sábado, 12 de fevereiro de 2011

ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE?

Sempre ouvi falar em “ADORADORES”, “LEVITAS”, “MINISTROS DE ADORAÇÃO” . Porém, nesses últimos anos, de uma forma deturpada, desconexa e até, de um certo ponto, escandalosa. Aí, você pode pensar : ESCANDALOSA PORQUE?

Adoração hoje acabou virando um estilo musical. Levita, é o cara que aparece, o povo da plataforma. Ministro de Adoração, é a pessoa que pensa ser muitas vezes , mais autoridade do que o seu próprio Pastor . Adorar em Espírito e em Verdade então, passou a ser a forma, o método, o tempo, e não a VIDA. Como fomos tão longe?

Quando escrevo isso , não estou GENERALISANDO, mas enxergando que , a CENTRALIDADE DO CULTO, que deveria ser JESUS, em muitos lugares têm sido o HOMEM, A ESTRELA, O POP STAR.

Como é difícil achar músicos comprometidos verdadeiramente , não com o ESTAR NO ALTAR, mas , COM O ALTAR, e todas as suas entregas e sacrifícios.

Por uma questão muitas vezes financeira, deixa-se de lado o PRINCÍPIO. –ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE, CUSTE O QUANTO CUSTAR. Até porque, hoje, quando se fala em adoração, logo vem em nossa mente :MÚSICA. Aí, ficamos pensando que adoração limita-se a simplesmente música.Esquecemo-nos que ela é um dos canais, nada mais nada menos que isso. E que para adorar COM MÚSICA, e não apenas – “TIRAR UM SOM LEGAL” , precisamos de VIDA, COMUNHÃO COM ELE, ARREPENDIMENTO.

Perdeu-se a noção que adoração é o nível mais alto de Batalha Espiritual. Perdeu-se a noção que UM SOM, está longe, mas bem longe de UNÇÃO. Quem somos nós? Para onde vamos ?

Quando vejo “ministérios” exigindo marca de equipamento, tipo de equipamento, cachê para ministrar, público mínimo para ministrar,e algumas outras exigências, posso entender que , em alguns casos , existem necessidades e padrões e até preocupação quanto a má organização de eventos, mas vejo também , que existe um certo “espírito de músico” rondando por aí.

A PALAVRA é nossa base, então , me pergunto: QUAL ERA A MARCA DA HARPA DE DAVI? (talvez, Gibson,Takamine) COMO SERIA A SONORIZAÇÃO DO TABERNÁCULO DE DAVI?.(Fly,Fender, Roland) AS CORDAS QUE ELE USAVA, ERAM IMPORTADAS?(daddário,takamine?) OS MÚSICOS, FICARIAM NUM HOTEL CINCO ESTRELAS? QUANTO ELES COBRAVAM PARA MINISTRAR? EXISTIRIAM PAGAMENTO DE INSALUBRIDADE PARA ÁQUELES QUE MINISTRAVAM NA MADRUGADA?

É verdade que estamos num contexto diferente e não podemos mais , sermos medíocres em termos de qualidade de som, músicos e instrumentos. A Igreja no Brasil tem crescido e avançado também, em qualidade musical. Isso é notório e não é disso que falo, mas sim, dos exageros e deformidades que temos contemplado.

É por isso que ministérios vão e vêm, começam e terminam, surgem e na mesma toada, somem. Entretanto, vemos outros, que estão na caminhada á 25, 30 anos , nunca perdendo o FOCO e o Rumo, apesar de outras coisas.

Buscar o Reino de Deus e sua Justiça em primeiro lugar, tendo certeza que as outras COISAS, serão acrescentadas deve ser o Alvo. Adorar é o alvo, ganhar vidas é o alvo, adoração com compaixão é o alvo.

-Músicos, sejam mestres em seus instrumentos, porém, de uma forma abundantemente mais profunda, mestres na PALAVRA.

-Tenham comunhão uns com os outros, mas sobretudo comunhão com DEUS em oração.

-Entendam que tocar é bom , é legal, mas TOCAR O CORAÇÃO DO PAI, é mais profundo e mais excelente.

-Platéia não importa, o que importa é a PRESENÇA DE JESUS QUANDO ESTIVERMOS REUNIDOS EM SEU NOME.

-Arrependimento deve ser nossa postura, nossa marca, não apenas no choro, não nas palavras, mas nas ações e reações.

-Submissão, obediência, prestação de contas, dependência, deve ser nossa prática.

-Ver vidas se rendendo ao Senhor Jesus é muito melhor , do que ver uma platéia se rendendo a nossa “performance”.

-Fidelidade nos dízimos e ofertas deve ser nosso padrão de vida e nossa busca como semente de benção para nossas gerações.

-CD, viajem, mídia , é conseqüência de CEDER, OBEDECER,desejar que ELE CRESÇA e DIMINUAMOS NÓS.

abração
Samuel

Este texto encontra-se publicado também no site:http://www.vidanovamusic.com

2 comentários:

  1. Linda mensagem. Também creio que adoração é uma decisão em todas as áreas de nossa vida. E não se limita apenas ao estar no altar para "fazer um som". Thiago

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir