, para vermos os Seus milagres estabelecidos em nosso contexto?
-Temos um coração Grato ao Senhor, ou estamos  querendo sempre Mais, não  da Sua Presença e  Pessoa, mas  das “demais coisas” , antes de Buscar o Seu Reino e a Sua Justiça?


Nenhum comentário:

Postar um comentário